Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 7 de julho de 2024
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial! Bom-dia família messiânica que está nos acompanhando pela Izunome TV.
Todos estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento do mês de julho!
Parabéns ao Coral Mokiti Okada da Igreja Pinheiros e a todos que dedicaram na preparação deste culto.
Muito obrigado!
Parabéns também aos aniversariantes de hoje!
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por quatro beneméritos: ministro Nelson Martins Borges, ministra Zoroina Cavalcanti Borges, ministro Jurandyr Aparecido de Moraes e ministra Gelda Almeida Pinho.
Parabéns pela dedicação!
Hoje, estamos recebendo 45 representantes da família messiânica vindos do Chile, Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Quero externar nossa gratidão à família messiânica pela participação nas Campanhas Humanitária e Solidária da Fundação Mokiti Okada.
Muito obrigado pelo apoio de todos!
Bem, hoje celebramos com muita gratidão a Deus e a Meishu-Sama, o Culto Mensal de Agradecimento de julho aqui no Solo Sagrado.
No mês de junho, realizamos o Culto do Paraíso Terrestre, celebrando um marco importantíssimo da fé messiânica: o momento no qual Deus deu início à Era do Dia e revelou o significado desse fato a Meishu-Sama.
O culto de 15 de junho celebra o nascimento do Paraíso na Terra e deixa vivos em nosso sentimento, em nosso espírito e ao nosso redor os sinais de que a Obra Divina de construção do Paraíso Terrestre está se concretizando.
E, para corresponder a esse nascimento e à intensidade da Luz Divina devemos nos alicerçar e nos fortalecer nas práticas messiânicas que preparam nosso espírito e corpo para a Era do Dia.
Com o culto de hoje, iniciamos o segundo semestre do ano. Acredito ser um momento muito oportuno para verificarmos como estão nossas práticas e, se necessário, "recalcularmos a rota", tendo os Ensinamentos como referência.
Conforme estudamos no mês passado, Meishu-Sama nos apresentou uma nova visão sobre o destino e o predestino, em que deixamos de ser meros espectadores, sujeitos passivos das situações, para nos tornarmos protagonistas da transformação de nossas vidas. E a dedicação na Obra Divina, na salvação das pessoas é o meio mais objetivo e eficiente para mudar nosso destino.
Então, acredito ser fundamental iniciar este semestre dando um upgrade em nosso espírito, em nossas dedicações, em nossa vida!
Vamos "apertar os cintos" e acelerar o ritmo, impregnando nosso espírito com a vibração e a intensidade da Era do Dia.
O Johrei, as dedicações, a oferta do donativo de gratidão, são práticas messiânicas que já fazem parte do nosso cotidiano.
No entanto, é fundamental ter a consciência da importância de todos participarem da construção do Paraíso Terrestre, encaminhando pessoas à Obra Divina para que elas se tornem aptas a canalizar a Luz do Johrei, a praticar os Ensinamentos e a viver no Mundo do Dia.
Nesse sentido, hoje gostaria de refletir com todos sobre o Ensinamento "Minha Luz".
Conforme ouvimos, Meishu-Sama recebeu de Deus a Bola de Luz, conhecida pelo nome nyoi-hoju, que, em sânscrito, se diz Cintamani.
Pela determinação Divina, e independentemente da vontade de Meishu-Sama, essa Bola de luz tomou assento em seu corpo e lhe possibilitou adquirir o conhecimento e a força necessária para conduzir a humanidade na transição da Era da Noite para a Era do Dia. A respeito da natureza dessa Luz, Meishu-Sama nos esclarece:
"[...] Ao falarmos em luz, os leitores poderão pensar no próprio Sol, mas não é bem assim. Na verdade, trata-se da combinação do Sol e da Lua. A essência desta luz é constituída por esses elementos opostos. Como meu corpo físico é elemento terra, quando essa luz se assenta nele, ocorre a atuação conjunta dos três elementos: fogo-água-terra. [...] A força de minha luz [...] é extraordinariamente forte: é milhões de vezes ou infinitamente mais intensa que a de uma pessoa comum, ultrapassando os limites da imaginação.
Realmente, Meishu-Sama recebeu de Deus essa força extraordinária e, ao mesmo tempo, a missão de formar pessoas que salvam outras pessoas.
E foi para nos conceder a capacidade de canalizar a Luz da salvação, que Meishu-Sama criou o Ohikari.
A esse respeito, ouvimos no Ensinamento:
"[...] diariamente, escrevo três tipos de caligrafias para o Ohikari: Hikari, Komyo ou Daikomyo. Colocado junto ao peito, manifesta-se imediatamente a força capaz de curar as doenças. Isso se deve à força da Luz irradiada da palavra escrita por mim no Ohikari. [...] escrevo facilmente cerca de quinhentas por hora. Com apenas uma folha de papel, a doença de milhares de pessoas poderá ser curada; doravante, mesmo que eu conceda dezenas ou centenas de milhares de Ohikari, o efeito de cada um será o mesmo. Creio que poderão compreender o quanto é poderosa a força da minha luz."
Vejam só! Prestem atenção ao que Meishu-Sama afirmou: um único Ohikari pode salvar milhares de vidas.
Imaginem como ficaria o mundo se tivéssemos um número maior de ministrantes de Johrei.
Eu tenho certeza de que o desejo de Meishu-Sama é que mais pessoas recebam o Ohikari.
Por esse motivo, ele se dedicou de corpo e alma à preparação dos Ohikari.
As inúmeras experiências e milagres comprovam quão poderosa era a Luz de Meishu-Sama.
Conforme ouvimos, só de receber telegramas de pedido de graça e proteção para quem estava distante, sofrendo com doença, a graça era alcançada.
A este respeito Meishu-Sama explicou:
"Isso ocorre porque, no momento em que tomo conhecimento do problema, minha luz se subdivide e liga-se a essas pessoas.
Assim, através do elo espiritual, elas recebem a graça. [...] é uma luz bastante versátil e preciosa, pois pode aumentar milhões de vezes e alcançar qualquer local, por mais distante que ele seja."
Ouvindo essas palavras, confirmamos a importância de recorrer a Meishu-Sama, de lhe comunicar nossas dificuldades e de também ensinar esse caminho aos demais. Ou seja, precisamos ligar as pessoas a Meishu-Sama.
Podemos afirmar que o Ohikari sacramenta o fim do Mundo da Noite na vida da pessoa, permitindo sua elevação nas Camadas do Mundo Espiritual.
Na verdade, a partir do momento em que ela recebe o Ohikari, ganha a permissão de se dedicar à Obra Divina como instrumento de Deus, canalizando a Luz que elimina as causas dos sofrimentos.
É essa prática altruísta que possibilita uma grande mudança de vida!
É isso que confirmamos na experiência de fé da professora Marina. Em 1978, ela vivia intensos conflitos e doenças na família.
Ao receber o primeiro Johrei, sua aflição desapareceu e, assim, ofereceu seu lar para reuniões de Johrei.
Após presenciar inúmeros milagres, recebeu o Ohikari e, dali em diante, encaminhou mais de 500 pessoas à Obra Divina.
Ela se empenhou nas práticas da fé messiânica e transformou seu destino.
Fiquei emocionado quando ela disse:
"Eu acredito que a única forma de construir o Paraíso Terrestre é cuidar com muito amor de cada pessoa que Deus e Meishu-Sama nos enviam"!
Parabéns, professora Marina! Continue firme servindo à Obra Divina.
Realmente, o segredo da felicidade é cuidar das pessoas, ensinando a elas a prática do altruísmo, o caminho para se tornarem úteis a Deus, ministrando Johrei e praticando os Ensinamentos.
Para ministrar Johrei, a pessoa não precisa de dons especiais, somente de um pouquinho de altruísmo.
Só precisam receber o Ohikari, tê-lo junto ao peito, pedir permissão a Deus e a Meishu-Sama, e estender a mão para canalizar a Luz Divina.
Então pergunto: os senhores e as senhoras acham importante encaminhar as pessoas para serem úteis na Obra de Deus?
Ou acham que somente caminhar com a humanidade nesse ritmo atual é suficiente?
Vamos caminhar ou vamos encaminhar?
Ótimo! Então, já que tomamos nossa decisão quanto ao encaminhamento, precisamos alimentar nosso espírito e corpo para nos mantermos firmes nessa missão e correspondermos à Vontade de Deus.
Como é um grande desafio, precisamos ganhar força, aprofundando-nos nos Ensinamentos de Meishu-Sama.
Para tanto, gostaria de sugerir quatro Ensinamentos para o nosso estudo. Pode ser?
1. A GRANDE REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: O CULTIVO SEM USO DE ADUBOS EM UMA HIGIÊNICA E PRAZEROSA HORTA CASEIRA
2. CULTIVO AGRÍCOLA SEM ADUBOS
3. PRINCÍPIO DA AGRICULTURA NATURAL
4. A GRANDE REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: A CERTEZA DE 50% DO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ARROZ EM CINCO ANOS
Bom estudo a todos!
Para finalizar, gostaria que visitassem a exposição de caligrafias de Meishu-Sama no Centro Cultural e recebam a Luz e o sentimento que Meishu-Sama impregnou em cada uma delas.
E aproveitem a vibração paradisíaca do Solo Sagrado e não deixem de apreciar os ipês, as cerejeiras e os manacás. Eles floriram para alegrar a todos. Tenho certeza que eles ficarão muito felizes ao serem apreciados por vocês.
Que a Luz de Deus e Meishu-Sama se manifeste cada vez mais intensamente nos lares e na sociedade através da dedicação dos senhores e senhoras.
Muito obrigado e boa dedicação a todos!
JUL 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal