Os Solos Sagrados são os próprios Protótipos do Paraíso Terrestre!
Seguindo o exemplo da natureza, em que tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Meishu-Sama (1882-1955) iniciou, em 1945, no Japão, com a colaboração de membros de sua época, a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo ser humano.
O objetivo de Meishu-Sama era deixar para a humanidade a base para a construção de um mundo ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo, e estabeleceu três protótipos, localizados nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, no Japão, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo.
O Solo Sagrado de Guarapiranga foi o primeiro a ser construído fora do Japão e foi inaugurado em novembro de 1995.
O Solo Sagrado de Guarapiranga
Inaugurado às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo, capital, em uma área de 327.500 metros quadrados, o local preza pela preservação ambiental e, assim como os modelos criados por Meishu-Sama, ele alia a sua beleza natural à beleza das construções, caminhos e jardins desenvolvidos pelo ser humano.
O templo, com sua torre de 71 metros e anel sustentado por 16 pilares de 18 metros de altura, chama a atenção dos visitantes por sua simplicidade, e ao mesmo tempo, por sua grandeza.
No Solo Sagrado, a sua paz a nós proporcionada torna possível ouvir os sons da natureza, dos pássaros e demais animais silvestres que tem o local como sua morada. Lá é possível sentir a pulsação da vida e se conectar com o nosso eu divino, enquanto se passeia por belos caminhos floridos e pelos cursos e quedas d'água.
Mensalmente, milhares de voluntários, a maioria, messiânicos, vindos de várias regiões do Brasil dedicam-se por meio de grupos para manterem a limpeza, a harmonia e a beleza do local, impregnando-o de amor e gratidão sincera. Todas as despesas de manutenção são provenientes dos donativos dos messiânicos, proporcionando assim, às demais pessoas, que também possam se sentir tocadas pela grandeza do lugar, inspirando-se em dar continuidade à sua proposta de paraíso em seus lares e demais ambientes onde se encontrem.
Procedimentos para visitação no Solo Sagrado de Guarapiranga
Ao longo do ano de 2024, as visitas ao Solo Sagrado serão permitidas somente aos sábados e domingos, com exceção dos seguintes dias: 6 e 7 de janeiro; 3 e 4 de fevereiro; 2 e 3 de março; 6, 7 e 30 de abril; 1° de maio; 8 e 9 de junho; 6 e 7 de julho; 3, 4 e 31 de agosto; 1° de setembro; 5 de outubro; 2 de novembro; 21 e 22 de dezembro.
A visitação somente será possível mediante agendamento prévio realizado nas unidades religiosas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. O(s) interessado(s) em visitar o Solo Sagrado deverá(ão) se dirigir à uma unidade religiosa da Igreja e conversar com o responsável da mesma, o qual orientará sobre o procedimento. Para encontrar o endereço da unidade religiosa mais próxima da sua casa, o(s) interessados(s) deverá(ão) acessar o link https://www.messianica.org.br/unidades-no-brasil e verificar qual é o endereço mais próximo: basta inserir o CEP da sua casa: o sistema apresentará a unidade mais próxima.
O Solo Sagrado segue os princípios da fé messiânica e almeja que os visitantes, ao entrarem em contato com sua atmosfera celestial, elevem-se espiritualmente e se inspirem alicerçados nos princípios da Verdade, do Bem e do Belo, com vistas a alcançarem uma vida digna e feliz, repleta de saúde, prosperidade e paz.
O Solo Sagrado de Guarapiranga não é um parque público: é uma propriedade particular da Igreja Messiânica Mundial do Brasil destinado à realização de cultos, orações, aprimoramentos religiosos, atividades diversas e contemplação. Assim sendo, compreendendo-se que toda a extensão do Solo Sagrado constitui um ambiente religioso, é solicitado ao(s) visitante(s) que sigam as normas e recomendações dispostas abaixo:
Normas e recomendações:
• A entrada para visitação não é cobrada, mas, é exigido que os visitantes trajem roupas respeitosas dignas de um passeio em ambiente religioso e tenham postura de respeito e silêncio.
• Os visitantes devem ter consciência da responsabilidade que devem ter com seus pertences, pois o Solo Sagrado não oferece serviço de guarda-volumes e não se responsabiliza por perdas ou danos dos pertences dos visitantes. Porém, há um setor de achados e perdidos para receber pertences esquecidos. Estes, se não forem reclamados dentro de três meses, serão disponibilizados para doação.
• Todo o trajeto de passeio deverá ser feito a pé. O visitante que tiver dificuldade de locomoção deverá trazer seus próprios equipamentos (cadeiras de rodas, muletas etc.). Crianças e idosos com dificuldade de locomoção ou orientação deverão estar sempre acompanhados de adulto responsável.
• O Solo Sagrado não se responsabiliza por pertences deixados dentro dos veículos.
• A entrada dos visitantes será registrada na portaria do Solo Sagrado onde receberão uma pulseira de identificação que deverá ser usada durante todo o período de sua permanência.
• Após autorizada a visita, se o visitante desejar almoçar no Solo Sagrado, deverá solicitar o agendamento diretamente à Korin Alimentos no Refeitório e ali fazer seu pagamento. O refeitório funciona diariamente no período das 11h30 às 13h30. Nos dias de Cultos Mensais e Cultos Especiais, o refeitório estará fechado. Nestas ocasiões, os visitantes poderão realizar sua alimentação nas praças de alimentação localizadas nas marquises 1 e 2.
• A água que sai de todas as torneiras e bebedouros do Solo Sagrado é pura e potável, atestada por órgão competente. O Solo Sagrado não disponibilizará nenhum tipo de copo e recomenda que não sejam utilizados copos plásticos.
• O Solo Sagrado não disponibilizará capas de chuva ou garrafinhas de água, sendo de responsabilidade do visitante trazer os itens necessários para a visita.
• Os veículos deverão permanecer estacionados nos locais indicados pela Segurança do Solo Sagrado durante a permanência da visita.
• Não é permitido:
· Trazer qualquer espécie de animal (pet) ao Solo Sagrado;
· Fazer piqueniques. Lanches poderão ser feitos nas Marquises 1 e 2;
· Jogar lixo fora dos locais destinados aos mesmos. O Solo Sagrado possui um Setor de Reciclagem. Assim sendo, o lixo deverá ser separado e colocado nos recipientes destinados aos diferentes tipos de lixo;
· Colher plantas, flores e frutas;
· Sentar-se no piso do templo;
· Utilizar guarda-chuvas e sombrinhas na área do templo;
· Utilizar qualquer equipamento de som;
· Usar trajes de banho, entrar ou pescar na represa de Guarapiranga;
· Entrar na mata;
· Realizar atividades religiosas, ritualísticas, artísticas, científicas, esportiva ou políticas alheias à Doutrina Messiânica;
· Fumar em locais onde não houver cinzeiros próprios do Solo Sagrado;
· Fazer o uso de qualquer bebida alcoólica;
· Dar qualquer tipo de alimento aos animais silvestres e carpas têm alimentação balanceada e são peixes muito sensíveis:
· Atirar pedrinhas para chamar a atenção das carpas pois podem machucá-las. Colocar a mão na água do lago também não é permitido, pois os resíduos de sabonetes e cremes das mãos podem contaminar o lago e matá-las.
· Amarrar rede nas árvores;
· Utilizar o Solo Sagrado para realizar casamentos, aniversários, cenas de filmes, documentários, séries, novelas e atividades congêneres e demais eventos, bem como tirar fotos para books artísticos;
Para qualquer informação adicional, entrar em contato pelo e-mail agendamento@solosagrado.org.br
Como chegar:
O endereço do Solo Sagrado de Guarapiranga é Av. Prof. Hermann Von Ihering, 6567 - Jardim Casa Grande (antiga Estrada do Jaceguai) CEP.: 04870-901, Parelheiros - São Paulo – SP.
Como chegar de transporte público
No Terminal Varginha (Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 247, São Paulo – SP), pegar o ônibus 6L10-41 - "Messiânica".