Culto de Ano-Novo de 2025 e de Fundação da IMM
Solo Sagrado de Guarapiranga - 12 de janeiro de 2025
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Feliz ano-novo!
Parabéns pelos 90 anos de Fundação de nossa Igreja, a Igreja Messiânica Mundial, que Meishu-Sama instituiu em 1º de janeiro de 1935 com o objetivo de salvar o ser humano, religando-o a Deus e ensinando-lhe o caminho para ultrapassar em segurança a Grande Transição da Noite para o Dia, por meio do servir à construção do Paraíso Terrestre!
Desejo aos senhores, às senhoras, aos jovens, aos pioneiros e às crianças um 2025 pleno de saúde, prosperidade e paz!
Hoje, estamos recebendo caravanistas de várias partes do Brasil e 3 representantes da família messiânica da Espanha e do Uruguai.
Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por dois beneméritos, dois jovens e duas crianças:
- Rev. Koji Sakamoto;
- Min. Neide Imperatriz da Cunha.
E os missionários:
- Erick Kenzo Kumano;
- Letícia Maria Cozer Leal;
- João Cezar Soares Gibrail Tannus;
- Giovana Mariano Bruscato.
Parabéns pela dedicação!
Ontem, realizamos a formatura da quinta turma do Servir Integral de Longo Período: 13 jovens que dedicaram-se de corpo e alma aqui, no Solo Sagrado, durante cento e quatro dias.
Jovens, por favor, vamos entrar. Eles estão por aí?
Representando os formandos, vamos ouvir a jovem Camila.
(Bom-dia a todos!
Inicialmente, gostaríamos de agradecer a Deus, a Meishu-Sama e aos nossos antepassados pela permissão de estarmos aqui. Da mesma forma, agradecemos imensamente a Igreja Messiânica e a todos os funcionários do Solo Sagrado por propiciarem tudo o que vivemos nestes cento e quatro dias.
Estivemos todos aqui reunidos para relembrar nossa missão na Terra, foram momentos transformadores em que pudemos nos empenhar integralmente para pragmatizar o que Meishu-Sama nos ensina.
Através das dedicações, ministração de Johrei, estudo de Ensinamentos e da convivência e cuidado com os colegas de turma, fomos lapidados para melhor servir à Obra Divina.
Foram dias intensos e desafiadores, mas muito gratificantes. Através da atmosfera paradisíaca do Solo Sagrado, pudemos nos sentir verdadeiramente conectados com a força de Deus e de Meishu-Sama, com a certeza de que seremos capazes de transmiti-la à sociedade.
Com esse sentimento, convidamos todos os jovens que desejam viver uma experiência impactante e transformadora a ingressar no Servir Integral de Longo Período e dar continuidade à construção do Paraíso Terrestre.
Muito obrigada!)
Parabéns, jovens! Parabéns pela decisão de virem dedicar 100 dias no Solo Sagrado.
Há pouco, tivemos o Hatsu-ike e oferecemos a primeira flor do ano a Deus, a Meishu-Sama e aos antepassados, expressando nossa gratidão e o desejo de que a beleza das flores aperfeiçoe e eleve os sentimentos humanos.
Às professoras que nos representaram; aos dedicantes, que prepararam este culto; aos músicos e ao Coral Messiânico, que nos brindaram com uma maravilhosa apresentação, nossa gratidão. Muito obrigado!
Hoje, quando celebramos os 90 anos de fundação de nossa Igreja, ouvimos o Ensinamento "Doutrina da Igreja Messiânica Mundial", que apresenta a essência de nossa crença, o motivo do nascimento de nossa Igreja, a missão de Meishu-Sama e a nossa missão como seres humanos.
Por se tratar de um ano tão significativo, gostaria de iniciá-lo refletindo a respeito da doutrina de nossa Igreja. Quais são seus pontos básicos? O que Meishu-Sama nos ensina?
O primeiro ponto esclarece que nós, messiânicos, cremos no Supremo Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, o objetivo de Deus é estabelecer o Paraíso na Terra.
E que para alcançar esse objetivo, Deus vem atuando continuamente pela eternidade, pleno e ativo, sem pausas, sem descanso.
Deus a tudo criou e nunca se afastou, nunca abandonou Sua criação. Ele está conduzindo e acompanhando o processo evolutivo do ser humano e de construção do Paraíso Terrestre.
Portanto, precisamos compreender que Deus está atuando o tempo todo. Precisamos reconhecer a imensidão de Seu empenho para concretizar o Paraíso na Terra.
E a melhor maneira de correspondermos à atuação e à Vontade de Deus é acreditar em Sua existência e nos dedicar, de corpo e alma, à construção do Paraíso Terrestre.
Sendo assim, hoje, eu gostaria que todos nós saíssemos daqui, do Solo Sagrado, com a certeza de que Deus está conosco, conduzindo-nos e nos acompanhando na missão de construir o Paraíso na Terra, onde quer que estejamos.
O segundo ponto fundamental de nossa doutrina é que Deus fez do ser humano Seu representante e submeteu a ele as demais criaturas e coisas.
Esse é um ponto fundamental. Diante disso, ficamos em uma situação bem difícil, não é? Ele submeteu tudo ao ser humano? Tudo depende do ser humano? É uma situação de muita responsabilidade.
Não basta reconhecer a importância de nossa existência, temos que fazer jus a essa condição que recebemos de Deus e, como Seus representantes, cuidar de tudo e de todos, vivificando-os na construção do Paraíso Terrestre. Esta é a consciência que Meishu-Sama nos traz.
Se Deus criou o ser humano como Seu representante, precisamos entender isso muito bem para acalmarmos nosso espírito.
Quando estivermos ansiosos, nervosos, é porque talvez não estejamos entendendo esse ponto. Ao entendê-lo, naturalmente acalmaremos o nosso espírito. Assim, nos tornaremos dóceis e obedientes à Vontade Divina. É dessa forma que alcançaremos a verdadeira paz de espírito (anshin ryumei), a tranquilidade de vida.
O terceiro ponto de destaque de nossa doutrina enfatiza a importância de reconhecermos que a história da humanidade de até hoje, incluindo os acontecimentos e as transformações que estamos vivenciando na atualidade, são estágios preparatórios para o estabelecimento do Paraíso na Terra.
Os senhores e as senhoras acreditam que, neste momento, nós também estamos sendo utilizados em um estágio preparatório de concretização do Paraíso Terrestre?
Meishu-Sama ensina que, para cada época, para cada estágio, Deus faz surgir as pessoas e as religiões necessárias, cada qual com sua missão. É isso mesmo?
Sendo assim, podemos concluir que cada um de nós é importante, é necessário a esse estágio do Plano Divino. E nossa dedicação na Igreja Messiânica é um estágio necessário para cada um de nós.
Na opinião dos senhores e das senhoras, neste estágio da construção do Paraíso Terrestre, a Igreja Messiânica é necessária para o mundo? A missão da Igreja Messiânica é importante para Deus?
E as práticas messiânicas, os senhores acreditam que elas são importantes e necessárias para nós, para a humanidade nesta fase de grande transição?
A maravilhosa experiência da Letícia confirma o quanto os Ensinamentos de Meishu-Sama e a Igreja Messiânica transformam nossa vida.
Fiquei muito feliz ao ouvir a Leticia dizer: "Aprendi a confiar incondicionalmente no Johrei e nos Ensinamentos de Meishu-Sama. Entendi que nós, messiânicos, temos a missão de ensinar as pessoas a ser felizes."
É isso mesmo, Letícia!
Parabéns! Continue firme em sua missão, compartilhando a Luz Divina e os Ensinamentos de Meishu-Sama com muitas pessoas.
(Letícia está acompanhada dos pais - sr. Júlio César e d. Vera Lúcia - e do filho, João Pedro.)
Realmente, por meio da prática da fé messiânica, correspondemos à Vontade de Deus e Meishu-Sama na missão de construir o Paraíso Terrestre, recebendo força, coragem e sabedoria para atuar como Seus representantes, transformando nossa vida e a vida das pessoas à nossa volta.
Ao observarmos o mundo atual, percebemos que ele se encontra em uma situação caótica, assim como na época em que Meishu-Sama escreveu os Ensinamentos.
Todavia, precisamos entender que, mesmo sendo caótica, essa situação também constitui um estágio preparatório de concretização do Paraíso Terrestre. E foi nesse contexto que o Supremo Deus enviou Meishu-Sama com a missão suprema de realizar a divina obra de salvação.
Portanto, nosso encontro com Meishu-Sama, com a Igreja Messiânica, com o Johrei e com os Ensinamentos não foi por acaso.
Cada um de nós foi designado para cumprir uma missão específica, contribuindo para a erradicação dos três grandes infortúnios que afligem a humanidade: a doença, a pobreza e o conflito. Para conseguirmos superar esses três grandes infortúnios, é necessário entendermos e aceitarmos nossa missão no Plano Divino.
Seria muito bom se Deus tivesse decidido fazer tudo sozinho. Seria maravilhoso. Não teríamos trabalho, não é mesmo? Contudo, Deus resolveu fazer diferente. Acho que Deus olhou para o ser humano e disse: "Você será meu representante. E todas as demais criaturas e coisas estão sob seu comando e responsabilidade na construção do Paraíso Terrestre!"
Brincadeiras à parte, precisamos reconhecer e compreender a missão, a importância que Deus atribuiu a cada um de nós, seres humanos. Nesse sentido, existe um ponto muito importante sobre o qual precisamos refletir. Como será que nós nos sentimos quando temos a impressão de que não estamos sendo reconhecidos ou valorizados? Ou que estamos sozinhos? (Tristes!)
Geralmente, nesses momentos, surgem dentro de nós sentimentos que atrapalham nossa vida. Ficamos tristes, desmotivados e, às vezes, até deprimidos. Dependendo das circunstâncias, chegamos a colocar em dúvida a razão da própria existência. Questionamos por que nascemos neste mundo e somos tomados por um imenso vazio.
No entanto, precisamos nos conscientizar de que, na verdade, nunca estaremos sozinhos, abandonados, pois Deus está sempre conosco, nos alimentando, nos dando a vida.
Neste momento em que a purificação está se intensificando e o mundo enfrenta uma série de dificuldades, como a degradação da saúde espiritual, mental e física da população, a intranquilidade econômica, os conflitos e guerras que assolam o mundo moderno, o ser humano se sente ainda mais impotente, o que lhe provoca angústia, inquietação e desespero.
Contudo, quem reconhece a existência de Deus e tem consciência do quanto sua pessoa é importante para o Plano Divino, empenhando-se para cumprir sua missão na construção do Paraíso Terrestre, naturalmente, torna-se feliz e cria condições para cuidar de outras pessoas.
É justamente a consciência e a convicção de que somos importantes para a Divina Obra de salvação que faz aumentar dentro de nós o desejo de sermos cada vez mais úteis a Deus e às pessoas, à sociedade, à nossa família e a tudo.
Na prática, quanto mais consciência temos da nossa importância como representantes de Deus, mais desenvolvemos o amor pela humanidade, a humildade e o altruísmo, pois sabemos que essa é a postura que agrada a Deus.
Então, já sabemos que a postura que mais agrada a Deus é o altruísmo, cuidar dos outros. É essa postura que nos conduz à felicidade. Sendo assim, não procrastinem, não adiem mais a própria felicidade! Não fiquem esperando o que vai mudar. Pratiquem os Ensinamentos! Sejamos dóceis e obedientes à Vontade Divina e reconheçamos, de uma vez por todas, que somos importantes para Deus, para o mundo, para as pessoas!
Diga para si mesmo: "Eu sou importante para Deus! Eu sei que Deus nomeou a mim e a todos os seres humanos como Seus representantes para construir o Paraíso Terrestre. Portanto, vou me empenhar de corpo e alma para corresponder à Vontade Divina, colocando em prática o caminho que Meishu-Sama nos ensinou."
Lembrem-se, diariamente, que a decisão de construir o Paraíso à nossa volta deve partir de cada um de nós. Esse foi o exemplo que Meishu-Sama nos deixou ao afirmar: "Eu vou construir o Paraíso Terrestre!" Este é o ritmo de Meishu-Sama. Não é aguardar, é construir! Eu acredito que esse foi o sentimento com que Meishu-Sama instituiu a Igreja Messiânica Mundial há noventa anos.
E para que possamos assimilar, mais e mais, esse sentimento de Meishu-Sama, gostaria de sugerir alguns Ensinamentos para estudarmos este mês. Pode ser? Então, vamos lá!
1. Afinal, o que é a Igreja Messiânica Mundial? (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 6);
2. A felicidade dos membros da nossa Igreja (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 6);
3. Mundo primordial (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
4. A respeito do ateísmo (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
5. Esclarecimento e Concretização da Verdade (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
6. Poema 32 - Cultura totalmente livre de doença, pobreza e conflito é, efetivamente, a cultura do Paraíso (O pão nosso de cada dia, volume 1).
Mais uma vez, desejo um excelente 2025, pleno de saúde, prosperidade, paz e felicidades!
Muito obrigado!
JAN 2025
Palestra do Culto de Ano-Novo e de Fundação da Igreja Messiânica Mundial - HATSUIKE - 90 ANOS DE INAUGURAÇÃO DA IMM
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal