Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 5 de outubro de 2024
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Bom-dia a todos que estão nos acompanhando pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de Outubro Dedicado aos Educadores e às Crianças!
Parabéns a todos que se empenharam na preparação deste culto e das atividades voltadas para as crianças.
As crianças vieram hoje? Olha só! Que turminha bonita, animada!
E os educadores, os professores também estão aqui?
Como estou feliz por vocês estarem aqui!
Eu vi que o Juca, a Jac e até o Marshall da Patrulha Canina estão participando do culto. Eles estão por aqui? (Oi, Marshall! Oi, Juca e Jac!)
Estamos recebendo também um representante da família messiânica da Venezuela e caravanistas vindos de todas as regiões do Brasil.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Gostaria de parabenizar nossas talentosas cantoras teens e kids, e também as 130 crianças do Coral Infanto-Juvenil Mokiti Okada pela linda apresentação.
E todos vieram vestidos a rigor, hein! Estão lindos!
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por duas educadoras e quatro crianças: a professora Sueli Buriel, o Pietro, a Mariana; e a professora Adriana Mori, o Dmitri e a Manuela. Parabéns pela dedicação!
Gostaria também de apresentar os 13 jovens que compõem a 5ª Turma do Servir Integral de Longo Período; são quatro rapazes e nove moças.
Eles começaram o aprimoramento no dia 1º de outubro e ficarão até o dia 12 de janeiro, dedicando no Solo Sagrado de Guarapiranga. Boa dedicação!
A cada 50 dias, entrará uma nova turma para essa dedicação. Os mais velhos ajudarão a cuidar dos mais novos, para podermos, assim, formar um excelente time de missionários.
Em outubro, comemoramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o Dia dos Professores e o Dia das Crianças!
Vamos homenageá-los com uma calorosa salva de palmas?! Muito obrigado!
Bem, como todos estão lembrados, iniciamos o segundo semestre deste ano enfatizando a importância do aperfeiçoamento, do upgrade, nos mais variados aspectos de nossas vidas.
Nesse sentido, é muito importante não esquecer de incluir o upgrade na educação das crianças com o objetivo de prepará-las e torná-las aptas para viverem a Era do Dia.
Para tanto, acredito ser fundamental fazer uma avaliação do que nós viemos ensinando às crianças até hoje.
Com que espírito, com que objetivo estamos criando, educando e formando nossas crianças para o mundo?
Quando falamos em criação, em educação das crianças, precisamos compreender que, em primeiro lugar, é imprescindível aperfeiçoar-nos, fazer o upgrade do nosso espírito e da nossa personalidade, pois a responsabilidade de educar e formar as crianças exige de nós, adultos, esse upgrade.
Foi isso que acabamos de ouvir no Ensinamento de hoje, não é mesmo? Qual foi mesmo o Ensinamento? Isso mesmo! "A má conduta das crianças".
Eu sempre ouço dizer que as crianças ficam felizes da vida quando conhecem esse Ensinamento. Por que será, né? Acredito, realmente, que Meishu-Sama escreveu esse Ensinamento em defesa das crianças... E comprometendo os pais...
Se pensarmos bem, veremos que este texto é um precioso tesouro, um verdadeiro presente, pois esclarece como direcionar nossas atitudes no trato com as crianças, conduzindo-as à verdadeira felicidade.
Meishu-Sama inicia sua explanação, deixando bem clara a relação entre pais e filhos. Na sequência, ele faz uma análise da parte espiritual e, depois, da parte visível, da parte material.
Meishu-Sama afirmou: "Pais e filhos estão ligados por elos espirituais. Consequentemente, se os espíritos dos pais estiverem maculados, através desses elos, os espíritos dos filhos também estarão.
Essa é a causa da má conduta das crianças. Sendo assim, o melhor método para evitar tal conduta é fazer com que o espírito do filho não seja maculado e, para isso, é preciso que os pais não maculem os próprios espíritos."
Do ponto de vista material, Meishu-Sama também explica: "Os filhos aprendem com os pais e procuram copiá-los. Por essa razão, se os pais pensarem e praticarem a desonestidade e a maldade, por mais habilmente que escondam esses pensamentos e práticas, como moram sob o mesmo teto, é certo que um dia os filhos vão ficar sabendo.
É óbvio, portanto, que passem a pensar: 'Se nossos pais fazem essas coisas, que mal há em que nós também façamos?'"
Meishu-Sama conclui, chamando os pais para uma profunda reflexão: Se desejam que seus filhos sejam bons, tornem-se bons pais, primeiro." É um Ensinamento muito forte, mas faz todo sentido, não é mesmo?
Tenho certeza também de que Meishu-Sama não escreveu esse Ensinamento para ficarmos julgando uns aos outros.
Ele se dirige aos pais, pois estes são o tronco e as crianças, os galhos. São os pais que possuem o elo espiritual mais forte com as crianças. Contudo, não podemos esquecer que Meishu-Sama ensina que, por meio dos elos espirituais, as crianças recebem influência das pessoas às quais elas estão ligadas. [Essa influência] não é somente do pai e da mãe. Também é dos educadores, dos familiares, e até das pessoas com as quais elas se encontram no ônibus, no supermercado. As crianças recebem essa influência, não é?
Por esse motivo, nós, adultos, somos, de certa forma, responsáveis pela educação e formação das crianças à nossa volta.
Antigamente, todo mundo interferia na educação das crianças quando as via fazendo alguma coisa feia ou perigosa, não é?
Contudo, observando a realidade, o que vemos? A verdade é que as crianças estão envoltas e expostas aos perigos que os adultos criaram para a sociedade, perigos estes originados do egoísmo e do materialismo.
Nosso instinto natural é tentar proteger e salvaguardar as crianças desses perigos e adversidades. As preocupações são muitas, e o dilema é grande, um verdadeiro beco sem saída.
Sabemos que é desafiador, mas se não cuidarmos bem dos conceitos e do exemplo que transmitimos às crianças, elas poderão se tornar mais egoístas e materialistas do que nós.
Ou seja, alimentaremos um verdadeiro círculo vicioso. E não é isso que desejamos, não é mesmo? Então, o que devemos fazer? O que precisamos ensinar às crianças como messiânicos?
Tendo como base os Ensinamentos de Meishu-Sama, acredito que as práticas messiânicas e as Colunas de Salvação precisam ser bem trabalhadas não só na educação das crianças, mas também na formação de todos nós, adultos.
As crianças são grandes observadoras. Às vezes, nós nem nos damos conta, mas elas estão atentas a tudo o que fazemos e dizemos.
Quem nunca se surpreendeu com alguma tirada de criança?
Os adultos estão conversando, e as crianças por perto, brincando... parecem que não estão ouvindo nada... De repente, elas entram na conversa e só então nos damos conta de que, na verdade, estavam prestando atenção a tudo.
As crianças aprendem muito através da observação e da repetição. Se elas nos virem sempre orando e agradecendo a Deus, elas também vão orar, vão reconhecer a existência de Deus e vão compreender a Lei Espírito precede a Matéria. Se nos virem sempre praticando o Johrei, da mesma forma elas o praticarão e compreenderão o processo de purificação. Se, por meio do exemplo, nós ensinarmos às crianças a importância de uma alimentação natural, elas crescerão com maior consciência da própria saúde.
Se as crianças observarem nossa felicidade por dedicarmos na construção do Paraíso Terrestre, por cuidarmos de nossos ancestrais e antepassados, e por praticarmos o altruísmo, elas desejarão fazer o mesmo. A prática da fé é a chave para a construção do Paraíso Terrestre. Esse tesouro que aprendemos com Meishu-Sama é o que devemos transmitir e praticar com as crianças.
E foi isso que ouvimos nas maravilhosas experiências da Giovanna, da Melissa, do Pedro e da Yasmin. Que felicidade ouvir essas crianças, tão novinhas, e já vivenciando experiências tão significativas.
A Giovanna nos contou que, em 2023, poucos dias antes de participar do coral infanto-juvenil, passou por uma purificação dolorida. Com o recebimento intensivo do Johrei, os dois abcessos curaram naturalmente e ela pôde fazer a dedicação que tanto queria.
Melissa superou a dermatite atópica crônica, recebendo cerca de 4 horas de Johrei diariamente, cuidando da alimentação, lendo os Ensinamentos e dedicando. Ela também pratica a cerimônia do chá, sabiam?
Pedro viveu uma experiência maravilhosa por meio das orações e entendeu que as dedicações transformam nossa vida, pois foi por meio delas que ele e sua família construíram um lar de Luz.
Yasmin, ouvindo a experiência de fé de outra criança, sentiu o desejo de receber o Shoko para ministrar Johrei ao priminho, que não ficava quieto, mas ela o seguia, não abandonava o caso. E, hoje, o primo dela senta-se por dois minutos [para receber Johrei].
Essas coisas são maravilhosas! Acho muito bom vermos essas crianças messiânicas no caminho da fé. É algo muito forte.
Que emoção ouvir essa turminha.
Eles estão aí? Giovanna, Melissa, Pedro e Yasmin, parabéns! Continuem firmes em suas dedicações! (Hoje, eles estão acompanhados de pais e familiares.) Parabéns aos pais e familiares!
Olha, eu não sei os senhores, mas quando eu estiver em apuros, vou recorrer a essa turminha messiânica.
Puxa vida! O dia hoje está sendo muito bom!
É maravilhoso estar aqui no Solo Sagrado com todas as crianças e os educadores. Os senhores também estão felizes?
Hoje, estamos aqui com os descendentes. No próximo mês, unindo os descendentes e antepassados, estaremos aqui, celebrando o Culto às Almas dos Antepassados, cerimônia tão aguardada pelo Mundo Espiritual.
Então, vamos fazer uma convocação geral ao Mundo Espiritual, preenchendo os formulários com toda nossa gratidão e amor, escrevendo os nomes de nossos ancestrais e antepassados, agradecendo a existência de cada um deles em nossa vida. Até porque, se eles não tivessem existido, nós também não estaríamos aqui.
Vamos também estender a salvação, convidando outras pessoas a preencher o formulário e a participar do Culto às Almas dos Antepassados, que será no dia 2 de novembro aqui, no Solo Sagrado, e em todas as Igrejas e unidades religiosas do Brasil.
E para aprofundar nossa compreensão e preparação para este culto, gostaria de sugerir mais sete Ensinamentos. Pode ser? Então, vamos lá:
1. A advertência dos antepassados (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
2. Camadas do Mundo Espiritual (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
3. Mundo Espiritual e Mundo Material (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 2);
4. O materialismo cria o homem mau (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
5. Prefácio do livro Histórias sobre o Mundo Espiritual (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 2);
6. Vida e morte (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
7. Poema 44 - Sem os milagres do Johrei, não haverá, neste mundo, pessoas que conheçam a Deus verdadeiramente (O pão nosso de cada dia o alimento espiritual do cotidiano, volume 1).
Bom estudo e boa preparação a todos!
Crianças, aproveitem as atividades que foram preparadas especialmente para vocês.
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, felicidade, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!
OUT 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal