Solos Sagrados
Um perfeito modelo de Paraíso
Seguindo o exemplo da natureza, em que tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Meishu-Sama (1882-1955) iniciou, em 1945, no Japão, com a colaboração de membros pioneiros de sua época, a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, no Japão, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens. Segundo Meishu-Sama, Hakone representa o Fogo, Atami a Água e Kyoto a Terra. Além do Japão, existem dois Solos Sagrados que foram construídos pelas mãos de seus próprios membros movidos pelo ideal de seu Mestre. No Brasil, situa-se às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo, e foi inaugurado em 1995. Na Tailândia, situa-se em Saraburi e foi inaugurado em 1998. Existe a previsão da construção de mais um Solo Sagrado no continente africano, na cidade de Cacuacu.
Solos Sagrados no mundo
Hakone (Terra Divina) - Japão
O Solo Sagrado de Hakone possui uma área de 76.000m² e está localizado na cidade de Hakone, no bairro de Gora, no ponto Central do Monte "Hakone Soun-Zan", a uma altitude de 600 metros. Em maio de 1944, Meishu-Sama mudou-se de Tóquio para Hakone e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, iniciou ali, a construção do que seria o protótipo do Paraíso Terrestre, a Terra Divina. Levou sete anos para concluí-la.
Além dos jardins e de outras edificações, foi construído um magnífico museu de arte com mais de 1.200 obras, sendo três tesouros nacionais e mais de 60 obras consideradas patrimônios culturais do Japão.
Atami (Terra Celestial) - Japão
Atami, um local com clima ameno, com estância de águas termais, montanhas, mar, praias de linhas sinuosas, paisagens variadas e com vista fabulosa, foi a cidade escolhida por MeishuSama para a construção do Solo Sagrado, também chamado de Terra Celestial.
Atualmente, o Solo Sagrado de Atami tem uma área de 176.000m². A construção foi iniciada na primavera de 1946, sob a direção de Meishu-Sama. Os fiéis de todos os cantos do Japão reuniram-se por meio de uma sincera dedicação.
Em Atami existe um magnífico museu de arte, o qual é o maior museu particular do Japão, e o Palácio de Cristal, um grande salão envidraçado adotado como símbolo do mundo ideal: o “Mundo Cristalino”.
Agindo de acordo com a orientação recebida de Deus, Meishu-Sama desenvolveu a construção do Solo Sagrado e, após seu falecimento, a Terra Celestial tomou o aspecto com o qual se apresenta até hoje.
Kyoto (Terra da Tranquilidade) - Japão
Kyoto é uma cidade localizada na região central do Japão e foi sua capital até 1868. Em 1951, Meishu-Sama, durante suas viagens missionárias, determinou que Kyoto seria o local ideal para a construção do terceiro Solo Sagrado, que representaria o elemento terra. Kyoto, junto com Hakone, fogo, e Atami, água, formaria a trilogia que impulsionaria a Obra Divina.
Tendo permanecido praticamente intacto por mais de 50 anos, exatamente no outono de 2002, depois de 50 anos de sua aquisição, foi iniciada a primeira etapa de construção, com um projeto paisagístico e a construção de um moderno Centro de Aprimoramento, que foi inaugurado em 15 de fevereiro de 2004.
Saraburi - Tailândia
A difusão na Tailândia começou em 1968. Hoje, a Igreja Messiânica Mundial possui mais de 600 mil membros. Na cidade de Saraburi foi construído o Solo Sagrado da Tailândia, inaugurado em 1996. Atualmente, compreende uma área de 160 hectares, onde foram erigidos o Templo Messiânico com salas de aprimoramento, um Jardim Botânico, um Centro de Aprimoramento e uma Escola Agrícola voltada para o ensino do 2º grau técnico em Agricultura Natural.