Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 1° de maio de 2024
Palavras do Presidente da IMMB
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Todos estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de maio dedicado aos pioneiros!
Gostaria de agradecer a todos que dedicaram na preparação deste culto, que é uma celebração da família messiânica em homenagem aos pioneiros que iniciaram a Obra Divina em nosso País.
Hoje tivemos a apresentação do Coral Vozes de Ouro, que trouxe ainda mais beleza a esta cerimônia.
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por quatro beneméritos: ministro Gerardo Peixoto Magalhães, ministra Marly Rita Pavani, ministro Rodolfo Cunzolo e ministra Lydia Maria Pilla Stabelito.
Parabéns a todos pela dedicação!
O amor e a dedicação dos pioneiros em compartilhar os Ensinamentos de Meishu-Sama e a importância de sua dedicação na Obra Divina nos inspiram a refletir sobre nossas contribuições e a importância de dar continuidade a este legado.
Será que hoje há algum pioneiro aqui, no Solo Sagrado?
Levantem-se, por favor.
Sejam todos bem-vindos!
Meishu-Sama, muito obrigado por nossos queridos pioneiros. Que força maravilhosa!
Que a energia deste Solo Sagrado envolva a cada um de nós e que juntos possamos renovar, no dia de hoje, o desejo de servir à Obra Divina de construção do Paraíso Terrestre.
Maio é realmente um mês muito especial, pois também comemoramos o Dia das Mães!
Vamos homenageá-las com uma calorosa salva de palmas?
Parabéns a todas as mamães!
E as comemorações não param por aí.
Da mesma forma, hoje celebramos o Dia Mundial do Trabalho.
Em uma visão maior, mais abrangente do grandioso Plano Divino, todas as pessoas, seja qual for sua ocupação, trabalham para o estabelecimento do Paraíso na Terra, servindo ao próximo e à sociedade.
Nesse sentido, vamos manifestar nossa gratidão a todos esses trabalhadores, construtores do Paraíso Terrestre, com uma calorosa salva de palmas!
Realmente, trabalhar é uma grande dádiva.
Contudo, para algumas pessoas, a palavra trabalho é sinônimo de obrigação, algo enfadonho que não causa prazer, nem satisfação.
Por conseguinte, não veem a hora de se livrarem desse "sofrimento".
Por outro lado, existem pessoas que fazem do trabalho a razão única de sua vida. E sofrem quando chega o momento de deixar as atividades profissionais.
Observando esses dois extremos, de que maneira devemos pensar a respeito do trabalho? O que precisamos fazer para nos tornarmos verdadeiramente satisfeitos, plenos, felizes?
Meishu-Sama nos ensina que o ser humano precisa reconhecer a principal missão à qual foi predestinado por Deus ao nascer nesta vida.
Predestino! Como é importante compreender o que essa palavra pressupõe!
No Ensinamento que ouvimos hoje, Nós podemos mudar o destino, Meishu-Sama afirma:
"[...] as pessoas, muitas vezes, pensam que predestino e destino significam a mesma coisa. A diferença, no entanto, é radical. O predestino é algo que já está determinado desde antes do nascimento, ao passo que o destino pode ser definido pelo ser humano. [...]"
Ótimo! Entendi tudo.
Meu predestino já estava determinado no Mundo Espiritual antes mesmo do meu nascimento.
Mas não fiquem me olhando assim, não.
O predestino de todos os senhores também já estava definido.
E, em se tratando de predestino, como já sabemos, não é possível mudá-lo, não conseguimos dar "um jeitinho".
Contudo, independentemente de quem seja, e sob que circunstâncias o ser humano veio ao mundo, há um ponto em comum no predestino de todos.
Sabem qual é?
Sua missão na Obra Divina.
E qual é essa missão?
Isso mesmo!
Nossa missão, nosso predestino maior, é construir o Paraíso Terrestre.
Sendo assim, à medida que nos sintonizamos com a Vontade de Deus, ganhamos a permissão de mudar nosso destino e nos elevar aos níveis mais altos do predestino.
Olhem só que coisa maravilhosa!
Acumulamos méritos que transformam nosso destino e, "de lambuja", como um benefício adicional, influenciam positivamente o predestino da nossa próxima vida e também o das outras pessoas.
Dessa forma, a compreensão sobre predestino e destino nos oferece uma perspectiva espiritual que pode nos ajudar a entender melhor nosso papel no mundo e a importância de alinharmos nossas ações com nossa missão maior.
Temos diversos exemplos na história de nossos pioneiros que, ao se encontrarem com Meishu-Sama, com o Johrei e com seus Ensinamentos, mudaram seu destino, porque entenderam sua missão, seu predestino de dedicarem na Obra Divina.
Foi o que ouvimos na experiência da ministra Marília.
Que emoção ouvi-la afirmar:
"Meishu-Sama, com seus Ensinamentos e a Luz do Johrei, me possibilitou ser pioneira da salvação de muitas pessoas e ressignificar minha vida, transformando a dor de uma infância no orfanato e os conflitos de um casamento frustrado em alegria de servir à Obra Divina."
A história da ministra Marília é um exemplo de como a fé no Johrei e nos Ensinamentos de Meishu-Sama pode transformar a vida de uma pessoa.
Parabéns, ministra Marília! Continue firme em sua dedicação.
Realmente, não há palavras que expressem a alegria e a felicidade que brotam em nosso coração ao participarmos da salvação do próximo, conduzindo-o a Meishu-Sama e ensinando-lhe o caminho para receber o Ohikari e também se tornar um praticante do Johrei e dos Ensinamentos.
Já estamos bem próximos do Culto do Paraíso Terrestre, que celebraremos no dia 9 de junho aqui, no Solo Sagrado, e no dia 15, em nossas unidades religiosas.
Portanto, como preparação, vamos relembrar o espírito que motivou, e continua motivando, os pioneiros da fé messiânica.
Quando Meishu-Sama iniciou sua caminhada religiosa, não existia a estrutura que temos hoje.
Os pioneiros dedicaram com Meishu-Sama na ministração do Johrei, na construção das Igrejas, dos Solos Sagrados e da própria fé, sempre movidos pelo forte desejo de ajudar as pessoas em sofrimento, assim como, um dia, alguém os ajudou também.
Mas será que os pioneiros da fé são apenas aqueles que viveram no princípio da difusão do Johrei e dos Ensinamentos de Meishu-Sama?
Acredito que não. Toda vez que alguém ministra Johrei a uma pessoa e ensina-lhe o caminho para ser útil a Deus, nasce um pioneiro da salvação.
Ser pioneiro é dedicar-se ao encaminhamento de pessoas à fé messiânica, é ter sempre no coração o desejo "de cada um somar mais um".
O pioneiro é aquele que cuida e acompanha as pessoas para que, imbuídas do forte desejo de construir o Paraíso Terrestre, elas também sejam pioneiras da salvação da vida de outras pessoas.
O interessante é que tornar-se um pioneiro da salvação pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar.
Nesse sentido, acredito que, quando nossos pioneiros mais antigos começaram a dedicação na Obra Divina, eles não imaginavam que um dia seriam considerados pioneiros.
Empenhando-se dia e noite, eles construíram sua história e esse maravilhoso legado, que os transformaram em nossos queridos pioneiros.
E nós, vamos também seguir o exemplo deles e conduzir o maior número possível de pessoas ao encontro com Meishu-Sama?
Vamos ministrar Johrei e ensinar a elas que, recebendo o Ohikari, nós nos qualificamos para canalizar a Luz Divina? Vamos?
Vamos também nos tornar pioneiros?
Acredito que Meishu-Sama deve estar muito feliz em ouvir esta resposta, esta decisão de todos nós!
E, para ganharmos sabedoria e força na preparação para o Culto do Paraíso Terrestre, gostaria de sugerir cinco Ensinamentos para estudo e prática.
Pode ser?
Então, vamos lá!
1. Camadas do Mundo Espiritual;
2. Poema 212 - Enquanto vida eu tiver, lutarei contra os planos traçados pelo mal para destruir o mundo;
3. Relato 422 - Quem ganhou nova vida, deve empenhar-se no servir a Deus;
4. Relato 426 - Não esperar recompensa pelo bem que se faz;
5. Utilizar o dinheiro corretamente.
Bom estudo!
Convido a todos para apreciarem a exposição no Centro Cultural. A caligrafia em destaque para este culto é "A grande vitória".
Não deixem de contemplá-la.
Acredito que todos já saibam, mas a grande vitória à qual Meishu-Sama está se referindo é a vitória do Bem sobre o Mal; do espiritualismo sobre o materialismo; do altruísmo sobre o egoísmo.
Antes de retornarem para seus lares, apreciem também a apresentação musical que foi preparada com muito carinho para os senhores.
Será logo após o culto de Nensai.
Iluminados por Deus e Meishu-Sama, vamos cultivar o espírito pioneiro em nosso coração.
Muito obrigado e boa dedicação!
MAI 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado aos Pioneiros
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal