Culto Mensal de Agradecimento - fevereiro
Solo Sagrado de Guarapiranga - 4 de fevereiro de 2024
Saudação do Presidente em exercício da IMMB
Rev. Roberto Massao Tateyama
Bom-dia!
Estão passando bem?
Os que estão participando conosco pela Izunome.TV, também estão passando bem?
Hoje, estamos recebendo sete representantes da família messiânica do Chile, dos Estados Unidos e da Itália. Por favor, queiram levantar-se.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Primeiramente, em nome do nosso presidente, Rev. Marco Antonio Baptista Resende, que está em peregrinação aos Solos Sagrados do Japão, agradeço o empenho de todos no servir à Obra Divina.
Ontem, nós nos falamos por telefone e ele mandou um forte abraço a todos. O presidente comentou que está orando por nós, que está com saudades e que está muito frio lá no Japão. Vamos enviar a ele um "boa-noite" bem caloroso?
Boa-noite!
No Culto de Ano-Novo, ele nos orientou a respeito do espírito e do sentimento de Meishu-Sama impregnados em nossa diretriz para 2024. Estão lembrados?
Hoje, gostaria de destacar a importância de dedicarmos no "encaminhamento e formação de pessoas capazes de ultrapassar as purificações e de viver de acordo com a Era do Dia."
Mês após mês, o presidente vem enfatizando os Ensinamentos e orientações que Meishu-Sama nos deixou a respeito da aceleração da purificação e da necessidade de termos um número cada vez maior de pessoas capazes de canalizar a Luz Divina através do Johrei. Visto que, quanto maior for o número de ministrantes de Johrei e de praticantes dos Ensinamentos, maior será a força de salvação da humanidade.
O Ensinamento que ouvimos há pouco afirma:
"As imutáveis Leis Divinas governam todos os processos, incluindo os pensamentos e ações de cada um de nós. Quando nossos pensamentos e ações são criativos, benéficos, em harmonia com as leis de nosso ser e do cosmos, eles promovem o plano da evolução; então, ficamos felizes e prosperamos. [...]
Quando nossa atitude mental não está de acordo com elas, nós sofremos e pouco pode ser feito por nós.
[...] Eu acredito que o que mais agrada a Deus é servir ao fluxo da vida da humanidade. Devemos ajudar tantas pessoas quanto possível a fim de conscientizá-las do Plano Divino e da Luz que está sendo liberada para a Era do Dia. Devemos orar pelo bem de todos. Orar apenas para o nosso bem-estar indica egoísmo. Quando nos tornamos instrumentos eficazes no avanço do plano cósmico, nós não precisamos nos preocupar com nossa salvação."
Realmente, para viver em sintonia com a Era do Dia, o ser humano deve exercitar o altruísmo. Este sentimento é a base para o acompanhamento e formação das pessoas que encaminhamos e, por consequência, da nossa formação.
Em seus Ensinamentos, Meishu-Sama escreveu que, na fé, o encaminhamento e formação de pessoas têm várias etapas. Para nos explicar isso, ele utiliza o exemplo da arquitetura de uma casa que possui o portão de entrada, o hall, os diversos cômodos e, dentre estes, um salão nobre, local onde normalmente são recebidas as visitas mais importantes. Meishu-Sama disse:
"Quando um fiel da nossa Igreja forma um novo membro por meio do Johrei ou do espírito das palavras [...] o conduziu ao portão de entrada [da fé]. Se a pessoa não for levada ao salão principal e não lhe forem mostrados os outros cômodos importantes da casa, não poderemos dizer que ela se tornou um verdadeiro fiel".
Nesse sentido, o que significa "mostrar os outros cômodos importantes da casa" e "levar a pessoa ao salão principal, ao salão nobre da fé"?
Acredito que chegar ao salão principal da fé significa tornar-se uma pessoa que tem consciência de sua missão na Obra Divina, confia na atuação de Deus e Meishu-Sama, consegue ultrapassar as purificações com serenidade e busca viver de acordo com a Era do Dia, empenhando-se na construção do Paraíso Terrestre e na salvação de outras pessoas.
Para que o novo membro chegue ao salão principal da fé, Meishu-Sama deixa claro: ele precisa ser conduzido até lá.
Ou seja, o ingresso na fé começa com o recebimento do Ohikari, mas é fundamental estar ao lado da pessoa, acompanhando-a, passo a passo, realizando com ela as práticas messiânicas. Isto é, apresentar a ela cada cômodo dessa maravilhosa casa, chamada Obra Divina.
Por exemplo: vamos estudar os Ensinamentos de Meishu-Sama com a pessoa. Vamos ensinar a ela a importância de participar dos cultos mensais de agradecimento. Contudo, façamos um pouquinho mais. Vamos convidá-la para irmos juntos ao culto. Na medida do possível, vamos passar em sua casa e dar a ela uma carona. Ir à Igreja acompanhado é muito mais divertido.
E quando eu digo carona, não me refiro somente ao carro. Pode ser a pé, de ônibus, de bicicleta... de qualquer coisa. O importante é estar juntos.
Principalmente quando a pessoa enfrentar uma purificação, é fundamental a presença do ministro, do missionário, do amigo messiânico a seu lado, ministrando-lhe Johrei, dando força e esperança a ela.
São nesses momentos que o alicerce da fé messiânica é construído, por meio do exemplo e do apoio daqueles que acompanham sua formação.
Podemos comparar esse processo ao desenvolvimento de uma criança. Para aprender a andar, ela passa por vários estágios: sentar-se, engatinhar, aprender a ficar de pé, equilibrar-se, esboçar os primeiros passos de mãos dadas com alguém até caminhar sozinha.
Com o frequentador e o novo membro, é igual. Acredito que é fundamental ter pessoas a seu lado quando eles dão os primeiros passos dentro da Igreja, seja para adquirir convicção no Johrei ou para começar a praticar os Ensinamentos de Meishu-Sama.
Deste modo, pouco a pouco, eles aumentam sua compreensão, tornando-se capazes de ultrapassar as purificações.
Por esta razão, acredito que, apesar de dolorosos, é nos momentos de purificação que nascem pessoas fortes na fé.
Este novo messiânico, seguindo o exemplo de quem o acompanhou, terá profunda compaixão diante da dor, das necessidades e dificuldades das pessoas.
Creio que este seja o caminho natural até o salão nobre da fé a que Meishu-Sama se referiu. A experiência de fé que ouvimos há pouco do Dalmon é um bom exemplo desta caminhada, passo a passo.
O primeiro contato de Dalmon com a Igreja foi no final da década de 1980, mas foi somente em 2020 que ele tomou a decisão de, realmente, adentrar o portão da fé. Na primeira ele só passou na porta, olhou e ficou encantado com o jardim.
Em busca de um meio para ajudar a irmã que passava por severa purificação de saúde, ele foi encaminhado à fé pela terapeuta messiânica com quem fazia tratamento.
Após ingressar na fé, passou a dar assistência de Johrei à irmã, presenteou-a com os Ensinamentos e com essa dedicação sincera encaminhou os familiares, que, seguindo seu exemplo, estão vivenciando graças maravilhosas.
Fiquei feliz ao ouvi-lo dizer:
"Desde que comecei a me empenhar nas práticas messiânicas, os milagres foram-se sucedendo e, a cada dia, vivencio uma nova bênção Divina. [...] Hoje, procuro aproveitar as oportunidades que se apresentam e, sem perder tempo, ofereço Johrei [às pessoas]."
Parabéns, Dalmon. Continue firme em suas dedicações.
Este mês é curtinho, e sei que muitos já estão esquentando os tamborins e separando as fantasias para pular o carnaval. Contudo, quero convidar a todos para duas atividades muito importantes que teremos neste período.
No dia 10 de fevereiro, sábado, convido a todos para o Culto da Ascensão de Meishu-Sama, que será celebrado aqui, no Solo Sagrado, e transmitido ao vivo pela Izunome.TV às 8h30.
Ao encerrar a folia, a família messiânica tem encontro marcado nas nossas unidades no dia 15 de fevereiro, quinta-feira, quando haverá o Dai Johrei Kai. Convidem seus amigos e familiares.
Para finalizar, gostaria de sugerir mais cinco Ensinamentos para este mês. Tudo bem? São eles:
1. Pessoa simpática;
2. A compreensão e a postura correta;
3. Poema 8 Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza por meio do ser humano;
4. Poema 186 Preciso esquecer os fatos desagradáveis que já me ocorreram, pois eles foram causados pela minha ignorância;
5. Felicidade.
Bom estudo!
Desejo um bom retorno a seus lares e uma boa missão!
E, antes que me esqueça, um bom carnaval, no ritmo messiânico do paraíso!
Muito obrigado!
FEV 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento - fevereiro de 2024
Saudação do Presidente em exercício da IMMB Rev. Roberto Massao Tateyama
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal