Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 4 de agosto de 2024
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Bom-dia a todos que estão nos acompanhando pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento do mês de agosto, dedicado à Coluna da Agricultura Natural!
As oferendas do culto de hoje foram cultivadas com muito amor pelos praticantes da Agricultura Natural de vários estados.
Parabéns às pessoas que se dedicam a esta sagrada coluna e a todos que se empenharam na preparação deste culto.
Parabéns igualmente à Orquestra de Violões Mokiti Okada e aos cantores Ivando Monte e Ritiély pela bela apresentação.
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por quatro beneméritos: ministro Yukio Fukugauchi, ministra Regina Penha Domingues Danielli, ministro Daniel Baena Castilho e ministra Maria Luiza Franco Rossoni.
Parabéns pela dedicação!
Hoje, estamos recebendo nove representantes da família messiânica dos Estados Unidos e Venezuela.
Gostaria também de apresentar os 40 jovens da quarta turma do Servir Integral de Longo Período.
Eles estão no Solo Sagrado, desde o dia 25 de julho e concluirão a dedicação no dia 2 de novembro.
Queiram levantar-se, por favor!
Muito obrigado!
Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Uma vez que estamos celebrando o culto dedicado à Agricultura Natural, gostaria de anunciar os três premiados da oitava edição do concurso Horta e as três igrejas vencedoras da maratona de horta de 2023.
Vamos começar pelos premiados do concurso Horta 2024!
Na categoria Johrei Center: Igreja Piedade, Johrei Center Cachambi, representado por Andréa Alves Dias.
Na categoria Lar - Grandes Áreas: Manoela Silva, Igreja Recife;
Na categoria Lar - Pequenas Áreas, Ângela Maria Kokuzicki, Igreja Curitiba.
Agora, vamos aos premiados da maratona de horta 2023:
Em primeiro lugar, a Igreja Belo Horizonte, representada pelo coordenador Flávio Bougleux Lino; em segundo, a Igreja Nova Iguaçu, pela coordenadora Nataly Ikebana Pereira da Silva e, em terceiro, a Igreja Campinas, pela coordenadora ministra Valéria Ribeiro da Silva Santana.
Mais uma vez, parabéns a todos pela dedicação na horta caseira!
No Culto Mensal de Agradecimento de julho, falamos sobre a importância de fazermos um upgrade e elevar o nível de nossas ações, de nossas dedicações, de nossa vida.
Pode ser que alguém se pergunte: o que será este tal upgrade?
No geral, ele significa uma melhoria, uma mudança considerável.
Alguém conseguiu fazer um upgrade no mês de julho? Alguém fez alguma mudança considerável?
Quem gostaria de fazer um upgrade em sua vida?
Olha! Há muitas pessoas querendo fazer o upgrade. Maravilha!
Sendo assim, ao longo deste semestre, mês a mês, vamos focar objetivamente alguns aspectos do nosso cotidiano para nos aperfeiçoar e fazer um upgrade geral.
Este mês, por ser dedicado à Coluna da Agricultura e da Alimentação Natural, gostaria de enfatizar a importância de fazermos um upgrade na forma como cuidamos de nossa saúde. Afinal, conforme Meishu-Sama nos ensina, solucionando o problema da saúde, a pobreza e o conflito também são resolvidos.
No Ensinamento de hoje, "Aperfeiçoe-se constantemente", Meishu-Sama deixa claro:
"O ser humano deve sempre buscar desenvolver-se e aperfeiçoar-se, sobretudo aqueles que possuem fé. [...] Observemos a Grande Natureza. Ela se renova e se desenvolve ininterruptamente. [...]
Assim sendo, uma vez que tudo na Natureza está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, o ser humano deve aprender com ela. Esta é a Verdade. Nesse sentido, eu me esforço ao máximo para não negligenciar meu desenvolvimento e aperfeiçoamento: este mês, mais do que no mês anterior; este ano, mais do que no ano passado."
Estas palavras de Meishu-Sama nos esclarecem a importância de buscarmos nos aperfeiçoar tanto no aspecto espiritual quanto no material, acompanhando a constante evolução da Obra Divina.
Aprendemos com Meishu-Sama que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Paraíso na Terra e vem atuando continuamente para a concretização desse objetivo.
Podemos afirmar que, ao dar início à Era do Dia em 15 de junho de 1931, Deus, utilizando Meishu-Sama, deu um upgrade em Sua Obra, e, certamente, isso nos obriga a dar um upgrade na maneira de pensar e de viver.
Nesse sentido, é fundamental saber que o Plano Divino avança a passos firmes em direção ao Mundo do Dia.
Uma vez que Deus utiliza o ser humano para construir o Paraíso Terrestre, é imprescindível entender a mudança de nível, o upgrade, que a Transição da Era da Noite para a Era do Dia significa.
Precisamos saber que comportamentos e atitudes pautados no materialismo e no egoísmo, que eram permitidos no Mundo da Noite, com a chegada do Mundo do Dia, tiveram a "data de validade" vencida.
Por exemplo, em relação à Agricultura, o ser humano, usando o livre-arbítrio que lhe foi concedido, veio utilizando adubos e produtos químicos na produção de alimentos, acreditando serem benéficos e inofensivos ao solo, à natureza e à saúde.
Contudo, hoje, o aumento de pragas, a erosão das terras e as catástrofes naturais estão alertando a humanidade sobre os perigos desses produtos.
Conforme Meishu-Sama nos ensina, todos esses problemas, na verdade, são processos de purificação dos solos intoxicados pela agricultura convencional.
Nesse sentido, sinto que Deus está mais rigoroso e, através da natureza, está nos enviando uma mensagem: "Não adianta destruir o solo e buscar novas terras para cultivo. Se vocês não mudarem a maneira de pensar e não respeitarem a natureza, perderão a permissão de ter um solo saudável e alimentos ricos em energia espiritual."
O mesmo podemos dizer em relação à nossa saúde. Isto porque tanto o solo quanto o corpo humano são regidos pelos mesmos princípios.
Meishu-Sama nos concedeu o método da Agricultura Natural para beneficiar tanto o solo quanto o nosso corpo físico e espiritual.
Então, surge a pergunta: o que a Agricultura Natural tem a ver com nosso corpo espiritual?
Alimentos com adubos, agrotóxicos e aditivos químicos acumulam toxinas em nosso organismo, turvando o sangue e refletindo-se no espírito como nuvens espirituais.
Sendo assim, precisamos fazer um upgrade em nossa maneira de pensar a respeito da alimentação e de tudo o que consumimos. Temos que ter decisão, força e coragem para fazer boas escolhas. Caso contrário, sofreremos as consequências do sofrimento causado pela eliminação das toxinas contidas nos alimentos e produtos que ingerimos.
Meishu-Sama não faz restrições à alimentação, mas nos adverte para o perigo dos alimentos com adubos, agrotóxicos e aditivos químicos.
Se conseguirmos diminuir a ingestão desses produtos, muita coisa vai mudar em nossa saúde e em nossa vida.
Hoje, há uma grande preocupação com a saúde, evidenciada pela variedade de dietas que buscam controlar nossa alimentação de forma exagerada e tendenciosa.
Realmente, necessitamos entender o mais rápido possível que o nosso corpo está à mercê da forma como nos alimentamos.
Os senhores concordam?
Precisamos ter uma alimentação que não sobrecarregue nosso organismo.
Os senhores concordam?
Nesse sentido, precisamos estar atentos à qualidade e à quantidade dos alimentos que ingerimos diariamente.
O exagero não é bom, ele deve ser evitado.
Todos concordam?
Nossa! Eu não acredito!
Os senhores concordaram com tudo. É isso mesmo? E agora, o que vamos fazer?
É... só nos resta tomar a firme decisão de melhorar nossa alimentação, e o que é pior...evitar algumas coisas que eu gosto muito, mas que sei que é prejudicial à minha saúde.
Puxa vida! Acho que falei demais...mas, está bom.
Já entendemos, não é?
Então, vamos mudar um pouco e vamos falar de outro aspecto muito importante da nossa saúde, que é o nosso upgrade espiritual, pois, como Meishu-Sama ensina: "O espírito precede a matéria".
Puxa vida! Agora a conversa vai ficar mais agradável!
Eliminar as nuvens do espírito significa fazer o upgrade da nossa condição espiritual. O recebimento e a ministração do Johrei, as dedicações, a prática do altruísmo, o empenho no encaminhamento e salvação de pessoas, enfim, as práticas messiânicas são meios extremamente eficientes, maravilhosos, para purificar o espírito, eliminando as nuvens e impurezas, que são as origens dos sofrimentos.
Maravilhoso, não é?
Como é bom este upgrade espiritual!
Mas, mesmo assim, precisamos cuidar da nossa alimentação.
Realmente, precisamos nos aperfeiçoar, fazer esses upgrades em todos os aspectos da nossa vida.
Foi isso que ouvimos na experiência de fé relatada pelo jovem Renan.
Após a morte de sua mãe quando ele tinha oito anos, passou por muitas dificuldades.
Usou drogas compulsivamente para fugir da realidade. Com o tempo, desenvolveu depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, vivendo isolado e em extrema escuridão.
Contudo, ao entrar em contato com a Coluna da Agricultura Natural, ele despertou para a existência de Deus; começou a dedicar; mudou a alimentação; recebeu o Ohikari e, por meio das práticas messiânicas, transformou completamente seu destino.
Renan, parabéns!
Você realmente fez um grande upgrade em sua vida. Continue firme em suas dedicações!
E para ganharmos força e sabedoria para concretizar nosso upgrade, gostaria de sugerir sete Ensinamentos para nosso estudo.
Pode ser?
1. Análise das toxinas;
2. A verdade sobre a saúde;
3. O que é a doença? o resfriado;
4. Como acabar com os crimes;
5. Bondade e cortesia;
6. O Paraíso é o Mundo do Belo;
7. Estejam cientes de que a consciência gerada pela Verdade é o Bem, e que a forma criada pelo Bem é o Belo.
Bom estudo a todos!
Antes de encerrar, convido a todos para apreciar a exposição da Agricultura Natural na Praça da Harmonia.
Não deixem também de visitar a exposição Vida e Obra de Meishu-Sama no Centro Cultural que, este mês, em comemoração aos 30 anos do Grupo Korin, traz como destaque a caligrafia de Meishu-Sama escolhida pelo Revmo. Tetsuo Watanabe para ser o nome dessa importante atividade da Agricultura Natural.
Parabéns a todos envolvidos nesse movimento!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sem nos esquecer do upgrade, sigamos com alegria, saúde, paz e semeando gratidão.
Muito obrigado e boa missão!
AGO 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Agricultura Natural
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal