
Culto Mensal de Agradecimento de Abril, dedicado aos Jovens
Solo Sagrado de Guarapiranga - 3 de abril de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia!
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial presentes aqui, no Solo Sagrado, ou que estão participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de abril, que também é dedicado aos jovens!
Parabéns a todos que dedicaram em sua preparação! À bailarina Marcella; à pianista Bruna; à violoncelista Liana; ao coral de regentes e demais músicos e maestros.
Vocês estão felizes?
Essa energia do culto de jovens da Igreja Messiânica é maravilhosa! Temos jovens de todas as idades, não é mesmo? Vocês não imaginam como eu estou feliz e emocionado de hoje poder recebê-los aqui. Durante dois anos, tivemos que realizar o culto de jovens sem a participação presencial de vocês!
Hoje, estamos recebendo jovens de todas as regiões do Brasil, um jovem da Irlanda e uma jovem da Venezuela.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Eu pedi para trazerem um lenço branco para que, juntos, possamos externar nosso forte desejo de que a paz se estabeleça no mundo inteiro e que a humanidade seja envolta pela Luz de Deus e Meishu-Sama.
Então, mais uma vez, vamos acená-los!!!
Ah! Que saudade dessa energia! Dessa vibração!
Vocês vieram peregrinar ou dar um rolê?
No Solo Sagrado, é "rolê de Luz"!
No culto de hoje, agradecemos pelas bênçãos e proteção concedidas e oramos pela felicidade dos jovens do mundo inteiro.
Para mim, é uma grande permissão e alegria servir à Obra Divina com vocês e, juntos, seguir os passos de Meishu-Sama.
Já que estamos falando em seguir os passos de Meishu-Sama, acredito que é fundamental conhecer bem sua história, saber que ele enfrentou inúmeros desafios e adversidades e, mesmo assim, não desistiu.
Meishu-Sama viveu a experiência da pobreza... Lutou contra uma infinidade de doenças que lhe trouxeram grandes sofrimentos. Chegou a ser desenganado pela medicina. Teve que abrir mão de vários sonhos... Viveu dias sombrios, agravados pela timidez e desilusão... Quando imaginou que não havia mais esperança, misteriosamente, aflorou do fundo de seu coração uma forte vontade de viver.
Tornou-se um empresário respeitado e bem-sucedido. Naquela época, embora fosse movido pelo forte desejo de ajudar o próximo e de melhorar o mundo, não acreditava em Deus, nem na existência do Mundo Invisível.
Contudo, aos 38 anos, uma sequência de infortúnios e perdas levaram Meishu-Sama a reconhecer que, frente aos mistérios da vida, a força humana é insignificante.
Buscou na filosofia e na ciência respostas para as perguntas: Por que o ser humano sofre? O que ele precisa fazer para se tornar verdadeiramente feliz? Contudo, não encontrou a resposta.
Sem alternativa, Meishu-Sama acabou buscando a religião. Despertou para a existência de Deus e do Mundo Invisível. Descobriu que o segredo da felicidade consiste em obedecer às Leis Divinas e dedicar pelo bem-estar do próximo.
A vida de Meishu-Sama é um grande exemplo para nós, especialmente para os jovens.
Por essa razão, ao se depararem com dificuldades, gostaria que se lembrassem do exemplo de Meishu-Sama. Ele chegou à conclusão que, quando estamos em um beco sem saída, na verdade, existe saída e é uma só: para cima, para Deus. Ou seja, precisamos nos aperfeiçoar, crescer e evoluir espiritualmente para superar os obstáculos.
Eu sei que falar é fácil. Explicar também é fácil e fazer é difícil, mas não é impossível.
Jovens, vocês são instrumentos importantíssimos para o Plano Divino! Vocês não são somente o futuro; vocês são o presente e um maravilhoso presente que o mundo recebeu de Deus.
Realmente, para desenvolver Sua obra de construção do Paraíso Terrestre, Deus utiliza a energia, a curiosidade e o forte desejo de melhorar o mundo que os jovens possuem.
Como jovens, como seres humanos, será que estamos sentindo que somos importantes para Deus? Que temos uma missão bastante significativa na transformação deste mundo em Paraíso?
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "Amor à humanidade é amor à vida", que é um trecho de uma orientação proferida por Meishu-Sama em maio de 1953.
Nesse Ensinamento, Meishu-Sama nos transmite uma mensagem de vital importância, que eu gostaria muito que vocês, jovens, gravassem no coração. Meishu-Sama afirmou:
"Quando nos esquecemos de nós mesmos e atentamos para as necessidades dos outros, vivemos verdadeiramente nossa fé.
Esta é a nossa salvação, pois não podemos ser realmente felizes quando há outras pessoas sofrendo. [...]
Amar e ajudar um ao outro constitui verdadeira religião e verdadeiro amor à vida."
Por meio dos Ensinamentos e das práticas messiânicas, Meishu-Sama nos legou um caminho claro e seguro, o qual nos ensina a respeito da Vontade de Deus, da missão do ser humano e das Leis Divinas, que regem o Universo e nossas vidas.
Queridos jovens, trilhar esse caminho, seguindo os passos de Meishu-Sama, é certeza de encontrar força, coragem e sabedoria para ultrapassar os desafios com serenidade e gratidão. É felicidade garantida.
É isso que constatamos nos inúmeros depoimentos que recebemos diariamente e que acabamos de ouvir na experiência de fé do Michel Porto Coutinho, da Igreja Nova Iguaçu, Johrei Center Petrópolis.
Em meio àquela terrível situação de destruição, medo e tristeza causada pela tragédia, ele buscou forças em Deus e Meishu-Sama e na educação messiânica que recebeu. Foi emocionante ouvi-lo dizer:
"Decidimos passar por esta purificação como messiânicos, servindo aos que precisavam de ajuda, ao invés de chorar e lamuriar."
Ele e a esposa abriram a cozinha do restaurante e começaram a preparar marmitas para oferecer aos desabrigados e às equipes que trabalhavam na busca e resgate das vítimas.
Com a união e apoio da família messiânica, de amigos e de colaboradores, eles distribuíram mais de 10 mil quentinhas.
Michel disse ainda:
"O objetivo não era somente produzir comida, e sim, preparar a melhor refeição de nossas vidas para levar um alento e uma dose de amor às pessoas que estavam sofrendo para que tivessem esperança de que tudo iria passar."
Michel, parabéns! Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Continue firme em suas dedicações!
Hoje, Michel está acompanhado da esposa, Sheila, e dos três filhos: Gabriel, Maria Eduarda e Miguel. Queiram se levantar, por favor! Parabéns à família!
Aqui no texto, originalmente, estava escrito "queridos jovens", mas vou chamar vocês de "meus parças".
Meus "parças", vamos ter um papo reto: vocês desejam ser felizes?
Então, precisamos compreender bem o que Meishu-Sama nos ensina. Ou seja, precisamos aplicar na vida cotidiana os princípios fundamentais da fé messiânica tais como: a consciência de que o Mundo Espiritual existe e atua em nossa vida; a compreensão do que é processo de purificação; a gratidão a Deus em todas as circunstâncias; a prática do bem e do amor altruísta, que é o segredo da felicidade.
Meus "parças", vocês desejam ser muito felizes, ou só um pouquinho está bom?
Vocês conhecem a Lei da Correspondência?
Pois é... De acordo com essa lei, conhecida também como Lei da Concordância, quem deseja ser um pouquinho feliz, acho que pode dedicar só um pouquinho.
Quem deseja ser um pouco mais feliz, o que precisa fazer? Precisa dedicar um pouco mais, não é?
Agora, quem deseja ser realmente MUITO feliz.... vocês já sabem o que têm que fazer, não é? Papo reto!
E deixo uma dica: busquem fazer da Igreja seu "point". Combinem com os amigos de se encontrarem lá, antes de sair para darem um "rolê". Na minha época, a gente falava "rolê".
O importante é fazer do Johrei Center, da Igreja, seu "point de Luz", o "point da salvação".
Meishu-Sama deixou seus Ensinamentos para que pudéssemos absorvê-los e, gradativamente, aumentar nosso desejo de construir o Paraíso Terrestre, aprendendo o caminho para alcançar a verdadeira saúde, prosperidade e paz.
E para que o sentimento de Meishu-Sama encontre cada vez mais ressonância e expansão em nossos corações, gostaria de sugerir mais doze Ensinamentos para estudarmos este mês. Pode ser?
1) Eu escrevo a verdade;
2) A Verdadeira Religião Daijo;
3) Novas lojas e lojas renomadas;
4) Aperfeiçoe-se constantemente (Título anterior: "Renove-se constantemente");
5) Elevação da temperatura corporal;
6) Os virtuosos bem-sucedidos na vida;
7) Nação regida pelo caminho;
8) Religião, Educação e Política;
9) Poema 5 - Depois de uma espera de milhares de anos, o plano de Deus está, agora, no limiar de sua realização;
10) Poema 7 - Deus atribuiu ao ser humano, senhor de todas as criaturas, a missão de construir o Paraíso Terrestre;
11) Poema 90 - Não há nada mais precioso neste mundo que a vida porque, graças a ela, posso participar da Obra Divina;
12) Poema 91 - Como estou feliz por estar vivo! Devo retribuir as graças divinas com todas as forças do meu ser.
Bom estudo!
Desejo que, seguindo os passos de Meishu-Sama, nós possamos nos sintonizar, o quanto antes, com a energia vibratória da Era da Luz, do século XXI.
Aproveitem bastante tudo o que foi preparado com muito carinho para recebê-los e, ao retornarem aos seus lares, levem a Luz e o amor de Deus e Meishu-Sama impregnados neste Solo Sagrado e os compartilhem com seus pais, familiares, amigos e conhecidos!
Desejo que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, vocês sigam sempre com muita alegria, saúde, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!