
Culto de Ascensão do Fundador da Igreja Messiânica Mundial - Meishu-Sama
Solo Sagrado de Guarapiranga - 9 de fevereiro de 2025
Palavras do Presidente da Igreja Messiânica Mundial
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica! Bom-dia, queridos messiânicos e messiânicas e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial. Todos estão passando bem?
Primeiramente, agradeço e parabenizo a dedicação incansável dos senhores e das senhoras na Obra Divina, e a todos que se empenharam na preparação deste culto.
Hoje, estamos recebendo caravanistas de todas as regiões do Brasil e 3 membros da família messiânica do exterior, vindos dos Estados Unidos e da Itália. Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Agora, gostaria de apresentar os seminaristas da 49ª turma do seminário masculino e da 11ª turma do seminário feminino. São 8 moças e 11 rapazes. Parabéns, bom aprimoramento e boa missão!
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por dois beneméritos, dois jovens e duas crianças: ministro Waldemar Rodrigues Pereira, ministra Benedita Prazeres Bulhões, e os missionários Francisco Henrique Costa Lopes, Mirella Pereira Neres, Thiago Almeida dos Santos e Laura Gabriela Maltez. Parabéns pela dedicação!
Hoje, reunimo-nos aqui, no Solo Sagrado, para este culto em que agradecemos a Deus a felicidade de termos encontrado Meishu-Sama e de servirmos nesta grandiosa Obra de Salvação da humanidade.
No dia 10 de fevereiro de 1955, obedecendo aos desígnios de Deus, Meishu-Sama ascendeu ao Mundo Divino. Esse dia encerra um profundo e eterno significado, pois, conforme Meishu-Sama afirmou, do Mundo Divino, ele continuaria irradiando sua Luz aos fiéis, de forma ainda mais intensa. Realmente, é um momento especial para pensarmos sobre a missão e a divindade de Meishu-Sama, tudo o que seus Ensinamentos representam para nós e para a humanidade.
No culto de janeiro, celebramos os 90 anos de fundação de nossa Igreja e estudamos o Ensinamento "Doutrina da Igreja Messiânica Mundial". Naquela ocasião, refletimos sobre alguns pontos essenciais de nossa crença.
O primeiro ponto enfatizado no Ensinamento foi: "Nós, messiânicos, cremos no Supremo Deus, Criador do Universo." O segundo ponto foi que Deus fez do ser humano Seu representante e submeteu a ele as demais criaturas e coisas. Estão lembrados? Nós somos representantes de Deus e temos que cuidar de todo mundo.
No terceiro ponto, confirmamos a importância de reconhecermos que cada fato ocorrido na história da humanidade constitui um estágio preparatório para o estabelecimento do Paraíso na Terra. Aprendemos que, para cada época, Deus faz surgir as pessoas e as religiões necessárias, cada qual com suas respectivas missões.
Nesse sentido, hoje, quando celebramos os 70 anos de sua ascensão ao Mundo Divino, gostaria de aprofundar um pouco mais nossa consciência sobre a missão e o legado de Meishu-Sama. Há pouco, ouvimos um Ensinamento que traduz muito bem a missão de Meishu-Sama. Meishu-Sama veio ao mundo terreno com a missão de esclarecer e concretizar a Verdade. E dentro deste Ensinamento, "Esclarecimento e concretização da Verdade", ele declarou: "Até hoje, a Verdade não era clara nem mesmo para as religiões. [...] Com a chegada do tempo, Deus revelou Sua Vontade e, por meu intermédio, está explicando e concretizando a Verdade. Nesse sentido, meus diversos escritos esclarecem a Verdade de maneira que qualquer pessoa possa compreender com facilidade. Portanto, certamente, a correta visão sobre a Verdade aflorará naqueles que lerem atentamente minhas palavras com a mente livre de preconceitos."
Vejam só: Meishu-Sama veio a este mundo com a missão de esclarecer e concretizar a Verdade, e assim eliminar a causa da infelicidade, que é, justamente, o afastamento da Verdade. É um ponto muito importante para entendermos, para trazermos para nossa vida.
Podemos concluir que, aqueles que lerem atentamente os escritos de Meishu-Sama e seguirem seus passos, obterão a correta visão sobre a Verdade, o que é a Verdade e receberão força, coragem, sabedoria e paz interior. Meishu-Sama se refere a isso ao escrever uma palavra que significa paz interior - anshin ryumei - para ultrapassar os diversos desafios e estágios da grande transição da Era da Noite para a Era do Dia.
A caligrafia nomeada anshin ryumei, a partir do mês de março, será distribuída aos missionários nas unidades religiosas. Todos que desejarem recebê-la falem com o ministro.
[A menção da importância da leitura dos Escritos Divinos e de seguir os passos de Meishu-Sama está relacionada ao que] ouvimos na maravilhosa experiência de fé que Viviane compartilhou conosco. Após uma gestação de alto risco, a pequena Ester veio ao mundo com uma rara doença congênita. Graças à assistência religiosa da sogra e dos messiânicos, a família superou essa grave situação. Viviane disse: "O recebimento constante de Johrei me deu esperança, equilíbrio emocional e forças para superar aquela situação [...] aprendi a confiar em Deus e Meishu-Sama, na força do Johrei e nas práticas messiânicas."
Parabéns, Viviane, continue firme em suas dedicações. Viviane está acompanhada do esposo, Pablo; da sogra, D. Sirlene; da cunhada, Kelly; da Sra. Ivone, que foi a messiânica que encaminhou a sogra e deu assistência à família; e da pequena Ester.
Quero parabenizar também a todos os messiânicos que se dedicam à assistência religiosa, cuidam de pessoas e vivenciam esses milagres maravilhosos. Parabéns.
Dando continuidade à nossa reflexão: "[...] Deus concedeu ao ser humano a liberdade infinita. Eis a Verdade. [...] Falar da sua liberdade é dizer que, quando [o ser humano] se eleva, torna-se divino; quando se degrada, equipara-se ao animal. Em outras palavras, ele existe entre os dois extremos. [...] dependendo das ações do ser humano, o mundo se torna um paraíso jubiloso, ou ao contrário, um inferno desolador. Esta é a Verdade."
Puxa vida! Vejam só! Por mais que não queiramos admitir, a Verdade é que tudo depende dos nossos pensamentos, palavras e ações. Nesse sentido, como tudo depende de nós, gostaria de pensar com os senhores e as senhoras sobre quatro sentimentos que nos influenciam imensamente: gratidão, altruísmo, lamúria e egoísmo.
[A partir disso,] vamos imaginar nossa vida representada em forma de um gráfico, no qual sentimentos e ações vão formando uma linha, que pode subir ou descer, ou se manter reta, no mesmo nível, a vida inteira. Vamos pensar sobre o que influencia essa linha.
A gratidão e o altruísmo são o bem, comunicam-se com Deus e fazem a linha do gráfico subir. Ou seja, esses sentimentos nos conduzem à felicidade, à construção do paraíso jubiloso na nossa vida. Por sua vez, o egoísmo e a lamúria são antagônicos ao bem, e fazem a linha descer, conduzindo-nos à infelicidade, ao inferno desolador.
Mesmo que não tenhamos consciência disso, na verdade, a cada instante, somos nós que traçamos a linha do destino e também do predestino para a próxima vida. Por isso Meishu-Sama fala a respeito do acúmulo de méritos, de que precisamos estar sempre focados em somar méritos.
Olhando para esse gráfico que estamos desenhando em nossa vida, se percebermos que a situação não está muito favorável, que estamos com problemas, com um saldo negativo, o que devemos fazer? Ficamos de braços cruzados, aguardando a situação se resolver sozinha, ou nos empenhamos para encontrar uma solução e mudar nossa realidade? Como messiânicos, o que precisamos fazer? O que Meishu-Sama nos ensina? Em seus Ensinamentos, ele nos esclarece a importância de respeitarmos as Leis Divinas mas, para isso, precisamos conhecê-las, não é mesmo?
Então, quem conhece as Leis Divinas, [realiza a leitura de Ensinamentos], mesmo que não tenha conseguido mudar nada, pode ter certeza de que já é meio caminho andado para solucionar seus desafios, suas dificuldades. A outra metade do caminho realmente precisa da nossa decisão de respeitar as Leis Divinas. Devemos ter força e coragem.
Para ganharmos essa força e coragem, Meishu-Sama nos legou os Escritos Divinos e as práticas messiânicas: o Johrei; a dedicação; a participação nos cultos; o encaminhamento; o donativo de gratidão; a prática da Agricultura Natural e do Belo, entre outras.
Com os Ensinamentos e o exemplo de Meishu-Sama, aprendemos que a melhor maneira de transformar nossa vida e entrar no positivo é praticar o altruísmo e a gratidão, tornando-nos úteis a Deus na construção do Paraíso Terrestre. Em suma, nós traçamos o nosso destino com a gratidão e o altruísmo. Mas não é só isso... Com o egoísmo e a lamúria, também estamos traçando o destino, só que os resultados são completamente diferentes. Concordam? Já que todos concordam, chegamos ao momento decisivo deste culto tão significativo. Até porque participar do Culto Mensal de Gratidão no Solo Sagrado, na unidade, é um momento decisivo! Chegou a hora da Verdade!
Meishu-Sama nos deixou bem claro o caminho para termos um destino melhor, de saúde, prosperidade e paz. Portanto, tendo convicção da ligação que temos com Meishu-Sama, cabe a nós a decisão de transformar nossa vida e de construir o Paraíso na Terra. Hoje nós precisamos voltar para os nossos lares com uma decisão tomada. Sendo assim, quem se propõe a ter um destino melhor, precisa entender, de uma vez por todas, que a gratidão e o altruísmo são o motor principal da engrenagem da salvação e da felicidade. A engrenagem do Paraíso, do Inferno, está funcionando, e o que alimenta essa engrenagem é o altruísmo, a gratidão, o egoísmo e a lamúria.
Então, já sabemos com quais sentimentos vamos conduzir a nossa vida. Qual é o sentimento que alimenta a engrenagem da salvação e da felicidade em nossa vida? É a lamúria? (Não!) É o egoísmo? (Não!) É a gratidão? (Sim!) É o altruísmo? (Sim!)
Graças a Deus e Meishu-Sama!
E para ganharmos força para concretizar a Verdade, gostaria de sugerir alguns Ensinamentos para estudo ao longo do mês. Pode ser?
1. Johrei por meio das letras (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4)
2. Compreenda a Vontade Divina (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3)
3. Leiam o mais possível os Escritos Divinos (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4)
4. Capítulo 21 Reminiscências relacionadas à leitura e prática dos Ensinamentos (Reminiscências sobre Meishu-Sama, volume 2)
5. Medicina espiritual (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1)
6. Poema 52 Pesquisando a causa dos sofrimentos da humanidade, descobri que eles se originam na falta de sabedoria. (O pão nosso de cada dia, volume 1)
7. O Johrei é tratamento científico (1) e (2) (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1)
Desejo a todos um bom estudo!
Estou desejando, realmente, que saiam daqui com esta decisão tomada e pratiquem.
Que, iluminados por Deus e seguindo os passos de Meishu-Sama, possamos nos aperfeiçoar constantemente e concretizar a saúde, a prosperidade e a paz em nossa vida.
Um excelente mês e boa dedicação!
Muito obrigado!