Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A FELICIDADE DOS MEMBROS DA NOSSA IGREJA (Segunda parte)

(...) Existem, ainda, as inquietações quanto às bactérias. Mesmo que uma pessoa venha a contrair uma leve gripe, caso ela se descuide, ocorre uma piora.

Como a tosse e o catarro não cessam, ela se preocupa e imagina que já esteja na fase inicial de alguma doença pulmonar. E ainda pensa: "Pode ser que eu tenha realmente me contagiado na ocasião em que visitei um amigo que sofria de tuberculose.

Ou então, pode ser que eu tenha herdado de meus pais ou irmãos, que vieram a falecer de tuberculose. Será um caso sério se chegar a uma situação irreversível."

Desse modo, considera consultar um médico e reflete: "Isso também é um ponto que requer atenção. Se, por acaso, o diagnóstico for tuberculose, será o fim, pois não poderei mais trabalhar.

Nessas condições, como vou viver? Além disso, quem garante que minha esposa e filhos também não se contagiarão? Ah, realmente estou perdido."

Dessa forma, as pessoas que se encontram nesse desespero começam a procurar publicações relacionadas à tuberculose e a lê-las avidamente, noite adentro.

Apesar de estar escrito nos referidos livros que a cura da tuberculose é certa, na realidade, as referidas afirmações são superficiais, e as explicações são científicas e detalhadas ao extremo, o que as deixa realmente apavoradas.

Se bem que, quando se fala em ciência, as pessoas confiam incondicionalmente. Portanto, quanto mais leem, mais aumentam suas preocupações.

Mesmo que haja a cura, não se sabe quantos anos vai levar para ocorrer. Além disso, submetendo-se ao repouso absoluto, elas nada poderão fazer. Se for por um curto período, sobreviverão graças, por exemplo, à poupança, ao seguro-saúde e ao auxílio-doença.

No entanto, as pessoas continuam inseguras em relação ao futuro.

Além disso, uma vez que os gastos com os tratamentos médicos são elevados - a menos que possuam consideráveis recursos financeiros -, elas costumam ficar demasiadamente preocupadas com a doença e acabam por sofrer cada vez mais. Contudo, isso não se limita à tuberculose. (...)

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 6

Publicado em 24 de dezembro de 1952

Acessos rápidos