Escritos Divinos

Ensinamento do dia

MUNDO ESPIRITUAL E MUNDO MATERIAL (Segunda parte)

[...] Como é dito desde antigamente, ao se tornar um habitante do Mundo Espiritual, o espírito primeiramente atravessa um rio e, a seguir, dirige-se ao Fórum de Enma, que equivale a um tribunal do Mundo Material. Isso é verdadeiro, pois coincide com o que ouvi de muitos espíritos.

Quando o espírito acaba de atravessar o rio, a cor de suas vestes se altera. As vestes dos que têm menos impurezas tornam-se brancas; os tons das cores vão-se tornando mais fortes, de acordo com o peso das impurezas: amarelo, vermelho, azul ou preto. A cor lilás, no entanto, é reservada às vestes de divindades.

No fórum do Mundo Espiritual, os trabalhos ficam sob a responsabilidade dos deuses da purificação, e seus auxiliares procedem ao interrogatório do espírito, para decidir sobre a sentença apropriada a cada um.

Nessa ocasião, os muito virtuosos são conduzidos ao Paraíso; os extremamente perversos caem no Inferno; as pessoas comuns vão para o Plano Intermediário, que, no xintoísmo, é chamado de "encruzilhada de oito caminhos" e, no budismo, "cruzamento de seis caminhos".

A maioria vai para este Plano, onde passa por um aprimoramento cujo ponto principal é ouvir as orientações dos capelães - trabalho realizado pelos sacerdotes de cada religião.

O aprimoramento tem duração máxima de mais ou menos trinta anos. Decorrido esse tempo, é determinado o local a que o espírito será destinado. Aqueles que conseguem se arrepender e se modificam, vão para o Paraíso; os demais, para o Inferno.

O Mundo Espiritual é constituído de três planos, e cada um deles se subdivide em três, formando, ao todo, nove subplanos. O Plano Superior é o Paraíso; o do meio é o Plano Intermediário; o Inferior é o Inferno.

Como o Mundo Material equivale ao Plano Intermediário, a expressão búdica "cruzamento de seis caminhos" vem a ser os caminhos que levam aos três subplanos do Paraíso e também aos três subplanos do Inferno.

Na "encruzilhada de oito caminhos" do xintoísmo, além desses seis caminhos do budismo, acrescentam-se um acima, sob a denominação de "Paraíso Superior", e um abaixo, chamado de "Fundo do Inferno". [...]

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 2

Publicado em 25 de agosto de 1949

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