Escritos Divinos

Ensinamento do dia

JOHREI E FELICIDADE (Segunda e última parte)

[...] Expliquei como essas camadas são dispostas verticalmente. Agora, falarei como elas se configuram horizontalmente: desde o Céu até o Inferno, a amplitude de cada uma delas é diferente.

Suponhamos que um espírito se encontre em uma das vinte camadas da parte mais baixa das sessenta inferiores. Como isso corresponde ao fundo do Inferno, é um mundo repleto de sofrimento inimaginável.

Uma vez que esse estado se projeta no plano físico, a pessoa vive uma situação de profundo sofrimento.

Já nas vinte camadas logo acima, o sofrimento é menor e, subindo mais vinte, torna-se ainda mais suave, mais tolerável. E assim por diante. Fica claro, então, que o padecimento varia de acordo com a posição do espírito nas várias camadas do Mundo Espiritual.

Ultrapassando-se essas sessenta camadas inferiores, atingem-se as camadas intermediárias, que correspondem ao Chu'ukai do budismo e ao Yachimata do xintoísmo, ou ainda, à vida no Mundo Material.

Acima das camadas intermediárias, está o Paraíso, e aqueles que aí chegam alcançam a posição de entes celestiais e desfrutam de uma vida de alegria e felicidade.

Como se vê, a camada em que se encontra o espírito de uma pessoa se reproduz fielmente em seu destino. Por esse motivo, ela deve estar atenta para elevá-lo cada vez mais.

À medida que o espírito se eleva, proporcionalmente os sofrimentos diminuem, e a felicidade aumenta. Isso porque os sofrimentos decorrentes da purificação se tornarão desnecessários.

Por esse motivo, enquanto o corpo espiritual estiver nas camadas inferiores, é inútil apelar para a inteligência e envidar esforços porque esta é a inexorável Lei Divina, assim como é a Lei Espírito Precede a Matéria.

Por conseguinte, para que o ser humano alcance a felicidade é imprescindível que ele purifique seu espírito a fim de torná-lo mais leve e busque constantemente atingir as camadas superiores.

Fora este, não existe absolutamente outro método para alcançarmos a felicidade. E nisso reside o profundo significado do Johrei.

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 1

Publicado em 25 de março de 1952

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