Aquele que é capaz de encontrar uma solução harmoniosa para qualquer problema é amado e respeitado por todos. (Segunda e última parte)
Logo, é melhor não impor o nosso ga, tentando levar adiante a própria opinião. Em resumo, mesmo que percebamos que a colocação da pessoa está um tanto equivocada, é melhor demonstrar concordância e generosidade.
Em outras palavras, sem pensar em vencer, deixar que o oponente vença sempre. A afirmação "perder para vencer" é uma expressão apreciável. Tenho adotado esse critério e vejo que o resultado é sempre melhor.
Embora afirmemos que é melhor deixar que as pessoas nos vençam, existem situações nas quais não devemos perder, mesmo que isso raramente ocorra.
Em dez casos, é melhor perder em oito ou nove. Às vésperas de ser crucificado, Jesus Cristo disse: "Venci o mundo." Acredito que ele nos ensinou a referida verdade.
Mesmo baseado em minhas experiências vividas durante muito tempo, acredito que cheguei à condição atual por ter perdido inúmeras vezes. O ser humano sempre tem a forte vontade de vencer e não quer perder, mas é melhor que pense de forma contrária.
Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - poema 118
Publicado em 28 de outubro de 1953