Escritos Divinos

Ensinamento do dia

Tornando-se puro de corpo e alma, o ser humano poderá ultrapassar facilmente os momentos de angústia

Por: Meishu-Sama

Todos os sofrimentos são purificações. Por meio deles, as nuvens do espírito são eliminadas. As religiões de até agora baseavam-se no método de práticas ascéticas para extingui-las.

Normalmente, na sociedade, os sofrimentos são considerados inevitáveis e, segundo esse conceito, o sofrimento é que vem até nós. Ao praticar a ascese, a pessoa se empenha em sofrer e, assim, a alma é polida.

No bramanismo, ensina-se que, por meio do sofrimento, se obtém a Iluminação, a sabedoria. Isso significa que a Iluminação pode ser alcançada por meio da eliminação das nuvens espirituais. Não existindo nuvens, a pessoa distingue bem os fatos e as coisas e, consequentemente, alcança a Iluminação. Atingi-la significa compreender a Verdade. Esta possui graus: a superior, a média e a inferior. Por essa razão, o que todos acham que é Verdade, na maioria das vezes, é uma verdade de grau muito inferior.

Quando a alma se torna mais pura do que antes, proporcionalmente diminuem as incertezas e aumenta o poder de discernimento. Contudo, aquelas não acabam por completo. Por mais importante que uma pessoa seja, ela tem momentos de indecisão. Eu também os tenho. A diferença está na rapidez ou na demora com que se sai deles.

No meu caso, por exemplo, as dúvidas não duram mais do que meio dia. Diante dos fatos, consigo tirar conclusões rapidamente. Por conseguinte, quando observo, por exemplo, o jardim, as construções e demais coisas, sou capaz de discernir de imediato. Não fico vacilante.

Se, porventura, eu tiver dificuldade, imediatamente, sem me preocupar, deixo o assunto de lado. Isso porque no devido tempo sobrevém a compreensão.

Visto que há uma ordem, Deus não me permite saber quando é cedo demais. Assim sendo, quando chega o momento, compreendo sem qualquer hesitação.

Como as pessoas de hoje têm o espírito nebuloso, por mais importantes que sejam, ficam totalmente perdidas, em um turbilhão de pensamentos. Por mais que reflitam, não lhes surgem boas ideias. Por esse motivo, não obtêm bons resultados ou acabam provocando o próprio fracasso. Como se vê frequentemente em jornais e outros meios, isso se verifica principalmente na política e áreas afins. Realmente sinto nelas uma total falta de inteligência. Isso ocorre porque seus espíritos estão nublados.

Assim, se o ser humano eliminar as nuvens espirituais o máximo possível, além de se tornar saudável, ficará mais inteligente. Creio que só na nossa Igreja é que não há necessidade de práticas ascéticas para eliminar as nuvens e se tornar inteligente.

Acredito que isso ocorre na religião messiânica exatamente porque somos uma religião paradisíaca, da Era do Dia. Devido a essa característica, as nuvens são eliminadas rapidamente e a alma fica polida, o que possibilita alcançar o chieshokaku¹, ou seja, a sabedoria ou inteligência superior.

Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - Poema 222

(¹) Chieshokaku, lê-se: Tchiê shocacu

Publicado em 6 de outubro de 1952

Acessos rápidos