Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A virtude ostensiva não é a verdadeira virtude. A virtude oculta, sim, comunica-se com Deus

Interlocutor: Fala-se sobre o acúmulo de virtudes e sobre pessoas virtuosas, mas o que vem a ser virtude? E o que significa acumular virtudes ocultas?

Meishu-Sama: Praticar ações úteis ao próximo e ao mundo torna-se virtude. Chamamos de acúmulo de virtudes o fato de praticar muitos atos dessa natureza. E para isso o melhor é ministrar Johrei e conduzir pessoas à fé. Dar esmolas e fazer caridade é temporário; não é duradouro. Por esse motivo, não há forma melhor de acumular virtudes do que ingressar em uma fé que continuamente salva pessoas.

Aquele que soma virtudes, receberá a gratidão de um grande número de pessoas. A Luz proveniente da gratidão alimenta e expande o espírito. Numa oração xintoísta se diz: Mitama no fuyu o sakihae tamae (Multiplicai a felicidade da alma). Fuyu significa "multiplicar" e "aumentar". Com a expansão do espírito, sua luz se intensifica e, consequentemente, ele sobe de nível nas camadas do Mundo Espiritual; ao mesmo tempo, a felicidade e as boas coisas aumentam.

A virtude oculta é a prática de boas ações sem que outras pessoas o saibam. Geralmente, nos templos xintoístas, existem tabuletas onde se coloca o valor das contribuições. Aquilo que se torna público é virtude ostensiva. Quando o fato é do conhecimento das pessoas, isso por si só já é a recompensa.

Todavia, quando as pessoas não sabem quem fez a ação, Deus é quem concede a recompensa. Assim, embora seja a mesma virtude, a oculta é bem melhor. Contudo, o ser humano não se satisfaz se não estiver em evidência...

Devemos praticar boas ações fazendo o possível para que elas não sejam do conhecimento das pessoas. Procedendo assim, Deus nos devolverá o bem multiplicado várias vezes. O acúmulo de virtudes ocultas é algo surpreendente. As pessoas da atualidade não estão cientes disso e, por esse motivo, só praticam virtude ostensiva.

Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - Poema 164

Publicado em 30 de julho de 1949

Acessos rápidos