A REENCARNAÇÃO (Primeira parte)
O tempo que o ser humano leva para reencarnar é bastante variável. E a causa dessa variação é a vontade de cada pessoa. Por exemplo, no momento da morte, quanto mais apego a este mundo a pessoa tem, mais cedo reencarna.
Todavia, as consequências não são boas. Uma vez que o Mundo Espiritual é o local onde o processo de purificação se realiza com maior rigor, quanto mais tempo o espírito lá permanecer, mais purificado se tornará.
E, quanto mais purificado estiver o corpo espiritual ao reencarnar, mais feliz a pessoa será. Assim sendo, no caso de reencarnação prematura, pelo fato de ainda restarem impurezas, o processo de purificação deverá ocorrer após ela reencarnar neste mundo.
Evidentemente, a purificação no Mundo Material consiste em sofrimentos como doença, pobreza, infortúnio, por conseguinte, a pessoa terá um destino infeliz.
O fato de uma pessoa ser feliz ou não, desde o seu nascimento, na maioria das vezes, deve-se ao que acabamos de expor. É preciso saber, portanto, que a felicidade ou a infelicidade não são meros acasos, existindo motivos para tal.
Há outra causa para a variação do tempo de reencarnação.
Quando familiares, parentes e descendentes do falecido lhe prestam homenagens póstumas e oferecem cultos de sufrágio, realizando-os com todo amor e sinceridade, ou quando se empenham em somar virtudes praticando o bem, ajudando o semelhante com amor e compaixão, ou ainda, quando trabalham em benefício da sociedade, tais práticas contribuem para a aceleração do processo de purificação daqueles espíritos. [...]
Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 3
Publicado em 23 de outubro de 1943