A MÁ CONDUTA DAS CRIANÇAS (Primeira parte)
Atualmente, a má conduta das crianças é considerada um problema social, mas ainda não tivemos nenhuma resposta adequada a esse respeito.
As atuais e variadas teorias para prevenir a má conduta ainda são muito superficiais, e o fato de que nenhuma delas tenha tocado o âmago da questão é lamentável. Vou apresentar o que creio ser o método absoluto de prevenção.
Antes de tudo, é preciso deixar bem clara a causa fundamental do problema. Para tanto, temos de pensar na relação entre pais e filhos.
Em termos mais claros, se o pai é o tronco da árvore, o filho é o galho; por conseguinte, não há nada mais absurdo que esforçar-se para não deixar apodrecer o galho enquanto negligenciamos o tronco. É uma atitude insensata. Ter plena consciência de que a causa está nos pais é a condição básica para solucionar o problema da má conduta das crianças.
Em primeiro lugar, vamos fazer uma análise da parte espiritual.
Como sempre tenho dito, pais e filhos estão ligados por elos espirituais. Consequentemente, se os espíritos dos pais estiverem maculados, através desses elos, os espíritos dos filhos também estarão. Essa é a causa da má conduta das crianças. [...]
Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 5
Publicado em 22 de abril de 1950