O corpo humano foi criado por Deus, e não pelo ser humano. (Primeira parte)
O ser humano foi criado por Deus, sendo desnecessário dizer que ele não foi criado por um cientista ou por algum técnico. Portanto, quando ele fica doente, a lógica natural é que seja curado por Deus.
Tentar curá-lo por meio de medicamentos e aparelhos é um pensamento completamente equivocado. Assim sendo, em vez de se dizer “obter a cura”, deve-se dizer “ser salvo”. Diante disso, a posição de quem será salvo e a posição de quem salvará são por si mesmas diferentes. Ou seja, uma é inferior e a outra, superior.
Não há dúvida que é superior aquela que irá salvar. Em termos concretos, quando se recorre ao tratamento médico, este é que irá salvar, e o doente é que será salvo.
Dessa forma, uma vez que o tratamento médico utiliza aparelhos e medicamentos, a posição do ser humano ficará abaixo de ambos. O medicamento extraído do musgo verde, que está em moda ultimamente, fica acima, e a pessoa, abaixo.
Ora, é deveras lamentável crer que o musgo salva a vida humana, porque significa que o ser humano se assemelharia a minúsculos seres da natureza.
Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - Poema 150
Publicado em 11 de fevereiro de 1953