É realmente tolo aquele que mente. Fere a si mesmo com a própria língua. (Terceira e última parte)
Muitas vezes, as propagandas para vendas de remédios e cosméticos são feitas intensamente e, por um período, obtém-se uma boa venda. Uma vez que seus efeitos não correspondem à propaganda, acabam não tendo mais saída.
Os exemplos como os que vimos são inumeráveis. A confiança deve prevalecer em todas as circunstâncias. Se perdermos a confiança dos outros, será o nosso fim. Ainda que façamos tudo com perfeição, de nada adiantará. Será o mesmo que pegar água com uma peneira.
Todavia, parece que são pouquíssimas as pessoas que percebem isso. Assim sendo, embora julguem ter feito um bom trabalho obstinadamente, visando a grandes lucros, na realidade perdem a confiança do próximo, tal como diz a frase: "Apesar do esforço, só se teve cansaço e prejuízo."
Quem age dessa maneira, não possui ambição. Se a pessoa agir honestamente, sem mentir, tornar-se-á alvo de comentários, como: "O que aquela pessoa diz é confiável" e "Podemos depositar nela absoluta confiança." É lógico que uma pessoa assim ganhará muito dinheiro, terá sucesso na vida e será amada e respeitada.
Consequentemente, esse é o tipo de indivíduo que realmente possui profunda ambição. Aliás, eu sempre costumo dizer que o ser humano deve ser um grande ambicioso, isto é, deve sê-lo de forma permanente e não apenas passageira.
Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - poema 124
Publicado em 1º de novembro de 1950