Torne-se uma pessoa capaz de lidar com qualquer revés da vida com um sorriso, sem se abalar. (Segunda e última parte)
Como podemos observar, Deus submete quem tem missão importante a vários tipos de mitamamigaki. Creio que, entre eles, o de conter a ira é a provação maior. Portanto, aquele que tem muitos motivos para se irritar, mais deve pensar que sua missão é grandiosa.
Nesse sentido, caso consiga não se deixar abalar nem um pouco pela ira, mantendo a calma, significa que conseguiu concluir uma das etapas de seu aprimoramento.
A respeito disso, há um episódio interessante. No Período Meiji (1868 -1912), houve uma pessoa famosa pela sua paciência, o Sr. Buei Nakano, presidente da Câmara de Comércio.
Por não se irritar em nenhuma circunstância, perguntaram-lhe a razão disso. Ele respondeu: "Por natureza, eu era muito irritado. Certo dia, ao visitar o renomado empresário Eiichi Shibusawa, ouvi-o discutindo com a esposa no cômodo contíguo àquele em que eu me encontrava.
Informado de minha presença, ele abriu a porta corrediça e se sentou. Trazia a fisionomia serena de sempre e nem parecia que acabara de ter um desentendimento. Admirei-me e, ao mesmo tempo, percebi a importância da capacidade de reprimir a ira.
Compreendi que aquele era o segredo de seu grande prestígio no mundo empresarial e que eu devia seguir seu exemplo e conseguir reprimir a ira com facilidade.
Desde então, passei a esforçar-me nesse sentido, e tudo começou a correr satisfatoriamente em minha vida, até eu atingir a condição atual."
No momento em que os senhores sentirem que vão irar-se, devem pensar que estão sendo polidos por Deus. Esta vem a ser a postura de uma pessoa de fé. (...)
Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - poema 114
Publicado em 25 de janeiro de 1949