Escritos Divinos

Ensinamento do dia

EXISTEM DIVINDADES? (Segunda parte)

Nos templos budistas, também se adoram Kannon, Amida ou Buda Sakyamuni, desenhados em papel ou estátuas de madeira, pedra ou metal. Eu achava tudo isso sem sentido, pois costumava afirmar que Kannon e Amida só existiam na imaginação humana, não passando de idolatria.

Naquele tempo, havia lido a tese do famoso filósofo alemão Rudolf Eucken [1846-1926], segundo a qual o ser humano possui o instinto natural de adorar alguma coisa e, assim, criou e adora seus ídolos, caindo na autossatisfação.

Como prova disso, acrescenta ele, todas as oferendas depositadas nos altares estão voltadas para o lado do ser humano e não para Deus. Sentia-me perfeitamente identificado com essa tese.

Essa forma de pensar influenciou até minha visão sobre os países. Cheguei a considerar que a existência de templos era prejudicial ao progresso, porque nações como a Itália, que possui muitas igrejas, estavam em declínio, e aqueles que as tinham em pouco número, achavam-se em franco desenvolvimento, a exemplo dos Estados Unidos.

Nessa época, todos os meses, eu contribuía com uma determinada quantia para o Exército da Salvação e, por esse motivo, era visitado por um pastor que me sugeria o cristianismo. Ele me dizia: "As pessoas que contribuem para o Exército da Salvação geralmente são cristãs. Por que o senhor contribui, se não é cristão?"

Então, expliquei: "O Exército da Salvação trabalha para a recuperação de ex-presidiários, transformando-os em pessoas de bem. Se ele não existisse, talvez um desses ex-detentos já tivesse entrado em minha casa para me roubar. Portanto, se o Exército da Salvação está impedindo que isso ocorra, é natural que eu seja agradecido e colabore com suas obras."

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 1

Publicado em 5 de fevereiro de 1947

Acessos rápidos