Escritos Divinos

Ensinamento do dia

ATÉ QUANDO PERMANECERÃO CONFINADOS NAS TREVAS O CÉU E A TERRA CRIADOS POR DEUS? (continuação)

Por: Meishu-Sama

[...] Nesse sentido, até agora, era noite no Mundo Espiritual. Nele, da mesma forma que no Mundo Material, a noite é escura, e só periodicamente há luar.

Obviamente, há bastante elemento água e, quando a Lua se esconde, resta somente a luz das estrelas. Se estas forem encobertas pelas nuvens, a escuridão será completa. Observando-se os fatos do Mundo Material, que são a projeção do que ocorre no Mundo Espiritual, isso fica evidente.

A alternância dos períodos de paz e guerra e a ascensão e queda das nações podem ser comparadas às fases da lua cheia e da lua nova. Agora, um ciclo se encerrou. É justamente o momento da transição para o dia, que corresponde ao alvorecer.

A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual acarretará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já estão surgindo. Vejamos.

O mundo do dia é como no Mundo Material: primeiro, aparecem pinceladas da luz do Sol no horizonte, a leste. Atentem, por exemplo, para a grande transformação ocorrida no Japão, que fica no extremo leste do planeta, ou seja, o país do sol nascente.

Nele já se iniciou o colapso da cultura da noite, ou seja, da cultura consolidada. Observem, entre outros fatos, a degradação de cidades de grande importância cultural, a situação calamitosa da economia e da indústria, a queda dos líderes e o declínio das classes privilegiadas. Tudo isso é consequência da mudança a que nos referimos.

E o que virá em seguida é a construção da cultura do dia, que também já está despontando, representada, no Japão, pelo desarmamento, seguido da ascensão da democracia.

Esses dois acontecimentos, absolutamente inimagináveis desde o estabelecimento do Japão como nação, há dois mil e seiscentos anos, constituirão o primeiro passo para a consolidação da eterna paz mundial.

O mundo da noite significa uma era de trevas, caracterizada por lutas, fome e doenças. Em contraposição, o mundo do dia significa uma era de luz, plena de paz, fartura e saúde. O Japão atual expressa bem a fase de transição entre esses dois mundos.

O Sol, que começa a despontar no leste, logo deverá atingir o zênite. E o que significa isso? Significa o colapso total da cultura da noite em escala mundial; ao mesmo tempo, ouvir-se-á o brado do nascimento da cultura do dia. [...]

[...] Assim, aproxima-se o momento decisivo para o destino da humanidade, e dele talvez ninguém conseguirá escapar. Restará apenas o caminho de minimizar os sofrimentos. E aqui vou apresentar-lhes um meio para isso: conhecer o princípio do Johrei e participar dos projetos de construção da cultura do dia [...]

Por Meishu-Sama - O Pão Nosso de Cada Dia, vol. 1 - poema 2 - trechos

Publicado em 5 de fevereiro de 1947

Acessos rápidos