JOHREI E FELICIDADE (Segunda e última parte)
[...] De forma idêntica ao Mundo Material, o Mundo Espiritual está constituído de numerosas camadas: superiores, intermediárias e inferiores.
Grosso modo, o Mundo Espiritual é formado por três planos. Cada plano possui sessenta camadas, que se subdividem em três, cada qual com vinte camadas. Ao todo, são cento e oitenta camadas, mais uma - acima de todas - ocupada por Deus. Temos, pois, cento e oitenta e uma camadas. Qualquer divindade, por mais elevada que seja, acha-se em uma das cento e oitenta camadas.
Expliquei como essas camadas são dispostas verticalmente. Agora, falarei como elas se configuram horizontalmente: desde o Céu até o Inferno, a amplitude de cada uma delas é diferente.
Suponhamos que um espírito se encontre em uma das vinte camadas da parte mais baixa das sessenta inferiores. Como isso corresponde ao fundo do Inferno, é um mundo repleto de sofrimento inimaginável.
Uma vez que esse estado se projeta no plano físico, a pessoa vive uma situação de profundo sofrimento. Já nas vinte camadas logo acima, o sofrimento é menor e, subindo mais vinte, torna-se ainda mais suave, mais tolerável. E assim por diante. Fica claro, então, que o padecimento varia de acordo com a posição do espírito nas várias camadas do Mundo Espiritual.
Ultrapassando-se essas sessenta camadas inferiores, atingem-se as camadas intermediárias, que correspondem ao Chu’ukaif do budismo e ao Yachimata² do xintoísmo, ou ainda, à vida no Mundo Material. Acima das camadas intermediárias, está o Paraíso, e aqueles que aí chegam alcançam a posição de entes celestiais e desfrutam de uma vida de alegria e felicidade.
Como se vê, a camada em que se encontra o espírito de uma pessoa se reproduz fielmente em seu destino. Por esse motivo, ela deve estar atenta para elevá-lo cada vez mais.
À medida que o espírito se eleva, proporcionalmente os sofrimentos diminuem, e a felicidade aumenta. Isso porque os sofrimentos decorrentes da purificação se tornarão desnecessários. Por esse motivo, enquanto o corpo espiritual estiver nas camadas inferiores, é inútil apelar para a inteligência e envidar esforços porque esta é a inexorável³ Lei Divina, assim como é a Lei Espírito Precede a Matéria.
Por conseguinte, para que o ser humano alcance a felicidade é imprescindível que ele purifique seu espírito a fim de torná-lo mais leve e busque constantemente atingir as camadas superiores. Fora este, não existe absolutamente outro método para alcançarmos a felicidade. E nisso reside o profundo significado do Johrei.
Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 1
Publicado em 25 de março de 1952
(1) Chu’ukai: Lê-se: Tchu ukai
(2) Yachimata, lê-se: Yatchimata
(3) Inexorável, lê-se inezorável.