Escritos Divinos

Ensinamento do dia

O MUNDO ISENTO DE DOENÇA, POBREZA E CONFLITO

Qualquer pessoa dirá que um mundo sem doença, pobreza e conflito é simplesmente uma utopia, não podendo existir.

No entanto, nosso movimento não hesita em acreditar nessa possibilidade. Em que se fundamenta a eliminação desses três males? Na extinção da doença.

Suponhamos que uma pessoa adoeça. As despesas advindas da enfermidade e o prejuízo que ela tem por não poder trabalhar vão-se acumulando com o prolongamento da enfermidade e normalmente terminam consumindo os bens da família.

As economias obtidas com sacrifício ao longo dos anos acabam por se esgotar, e a pessoa toma emprestado o que for possível, junto a parentes e amigos. Assim, nada mais resta do ambiente alegre, harmonioso e estável de tempos passados.

Não são poucos os exemplos como esses na vida real, em que muitas famílias se veem na mais triste situação, sofrendo em virtude da doença e dos problemas financeiros.

Quando uma pessoa está gravemente enferma, a família termina arcando com ilimitadas responsabilidades. Ela causa transtorno e prejuízo de grandes ou pequenas proporções a parentes, a amigos e, dependendo das circunstâncias, até à firma onde trabalha.

As consequências da doença são desastrosas, pois o sofrimento atinge não só o próprio doente, como também vários de seus familiares e até estranhos.

Se duas ou três pessoas ficarem doentes consecutivamente e vierem a morrer, mesmo que se trate de uma família de muitos bens, ela se verá obrigada a mudar-se para cortiços e outros lugares menos favorecidos, como o provam inúmeros exemplos.

As pessoas guardam dinheiro levadas por duas razões: uma é a vontade de enriquecer; a outra, se precaver para a eventualidade de despesas médico-hospitalares, em caso de doença.

A primeira constitui uma poupança ativa, enquanto a segunda, uma poupança passiva. E como todos sabem, as poupanças passivas são definitivamente mais numerosas.

Se afirmarmos, portanto, que a principal causa da pobreza é a doença, ninguém poderá negá-lo. Com relação ao conflito, seja entre países, seja entre pessoas, a maioria é motivada por razões de ordem econômica.

Assim, se quisermos eliminar a doença, a pobreza e o conflito, a primeira questão a ser considerada é livrar o ser humano das doenças. Seja qual for a forma de salvação, não há alternativa além desta. E só há uma força capaz de concretizá-la: o Poder de Deus.

Por essa razão, nem mesmo Cristo ou Sakyamuni imaginaram um empreendimento tão maravilhoso. Podemos dizer que as pessoas que acreditarem no Poder de Deus serão felizes como jamais houve alguém até hoje.

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 6

Publicado em 15 de setembro de 1935

Acessos rápidos