ELIMINAÇÃO DA TRAGÉDIA (Primeira parte)
Entre tudo o que há no mundo, o que o ser humano mais abomina é a tragédia. Eliminá-la totalmente é impossível, mas não será tão difícil diminuí-la. Passemos a estudar sua natureza.
O fato de a maioria das tragédias ser causada pela doença constitui uma implacável realidade. Entretanto, elas também são geradas pelas questões amorosas e pela desonestidade motivada por interesses materiais.
Analisando sua causa, no entanto, percebe-se que todas as tragédias têm sua raiz na enfermidade espiritual. Dizem que uma mente sã habita um corpo são, e isso é verdade.
Após longos anos de pesquisa, verifiquei que a paixão desregrada, a imoralidade, a desonestidade, a impaciência, o alcoolismo, a preguiça, a delinquência juvenil e outros desvios de comportamento estão quase sempre presentes em físicos doentes.
Infelizmente, nem mesmo apelando para a medicina ou para outros meios, ainda não se descobriram métodos eficientes para curar as doenças e restabelecer a saúde física e espiritual.
Por mais que se tivesse detectado a causa, não existia ainda uma forma para resolver, de fato, o problema. Houve quem se orgulhasse, dizendo ter descoberto a origem delas e seus tratamentos. Contudo, frequentemente, estes tratamentos caem em desuso, pois seus efeitos não são senão temporários.
Casos assim ocorreram com frequência. É realmente desolador. Todavia, em nossas publicações, encontramos muitos relatos de cura de doenças consideradas gravíssimas, e a alegria e a gratidão expressas nesses relatos nos comovem até às lágrimas. (...)
Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 1
Publicado em 11 de junho de 1949