Vida e Morte (Quinta e última parte)
[...] Além do apego da própria pessoa, outro fator que influencia a reencarnação prematura é o apego dos familiares.
É comum o caso de mulheres que engravidam logo após o falecimento de um filho querido. Esse novo filho é aquele que morreu e reencarnou prematuramente, em virtude do apego da mãe. Geralmente, essa criança não será muito feliz.
As pessoas nascem com graus diferentes de sabedoria. Por quê? É pela diferença entre os espíritos velhos e os novos.
Os mais velhos, por terem reencarnado muitas vezes, possuem uma larga experiência deste mundo, ao passo que os novos, por terem nascido recentemente no Mundo Espiritual, têm pouca experiência e são menos sábios. O que são espíritos recém-nascidos? São espíritos que nasceram após um processo de reprodução no Mundo Espiritual.
Creio que muitos já devem ter tido a experiência de encontrar um desconhecido e sentir uma grande afinidade, como se fossem pai e filho, ou irmãos. A razão é que, na vida anterior, eram parentes bem próximos ou tinham laços de estreita amizade; a isso dá-se o nome de afinidade espiritual.
De maneira semelhante, por ocasião de uma viagem, encontramos lugares pelos quais sentimos especial familiaridade e onde desejaríamos residir. É porque, em outra vida, moramos ou passamos muito tempo nesses locais.
No relacionamento entre homem e mulher, há casos de paixões ardentes que avançam a ponto [de as pessoas] perderem o juízo. A explicação é que, na vida anterior, apesar de enamorados, não conseguiram unir-se. Na vida atual, apresentando-se essa oportunidade, cria-se entre os dois uma paixão arrebatadora.
Ao lermos sobre determinados personagens ou acontecimentos históricos, às vezes sentimos simpatia e familiaridade ou até mesmo ódio. Isso ocorre porque vivemos na época em que aqueles fatos se sucederam ou porque tivemos alguma relação com aqueles personagens.
Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 3
Publicado em 5 de fevereiro de 1947