Escritos Divinos

Ensinamento do dia

SOL E LUA (Primeira parte)

Gostaria de explicar a respeito do Sol e da Lua do ponto de vista religioso. Por ser um assunto profundamente misterioso, os leitores poderão achar que eu esteja forçando uma interpretação. Todavia, o que eu vou expor é a Verdade e, por esse motivo, peço que leiam com a máxima atenção.

No Japão, desde os tempos remotos, existem três objetos considerados sagrados: uma pedra, uma espada e um espelho. A pedra simboliza o Sol; a espada, a Lua; o espelho, a Terra. A pedra tem a forma do Sol; a espada assemelha-se à Lua crescente, e o espelho é octogonal.

Cada lado representa uma das oito direções, ou seja, os pontos cardeais e colaterais: Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Desses três elementos simbólicos, a Terra, evidentemente, dispensa comentários, pois já a conhecemos. Uma vez que o Sol e a Lua têm um significado profundo, vou explicá-lo a seguir.

Para uma melhor compreensão, valho-me da interpretação dada pela Igreja Tenrikyo, que, relacionando a semelhança do som das palavras em japonês, confere à Lua (tsuki) o significado de empurrar, atacar, forçar, espetar e, ao Sol (hi), o de puxar, atrair, captar, recuar. Considero interessantíssima essa interpretação.

No Mundo da Noite, em qualquer situação, as pessoas apreciam forçar, pressionar, atacar. Em grande escala, existe confronto entre países, que nada mais é do que a guerra.

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso - Vol. 3

Publicado em 30 de janeiro de 1950

Acessos rápidos