Ao compreender o amor de Deus do fundo do meu coração, tornei-me uma pessoa que não conhece a tristeza. (Segunda e última parte)
Além disso, existem os sofrimentos após o ingresso na fé. E, quanto mais fervorosa a pessoa se tornar, mais intensos eles serão.
Nessas circunstâncias, os novatos na fé podem vacilar, mas este é um momento crucial. A razão é que Deus deseja, o quanto antes, agraciá-los pelo seu fervor.
Contudo, uma vez que eles possuem impurezas espirituais que precisam ser purificadas, ocorre uma ação semelhante à limpeza de um recipiente. Nesse caso, se eles suportarem sem vacilar, ao término desta, receberão inesperadas e magníficas graças.
Vou falar da minha experiência sobre o assunto. Durante vinte anos, fui atormentado pelas dívidas e, por mais que tivesse pressa em saldá-las, não o conseguia e, por fim, me conformei. Finalmente, pude liquidá-las em 1941. Realmente, foi um grande alívio! Depois disso, no ano seguinte, começaram a chegar somas inesperadas e, mais uma vez, senti-me maravilhado com a profundidade da Vontade Divina.
Ouvimos frequentemente: "Fulano ficou rico após o incêndio." Isso significa que a sorte melhorou com o fim da ação purificadora. Podemos dizer o mesmo em relação ao incêndio de Atami. Se compararmos a atual cidade com o que era antes da catástrofe, veremos que ficou bem melhor.
Diante disso, percebe-se que os bons acontecimentos são, sem dúvida, positivos, mas os maus, por serem ações purificadoras, também o são, pois, ao seu término, certamente tudo irá melhorar. Em outras palavras, não importa a situação: tudo é positivo. Compreender que viver com ou sem doença é bom, significa possuir a verdadeira paz interior.
Todavia, isso se limita aos que têm fé. Com os descrentes, ocorre o contrário: sofrimento gera sofrimento, a ansiedade piora a situação, que, por fim, se torna infernal. Por essa razão, o segredo da felicidade consiste em compreender esta verdade.
Por Meishu-Sama - O pão nosso de cada dia, vol. 2 - Poema 159
Ensinamento "Compreenda a Vontade Divina"
Publicado em 2 de dezembro de 1953