Escritos Divinos

Ensinamento do dia

AS TRÊS CALAMIDADES MAIORES E AS TRÊS CALAMIDADES MENORES (Segunda parte)

Como já disse, as nuvens do Mundo Espiritual, ao mesmo tempo que influenciam a saúde humana, afetam a vegetação e, em especial, os produtos agrícolas, tornando-se a causa da má colheita e do alarmante aparecimento de pragas na lavoura.

É esse o motivo pelo qual, atualmente, estão surgindo insetos nocivos que secam pinheiros e cedros em todas as regiões do Japão. Portanto, sem que haja uma significativa elevação espiritual do ser humano, será difícil evitar essas ocorrências.

Em outras palavras: os erros cometidos pelos próprios japoneses é que estão provocando a morte dos pinheiros e dos cedros do país. Por essa razão, é preciso estar atento ao sonen [trabalho conjunto da razão, emoção e vontade] e ao kototama [espírito da palavra] do ser humano.

Todos sabem que da mesma forma das catástrofes provocadas por elementos da Natureza, as calamidades causadas por influência do ser humano também são terríveis.

Principalmente a guerra, que é a que traz maiores danos aos homens. Vou apresentar uma tese inusitada sobre as causas da guerra. Por ela ser surpreendente, gostaria que os leitores a lessem com toda a atenção.

A guerra é, evidentemente, uma luta coletiva e, até hoje, a humanidade tem demonstrado mais propensão ao conflito do que à paz. Observando atentamente, veremos que os conflitos ocorrem em âmbito nacional e internacional, em todos os campos da atividade humana.

Nas repartições públicas, nas firmas, nas associações, enfim, em qualquer agrupamento de indivíduos, sempre há lutas ininterruptas nos bastidores, e as pessoas vivem se criticando e se discriminando.

Observamos, ainda, disputas de concorrentes comerciais, conflitos entre casais, irmãos, pais e filhos, amigos etc. Realmente, o ser humano gosta muito de desavenças.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 2

Publicado em 13 de agosto de 1949

Acessos rápidos