MUNDO SEMICIVILIZADO E SEMISSELVAGEM (Segunda e última parte)
[...] Assim, está demasiadamente claro que já não é possível eliminar a característica animal do ser humano por meio da educação materialista. A educação ministrada até hoje, como se pode ver pelos seus resultados, não é senão a evolução do método para encobrir essa característica.
Dessa maneira, não podemos sequer imaginar quando se edificará uma sociedade verdadeiramente civilizada.
Portanto, não há outro método eficiente para solucionar isso que não seja a eliminação da característica animal da alma do ser humano. Este é o papel da religião.
É estranho, porém, que, à medida que a pessoa vai recebendo formação de nível superior, mais despreza a religião. Por quê? Talvez esta seja a grande falha da civilização. A causa reside na característica animal existente no interior das pessoas, a qual se esquiva da religião.
Ou seja, é porque o mal não gosta do bem. Daí podermos dizer que a educação da atualidade cria o mal intelectualizado.
Todavia, chegou a hora em que tal coisa não mais será permitida. Isso porque surgiu a nossa religião, que mostra, de forma clara e palpável, a existência de Deus. Talvez digam que seja impossível ocorrer algo tão maravilhoso; na realidade, não o é.
Pelo simples contato com a nossa religião, a pessoa compreende a existência de Deus. Isto é o milagre. A melhor prova do que dizemos são os ilimitados e surpreendentes milagres por nós manifestados.
Isso mostra que Deus, finalmente, deu início ao Seu Grande Plano de corrigir o desequilíbrio dessa civilização, semicivilizada e semisselvagem, fazendo com que a cultura espiritual e a cultura material caminhem, juntas, para a construção do verdadeiro mundo civilizado.
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 1
Publicado em 14 de abril de 1954