Escritos Divinos

Ensinamento do dia

LUZ DA INTELIGÊNCIA (Primeira parte)

É costume referir-se à inteligência como sendo uma coisa única. Contudo, ela pode ser de vários tipos, apresentando diferentes níveis de profundidade, como explicarei a seguir.

Dentre as inteligências, as mais elevadas são: divina, do bem e superior. Para alcançá-las, é preciso praticar fervorosamente a fé, porque tais inteligências só afloram a partir do sentimento puro e correto, que admite a existência de Deus.

Portanto, se todo empenho e conduta forem embasados na inteligência do bem, não haverá falha, e a verdadeira felicidade será alcançada.

Em contraposição, estão as inteligências oriundas do mal, como a ardilosa, a astuta, a maligna, entre outras. Todos os criminosos possuem esses tipos de inteligência, e os que cometem crimes intelectuais, como os golpistas, são os mais destacados.

Assim, muitos dos heróis da história e dos que foram temporariamente bem-sucedidos eram nada mais do que possuidores, em larga escala, dessas inteligências do mal.

É interessante notar que, quanto mais a inteligência for do bem, mais profunda ela é, e quanto mais for do mal, mais superficial ela se mostra. Isso pode ser comprovado claramente na história dos malfeitores desde as épocas remotas até hoje.

Apesar de acharem que arquitetaram seus planos com perfeição, na prática sempre contêm alguma falha que se torna o motivo do fracasso, e acabam sendo descobertos. [...]

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 3

Publicado em 30 de janeiro de 1950

Acessos rápidos