A MEDICINA KANNAGARA: O CAMINHO DA GRANDE NATUREZA (Terceira e última parte)
Por: Meishu-Sama
[...] No entanto, o fato de os seres humanos – que deveriam ser os principais receptáculos das ordens de Deus – prejudicarem sua saúde é por darem as costas à Grande Natureza, isto é, à Vontade de Deus. Assim, a questão fundamental consiste em descobrir quais pontos [eles] contrariam a natureza.
Para nossa tristeza, tais pontos não são descobertos. Portanto, sem alternativa, uma vez que as doenças vieram sendo tratadas por meio de equipamentos e fármacos, apenas efeitos temporários têm sido alcançados. Conforme mencionei anteriormente, viver de acordo com a natureza tal qual ela é, ou seja, em concordância com a Vontade Divina, não é difícil. Na verdade, é muito simples.
Por exemplo, no campo da saúde, ao nascerem, as crianças são amamentadas com o leite materno. À medida que se desenvolvem, consomem outros alimentos. A Grande Natureza criou grãos e cereais, vegetais em geral, peixes e aves, com diversas formas, aparências, texturas, sabores e aroma para nutrir a humanidade e agradar ao paladar humano.
Os indivíduos devem desfrutar daquilo que nasce no solo e é colhido em cada estação do ano. Assim sendo, se cada um desempenhar suas funções e respeitar os princípios da educação e da ética, não haverá motivo para perder a saúde.
A Grande Natureza efetua uma ação purificadora em tudo que existe entre o Céu e a Terra. Essa [verdade] está expressa na Oração da Grande Purificação, em que quatro divindades são responsáveis [pela limpeza espiritual do ambiente].
Quando a sujeira se acumula na terra, ela é soprada pelo vento, lavada pela água da chuva e secada pelo sol. Da mesma forma, quando a poeira se acumula em uma casa, esta é varrida e lavada com água. Essas ações são semelhantes às doenças, ou seja, ao processo de purificação no corpo humano.
Por conseguinte, é comum que a cura se verifica, à medida que se deixa o processo de purificação seguir seu curso natural. Durante a purificação, se a pessoa tiver febre ou dores e não conseguir trabalhar, deve descansar; se não tiver apetite, não é necessário comer. Isto é a natureza: o corpo humano realiza o próprio processo de purificação, o que é, de fato, um excelente mecanismo.
Uma vez que a medicina e o método de saúde por mim propostos são baseados na natureza e seguem seus princípios, são chamados de Medicina Kannagara, ou seja, medicina em concordância com a natureza, com a Vontade Divina.
Por Meishu-Sama – Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 6
Publicado em 5 de outubro de 1943