Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A CULTURA DO AMANHÃ (Primeira parte)

Por: Meishu-Sama

Desejo apresentar o resultado das pesquisas a respeito do espírito e do Mundo Espiritual que realizei com vários métodos, durante aproximadamente vinte anos.

Originariamente, o espírito é algo indefinido e assemelha-se ao Nada; portanto, não há meio de comprovar sua existência de imediato. É evidente que será difícil chegar a uma conclusão por critérios materiais, baseados no saber científico. No entanto, conforme já disse antes, não tenho dúvidas de que o progresso ininterrupto da Ciência será assimilado por todos tanto na perspectiva do conhecimento quanto na ótica da mecanização.

No início, os grandes benefícios da Ciência moderna, dos quais atualmente temos desfrutado, eram comparáveis aos sonhos e fantasias dos precursores de uma época. É evidente que tais sonhos alicerçaram suas realizações, e [a Ciência] se constituiu como um campo do conhecimento. Mesmo assim, a existência do espírito será confirmada, e a Ciência Espiritual ocupará uma importante área do saber. Creio que isso é uma questão de tempo.

Exemplificando, é o mesmo que querer explicar aos povos bárbaros a existência física do ar. Por mais que se tente esclarecê-la, jamais acreditarão. Da mesma forma, se demonstrarmos aos homens cultos da atualidade a existência do espírito e do Mundo Espiritual, acho que eles não nos darão crédito.

No entanto, quando os fatos são analisados com base no conhecimento da existência do espírito, tudo fica muito mais claro e não há risco de contradições e incoerências. Além disso, mesmo na hora de se criticar a Ciência materialista, é possível distinguir facilmente o cerne da questão.

A manifestação de tão maravilhosa força se deve à própria Verdade. Nesse sentido, é possível imaginar a grande transformação que se está processando hoje em dia no mundo e a nova cultura que surgirá daí em diante.

Mas afinal, após a grande transição, o que ocorrerá com a cultura de até então? É óbvio que nascerá uma cultura espiritualista, que se expandirá imensamente. E, com a elucidação, até certo ponto, da relação entre espírito e matéria, acredito que a evolução da cultura existente será também extraordinária. Essa evolução terá início após o término da Segunda Guerra Mundial, e seu surgimento precisará ocorrer no Japão. [...]

Por Meishu-Sama – Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 6

Publicado em 23 de outubro de 1943

Acessos rápidos