Escritos Divinos

Ensinamento do dia

OS TRÊS ÓRGÃOS INTERNOS E O JOHREI (Segunda parte)

Por: Meishu-Sama

[...] Se, hipoteticamente, fosse possível eliminar o elemento água do nosso planeta, ocorreria uma explosão imediata; caso se excluísse o elemento fogo, tudo se congelaria em um instante; se o elemento terra desaparecesse, tudo se desintegraria instantaneamente. Esta é a Verdade.

Raciocinando nesses termos, poderão compreender o sentido mais elementar das funções do coração, dos pulmões e do estômago.

O coração absorve o elemento fogo do Mundo Espiritual por meio da pulsação. Da mesma forma, os pulmões absorvem o elemento água pela respiração. O estômago absorve o elemento terra pela digestão dos alimentos. Aprofundemos este princípio.

Para dissolver as toxinas solidificadas, que são a origem de todas as doenças, necessita-se de calor. A dissolução é a primeira atividade do processo de purificação e é interpretado como um sintoma da doença.

A febre alta que surge nessa ocasião é devido à necessidade de calor em grande quantidade para dissolver as toxinas e, para absorvê-lo, a pulsação da pessoa torna-se acelerada.

O calafrio é devido à concentração do calor no local enfermo e à diminuição momentânea da temperatura em outras partes do corpo.

Da mesma maneira, a respiração se acelera para estimular a atividade do coração e evitar o ressecamento do corpo. Por esse motivo, os pulmões absorvem o elemento água em grande quantidade.

A origem do elemento fogo é a energia irradiada pelo Sol; a do elemento água, pela Lua; a do elemento terra, pelo planeta Terra.

É claro que dos três órgãos que citamos, o mais importante é o coração, pois ele faz funcionar os pulmões, que, por sua vez, fazem o estômago funcionar.

Pensem bem: mesmo que falte alimento ao estômago, não há risco imediato de vida; no caso dos pulmões, consegue-se ainda manter a vida sem respirar por alguns minutos; porém, se o coração parar, não se resiste mais do que alguns segundos.

Isso fica claro por ocasião da morte, que a medicina atribui, invariavelmente, à parada cardíaca, nada falando sobre os pulmões ou o estômago. [...]

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 3

Publicado em 6 de agosto de 1949

Acessos rápidos