Escritos Divinos

Ensinamento do dia

AS TRÊS CALAMIDADES MAIORES E AS TRÊS CALAMIDADES MENORES (1ª Parte)

No Japão, desde eras remotas, ouve-se falar das "três calamidades maiores" causadas pelo vento, água e fogo, e das "três calamidades menores", que são a fome, a doença e a guerra. Vou explicar o significado fundamental dessas calamidades.

As tempestades e as inundações são ações purificadoras do espaço entre o céu e a Terra. E por que elas ocorrem? Porque, no Mundo Espiritual, se acumulam nuvens espirituais, ou seja, impurezas invisíveis. Dissipá-las pela força do vento e lavá-las com a água da chuva é a finalidade da tempestade. Sendo assim, o que são essas nuvens espirituais e de que forma se acumulam?

As nuvens espirituais se formam a partir do sonen e do espírito das palavras do ser humano. Em outros termos, o sonen que pertence ao mal, como insatisfação, ódio, insulto, inveja, ira, mentira, desejo de vingança, apego etc., nubla o Mundo Espiritual.

Vejamos, agora, as palavras. As queixas em relação à Natureza, como por exemplo, o mau tempo, o clima e a safra ruim; críticas e ataques verbais às pessoas; gritos e vaias; mentiras e intrigas; repreensões, lamúria e outras expressões desse tipo têm origem no mal e nublam o Mundo do Espírito das Palavras, que se posiciona logo após o Mundo do Sonen.

Quando a quantidade acumulada desses diversos tipos de nuvens espirituais ultrapassa certo limite, surge um tipo de toxina que causa distúrbio à vida humana. Por esse motivo, ocorre a purificação natural. Esta é a lei do Céu e da Terra.

Como já disse, as nuvens do Mundo Espiritual, ao mesmo tempo em que influenciam a saúde humana, afetam a vegetação e, em especial, os produtos agrícolas, tornando-se a causa da má colheita e do alarmante aparecimento de pragas na lavoura.

É esse o motivo pelo qual, atualmente, estão surgindo insetos nocivos que secam pinheiros e cedros em todas as regiões do Japão. Portanto, sem que haja uma significativa elevação espiritual do ser humano, será difícil evitar essas ocorrências.

Em outras palavras: os erros cometidos pelos próprios japoneses é que estão provocando a morte dos pinheiros e dos cedros do país, de modo que eles precisam tomar cuidado com o seu sonen e o espírito das palavras.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 2

Publicado em 13 de agosto de 1949

Acessos rápidos