CULTIVO AGRÍCOLA SEM ADUBOS (5ª PARTE)
Por: Meishu-Sama
Um primeiro ponto a destacar como característica do cultivo sem adubos é a baixa altura das plantas. No cultivo com adubos, elas se tornam mais altas, e as folhas ficam maiores e mais densas.
Tratando-se de leguminosas, conforme já me referi, os frutos ficam à sombra e não apresentam bom crescimento. Ocorre, também, uma maior queda das flores e, consequentemente, a frutificação diminui.
No caso da soja, em especial, se for cultivada sem adubos, a produção dobra, e nenhum grão se apresenta bichado. Ademais, seu sabor é incomparável, a ponto de deixar as pessoas admiradas. Da mesma forma, em outras espécies como ervilhas, favas, a casca é excepcionalmente macia.
Outro aspecto relevante é que, no cultivo sem adubos, jamais ocorrem fracassos. Às vezes, um leigo resolve plantar batatas e as colhe em quantidade reduzida e em tamanho pequeno.
As pessoas costumam lamentar a péssima produção, mas não percebem que isso resultou do uso excessivo de adubos e interpretam o referido resultado de maneira equivocada, ou seja, atribuem o fracasso à falta de adubos e passam a usá-los em maior quantidade, o que faz piorar a situação.
Se, nessas ocasiões, indagamos aos técnicos ou às pessoas experientes, estes dizem, por exemplo, que o motivo se encontra nas sementes, que não eram boas ou que foram semeadas fora da época apropriada, ou então, na acidez do solo. Todos dão respostas que fogem totalmente do ponto vital e sequer percebem a verdadeira causa. [...].
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5
Publicado em 1º de julho de 1949