A GRANDE REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA:O CULTIVO SEM USO DE ADUBOS EM UMA HIGIÊNICAE PRAZEROSA HORTA CASEIRA (3ª PARTE)
Por: Meishu-Sama
[...] o composto tem por finalidade impedir a compactação do solo e aquecê-lo. Para tornar mais vigorosa a capacidade de crescimento das plantas, o fundamental é promover o desenvolvimento da raiz.
O primeiro passo consiste em não deixar o solo compactar; daí a necessidade de se misturar composto ao solo.
Para promover o crescimento dos pelos radiculares das plantas, deve-se utilizar o composto à base de mato, pois suas fibras são macias e não atrapalham o crescimento dos mesmos.
As fibras das folhas de árvores, no entanto, são mais duras e, por esse motivo, não convém misturá-las ao solo. É melhor utilizá-las para formar um berço [de composto à base] de folhas sob o solo, a fim de aquecê-lo.
O ideal seria preparar uma camada de uns 30 cm de solo misturado ao composto à base de capim e, abaixo dela, um leito da mesma espessura, usando apenas composto à base de folhas de árvores.
No cultivo de leguminosas e de hortaliças em geral, o processo descrito é conveniente, mas em se tratando de nabo, cenoura, bardana e similares, em que se visa ao crescimento das raízes, devem-se dimensionar as camadas de maneira adequada.
Na medida do possível, fazer canteiros altos e possibilitar que as raízes recebam bastante sol fará com que o crescimento melhore muito. Em se tratando, por exemplo, de batata-doce, os canteiros altos devem ter mais ou menos 60 cm de altura, dispondo-se as mudas em uma distância de 30 cm uma da outra. Assim procedendo, será possível colher batatas-doces gigantes.
Ouve-se dizer frequentemente que o melhor é alinhar os canteiros em sentido Norte-Sul ou Leste-Oeste, mas esse procedimento é para que as plantas recebam incidência solar maior. Por essa razão, basta dispô-los levando em consideração a posição de melhor insolação e a direção do vento.
Quando este é muito forte, há possibilidade de os caules se quebrarem ou de a terra se espalhar. Assim sendo, é necessário plantar árvores como quebra-vento, fazer cerca, objetivando minimizar a ação do vento.
Como princípio, quanto mais limpo o solo for mantido, maior será a sua vitalidade. Portanto, a utilização de materiais inadequados no solo como o esterco traz resultados adversos. Mesmo que seja por desconhecimento desse fato, o trabalho realizado não só será infrutífero, mas também trará resultados negativos.
Evidentemente, os americanos jamais comem hortaliças produzidas no Japão, por temerem a presença de parasitas. Em se tratando do cultivo sem adubos, não haverá motivos para preocupação, o que é realmente uma grande revolução da agricultura e uma boa-nova para todos nós.
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5
Publicado em 30 de março de 1949