Escritos Divinos

Ensinamento do dia

O EGO E O APEGO

Por: Meishu-Sama

O ser humano possui, em sua personalidade, o ga (ego) e o apego, que se assemelham a dois irmãos. Ao analisarmos questões confusas e de difícil solução, descobriremos que quase tudo se deve ao ga e ao apego.

Temos casos, por exemplo, de políticos que, apegados a suas posições, deixam passar a melhor ocasião de se retirar da vida pública e caem no esquecimento geral. Isso também se deve ao ga e ao apego.

Há empresários que, devido ao apego ao dinheiro e ao lucro, importunam seus clientes e perdem boas negociações. Momentaneamente, parecem obter vantagens, mas geralmente, a longo prazo, levam prejuízo.

Também no campo dos relacionamentos, quem muito se apega, acaba sendo rejeitado. Há, ainda, muitos exemplos de problemas causados pelo excesso de ga e apego.

Relembrando os fatos do passado, todos concordarão que, em razão do ga, causamos sofrimentos aos outros e a nós mesmos além de gerarmos conflitos.

Nesse sentido, o principal objetivo da fé é eliminar o ga e o apego. Tão logo me conscientizei disso, venho empenhando-me para livrar-me deles. Como consequência, primeiramente minhas inquietações se amenizaram e tudo corre a contento. Certo ensinamento diz: “Não sofra pelo que ainda não ocorreu e nem pelo que já passou.” São palavras admiráveis.

A finalidade maior do aperfeiçoamento no Mundo Espiritual é livrar-se do apego. À medida que o apego se reduz, a posição espiritual se eleva.

A respeito disso, podemos dizer o seguinte:

No Mundo Espiritual, é raro um casal permanecer junto. A razão disso está na diferença da posição espiritual dos cônjuges. O convívio só é permitido a casais que se tornaram paradisíacos. Entretanto, aqueles que alcançaram certo grau de aperfeiçoamento, têm permissão de se encontrar, mas apenas por um tempo.

Essa licença lhes é concedida pelas divindades responsáveis pela camada que habitam. Mesmo levados pela saudade, esses casais não podem se permitir qualquer tipo de intimidade. Caso haja pensamentos lascivos, seus corpos ficam rijos e perdem o movimento. Isso demonstra o quanto o apego é condenável.

Dessa forma, a posição espiritual se eleva conforme o apego desaparece por meio do aprimoramento no Mundo Espiritual. Sendo assim, o encontro do casal será facilitado à medida que os cônjuges se elevarem. Creio que o leitor pode compreender como o Mundo Espiritual é diferente do Mundo Material. [...]

Por ocasião da divulgação da fé, a postura persuasiva e insistente se confunde com fervor, mas os resultados não são favoráveis. Ou seja, na ocasião de se recomendar a fé a alguém, é melhor falar pouco e prosseguir a conversa apenas se a pessoa demonstrar interesse. Caso contrário, deve conter-se e aguardar um momento oportuno.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 4 - trechos

Publicado em 5 de setembro de 1948

Acessos rápidos