Escritos Divinos

Ensinamento do dia

ESTEJAM CIENTES DE QUE A CONSCIÊNCIA GERADA PELA VERDADE É O BEM, E QUE A FORMA CRIADA PELO BEM É O BELO

Por: Meishu-Sama

Tenho dito sempre que o Paraíso é o Mundo da Arte, mas se nos limitarmos a essa afirmação, o conceito ficará por demais abstrato.

Naturalmente, o aperfeiçoamento das artes plásticas, da literatura, das artes cênicas e das demais artes resultaria no mundo mencionado, o que seria amplamente satisfatório.

Na realidade, é preciso que todas as artes estejam presentes, ou melhor, que tudo se transforme em arte; caso contrário, não podemos dizer que seja o verdadeiro Paraíso.

A cura das doenças pelo Johrei proposto por mim, na realidade, é uma magnífica arte da vida. Isso porque, em sua essência, a arte deve satisfazer às três condições: Verdade, Bem e Belo.

Antes de mais nada, no enfermo não há, fundamentalmente, Verdade, dado que esta consiste no fato de que o ser humano deve ser saudável.

Quando ele perde a saúde, significa que não se encontra mais em seu estado natural. Tomemos, por exemplo, uma jarra: se ela sofrer alguma avaria, perderá sua utilidade, pois a água poderá vazar, não permanecerá mais em pé ou mesmo se quebrará no momento do uso.

Assim sendo, como objeto, nela não há mais verdade. Para que possamos utilizar a jarra novamente, precisamos consertá-la. O mesmo se dá com o ser humano.

Se uma pessoa, por motivo de doença, não puder mais desempenhar suas atividades, acabará se sentindo inútil; por essa razão, é necessário "restaurá-la". Eis por que existe o Johrei da nossa religião.

A seguir, vamos analisar o bem. Se a pessoa não possuir qualquer parcela de bem e praticar somente o mal, ela não será um ser humano verdadeiro [...]

[...] Embora se fale no mal de forma geral, existe o mal praticado consciente ou inconscientemente. Assim sendo, o sofrimento de quem pratica o mal varia de acordo com essa diferença.

Nesse aspecto, existe uma rigorosa imparcialidade.

Para finalizar, falaria sobre o belo, mas por ser assunto do domínio de todos, dispenso maiores comentários.

Como se pode observar claramente, a condição fundamental para transformar este mundo em Paraíso está na concretização da Verdade, do Bem e do Belo. Assim sendo, tanto a cura das doenças que realizamos como a reforma dos métodos agrícolas são, evidentemente, artes.

A primeira, conforme afirmei anteriormente, é a Arte da Vida, e a segunda, a Arte da Agricultura. A construção do Protótipo do Paraíso Terrestre que estamos realizando paralelamente a essas duas é a Arte do Belo.

Com a junção das três, ou seja, consubstanciada a trilogia Verdade-Bem-Belo, construiremos o Mundo da Luz, que não é senão a concretização do Paraíso Terrestre, do Mundo de Miroku.

Por Meishu-Sama - O Pão Nosso De Cada Dia, vol. 1 - poema 39 - trechos

Publicado em 4 de outubro de 1950

Acessos rápidos