Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A GRANDE REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: O CULTIVO SEM USO DE ADUBOS EM UMA HIGIÊNICA E PRAZEROSA HORTA CASEIRA

Por: Meishu-Sama

No primeiro número da nossa revista Tijo Tengoku, publiquei um artigo voltado para os agricultores em que detalhei o cultivo agrícola sem adubos. Desta vez, explicarei, principalmente, as hortas caseiras.

Na referida revista e no nosso jornal, divulguei os excelentes resultados obtidos pelos agricultores por meio do cultivo sem adubos. Acredito que os leitores tenham conseguido entender, em linhas gerais.

As hortas caseiras são praticadas principalmente por leigos e, por essa razão, posso afirmar categoricamente que as boas-novas do cultivo sem adubos traz uma grande alegria, tal qual uma luz que surge na escuridão. Até agora, nas hortas caseiras, utilizava-se principalmente esterco como adubo, mas manuseá-lo é, evidentemente, insuportável tanto pela questão do mau cheiro quanto por outros aspectos.

Adotando-se o cultivo sem adubos, tais sofrimentos desaparecem, tornando-se uma prática higiênica e profundamente prazerosa. Além disso, é menos trabalhoso, e os resultados são bem melhores comparados aos da agricultura que usa adubos. Por conseguinte, é como se matassem dois coelhos com uma só cajadada. Vou enumerar as vantagens desse cultivo:

1 - Sendo utilizado apenas composto à base de vegetais, o agricultor tem menos trabalho e estará livre da parte desagradável causada pelo uso de esterco;

2 - As hortaliças obtidas são de melhor qualidade e possuem sabor incomparável às cultivadas com adubos;

3 - O tamanho e a quantidade das hortaliças aumentam;

4 - O aparecimento de pragas reduz-se a uma pequena fração quando equiparado ao cultivo com adubos, dispensando-se, evidentemente, o uso de agrotóxico;

5 - A preocupação com a transmissão de parasitas, principalmente de lombrigas, torna-se desnecessária.

Muitas outras vantagens poderiam ser citadas, mas relacionei apenas as principais. Uma vez que os espaços nas hortas caseiras são pequenos, normalmente não se plantam arroz nem trigo, e sim, hortaliças.

[...] Em se tratando do cultivo sem adubos, não haverá motivos para preocupação, o que é realmente uma grande revolução da agricultura e uma boa-nova para todos nós.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5 - trechos

Publicado em 30 de março de 1949

Acessos rápidos