A CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO (TÍTULO ANTERIOR: A DIETÉTICA)
Por: Meishu-Sama
A sociedade acredita que a ciência da nutrição na medicina atual está bastante avançada. [...]. Vou apresentar, agora, a teoria da nutrição baseada nas minhas pesquisas.
Atualmente, quando o assunto é nutrição, fala-se de calorias, vitaminas A, B ou C etc., mas eu afirmo que, mesmo se ingerindo alimentos que não contenham quaisquer desses nutrientes, consegue-se viver muito bem. O erro fundamental da nutrição atual é que ela dá importância apenas a um aspecto da questão, ou seja, à pesquisa dos alimentos, negligenciando o estudo das funções do corpo humano, que os recebe e processa.
O funcionamento dos órgãos internos do corpo humano é uma química impossível de ser explicada pelas teorias científicas atuais. A partir dos vários alimentos, o organismo produz e transforma livremente os nutrientes necessários à vida. Comendo-se arroz, pão, hortaliças, batata, feijão etc., o "mágico" denominado sistema digestório os transforma em sangue, músculos e ossos.
Entretanto, por mais que se dissequem esses alimentos, não se consegue descobrir sequer uma única partícula do elemento sangue, uma só fibra muscular, não é verdade? Por mais que se analise qualquer tipo de alimento, não serão encontrados elementos das impurezas e do odor desagradável das fezes e da urina, nem tampouco amônia.
Pela lógica apresentada, se ingerirmos sangue, vitaminas etc., considerando-os nutrientes, qual será o resultado? Na realidade, o enfraquecimento do corpo aumentará. O leitor poderá achar essa afirmação estranha mas, se analisar mais profundamente, conseguirá entender. Isto porque se os processos digestivos produzem vitaminas a partir de alimentos que não as contêm, quando as ingerimos não haverá mais necessidade dessa atividade e isso faz o aparelho digestório enfraquecer.
Com o enfraquecimento das funções de um sistema tão importante como este, é óbvio que a atividade dos demais órgãos, que têm responsabilidade conjunta, também enfraquecerá. Por conseguinte, colocando-se em prática fielmente a teoria da nutrição da atualidade, os resultados serão adversos.
Para facilitar a compreensão do que estamos dizendo, darei um exemplo. Suponhamos uma fábrica destinada à produção de determinado artigo pela queima do carvão mineral e transformação do ferro. Com o trabalho dos operários, a ação das máquinas e os vários processos por que passa a matéria-prima, obtém-se um produto acabado. Esses processos são, portanto, a força vital da fábrica.
Se, desde o início, se transportassem para lá artigos prontos, não haveria necessidade do trabalho dos operários e das máquinas, nem sairia fumaça das chaminés, ou seja, a fábrica perderia a razão de sua existência. Assim, os operários seriam dispensados, e as máquinas enferrujariam.
Da mesma forma, se o corpo humano ingerir alimentos acabados, não necessitará mais da atividade da fábrica de nutrientes e, por esse motivo, ele enfraquecerá. Essa teoria nos ensina que a força vital do ser humano é gerada por meio da transformação dos alimentos inacabados em alimentos acabados. Evidentemente, as vitaminas e os demais suplementos são alimentos acabados. [...]
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 3 - trechos
Publicado em 5 de fevereiro de 1947