Culto Mensal de Agradecimento de Setembro dedicado à coluna do Belo
Solo Sagrado de Guarapiranga - 04 de setembro de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Estou muito feliz por estar aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, realizando com os senhores e as senhoras este Culto Mensal de Agradecimento, que também é dedicado à Coluna de Salvação por meio do belo.
Hoje, estamos recebendo 28 caravanistas do exterior representando a família messiânica do Chile, Irlanda, Paraguai e Peru.
Sejam bem-vindos!
Agradeço aos artistas, professores, missionários e voluntários da Igreja Messiânica Mundial e da Fundação Mokiti Okada que se dedicaram com muito carinho às exposições de cerâmica, de ikebana e do espaço Vida e Obra de Meishu-Sama em preparação deste culto. Parabéns!
Parabéns também aos cantores, Jean William e Thaina Souza, e ao pianista Adrian Borges, pela maravilhosa apresentação!
E um "parabéns" especial ao Coral Mokiti Okada da Igreja Brasília, que veio comemorar seu aniversário de 40 anos aqui, no Solo Sagrado! Vamos cantar os parabéns ao coral e também a todas as pessoas que estão fazendo aniversário no dia de hoje?
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "Paraíso - Mundo da Arte", no qual Meishu-Sama afirma:
"Até agora, estávamos no Mundo da Noite. Tratando-se de um mundo escuro, sem luz, era fácil o ser humano cometer pecados e crimes em segredo, o que o levava, naturalmente, a gostar das coisas más [...]
Uma vez que estamos entrando no Mundo do Dia, tudo se tornará claro e nítido, não sendo mais possível esconder nada. O ser humano deixará, naturalmente, de ter gosto pelo mal e tenderá, inevitavelmente, para o que é bom e correto."
Hoje, em consonância com o forte sentimento de Meishu-Sama de concretizar o Paraíso na Terra, promovendo atividades que incentivam o belo em nosso cotidiano, estamos celebrando o culto dedicado à Coluna de Salvação por meio do belo.
Por que o belo é tão importante a ponto de Meishu-Sama afirmar que o Paraíso é o mundo do belo, o mundo da arte? Este é um tema sobre o qual devemos refletir e trazer para o nosso dia a dia.
Será que o belo, realmente, tem toda essa força para transformar nossa maneira de viver, modificar o mundo e construir o Paraíso Terrestre?
É uma coisa sobre a qual todos se questionam, não é?
Contudo, graças aos Ensinamentos de Meishu-Sama, nós nos conscientizamos do plano Divino de construir o Paraíso Terrestre e da importância do Belo.
Nesse sentido, acredito que, através do elo espiritual com Meishu-Sama, Deus está nos convocando para dedicar em Sua Obra que visa à concretização do mundo de Verdade, Bem e Belo.
É como se Meishu-Sama estivesse olhando para nós e chamando, individualmente, cada um, pelo nome: "Marco! Venha aqui! Eu tenho uma coisa muito importante para falar. Ouça bem. Você precisa dedicar na construção do Paraíso Terrestre."
"Eu!? Por que logo eu? Existem tantas pessoas mais capazes, mais dispostas..."
Realmente, nossa resistência é grande. Até Meishu-Sama resistiu quando Deus revelou a ele sua missão, não foi?
Pois é... por mais que desejamos que esse mundo paradisíaco se concretize, tendemos a pensar que não somos nós que daremos o primeiro passo, mas sim, que alguém fará isso.
Contudo, não tem jeito. Cabe a cada um de nós agir e praticar o que aprendemos com Meishu-Sama.
A experiência de fé da senhora Selma Brito Ferreira Frutuoso é um exemplo.
Foi emocionante ouvi-la dizer: "O contato constante com a flor e as dedicações na Obra Divina propiciaram Luz ao meu espírito e me fizeram enxergar meus erros. [...] Diante disso, tive o desejo sincero de tornar-me mais dócil e agradável; ser a pessoa simpática à qual Meishu-Sama se refere em seus Ensinamentos."
Selma tomou a decisão de dar o primeiro passo rumo à sua transformação e se empenhou firmemente na prática do Johrei, da Agricultura Natural e do Belo.
Selma, parabéns! Continue firme em suas dedicações!
Em seus Ensinamentos, Meishu-Sama afirma que o ser humano é a obra-prima da Criação e deve estar em sintonia com o Plano Divino. Para tanto, é preciso atravessar um processo de limpeza, de polimento e de restauração.
Nesse sentido, precisamos das três Colunas da Salvação para fazer nossa transição, nossa migração para o Mundo do Dia.
Gostaria que todos imaginassem comigo... estamos preparando nossa viagem, nossa migração para o Mundo do Dia... Vai ser uma viagem muito boa, cheia de emoções. Inesquecível!
No entanto, não podemos ir de mãos abanando, não é?
O que devemos levar na bagagem para lidar com as diversas situações e ultrapassar os desafios que poderão surgir nessa viagem? Com que espírito enfrentaremos as possíveis adversidades? Se elas forem muito severas, será que vamos desanimar? Será que vamos nos cansar no meio do caminho e desistir?
Para que isso não ocorra, nossa bagagem precisa estar bem preparada. Sendo assim, o que vamos colocar em nossa mala? O que é indispensável nessa viagem de transição?
Nós podemos ficar horas e horas tentando fazer uma lista das várias coisas que devemos levar; mas, na verdade, acredito que Meishu-Sama já deixou isso pronto para nós. Está tudo escrito em seus Ensinamentos, não é?
Sendo assim, será que é bom pôr os Escritos Divinos em nossa bagagem?
Meishu-Sama nos concedeu a prática do Johrei...
Então, será que é bom colocar a prática do Johrei em nossa mala?
Realmente, ter o privilégio de receber e ministrar a Luz de Deus canalizada através do Johrei em todos os momentos, sobretudo quando passamos por purificações, é maravilhoso...
E para ministrar o Johrei, canalizar a Luz Divina, o que é imprescindível ter?
Vou perguntar outra vez... Vou dar uma dica...
Isso mesmo! O Ohikari. É fundamental ter o Ohikari conosco nessa transição?
Nossa ligação com Meishu-Sama, com a Luz de Deus, é feita pelo Ohikari. Por esse motivo, não podemos de maneira alguma esquecer o Ohikari.
Então, vamos conferir o que já colocamos na bagagem. Já colocamos os Escritos Divinos, o Ohikari e a sagrada coluna do Johrei. Será que está faltando alguma coisa?
No mês passado, falamos sobre a importância da Agricultura Natural e de uma alimentação saudável para não turvar nosso sangue e deixar nosso organismo em perfeito funcionamento.
Esse cuidado com a saúde é imprescindível. Portanto, a coluna da Agricultura Natural faz parte da nossa bagagem nessa viagem de transição. É isso mesmo?
E, hoje, estamos dedicando esse culto à Coluna de Salvação por meio do...... belo.
Será que é importante colocar o belo em nossa bagagem?
Isso mesmo! O Belo dá forma à Verdade e ao Bem. Portanto, ele é muito importante e não pode ser esquecido de jeito nenhum.
Bom, parece que nossa bagagem está ficando quase pronta. Todavia, não podemos esquecer os sentimentos e os pensamentos que precisam estar adequados à Era do Dia e que serão úteis nessa viagem de transição.
Por exemplo, nós precisaremos mais do altruísmo ou do egoísmo?
Isso mesmo! Então, vamos colocar mais prática do altruísmo em nossa bagagem.
O que mais seria bom levar?
Qual é o sentimento que se comunica com Deus?
Então, é bom colocar a gratidão em nossa mala ou não?
Enfim, tenho certeza de que, se pusermos as três colunas de salvação e as práticas messiânicas em nossa bagagem, teremos fôlego para seguir em frente, rumo ao nosso destino.
Ah! Eu já estava me esquecendo... há uma coisa que não podemos deixar de fora da mala. Sabem o que é?
O "saco da paciência"!
E não é só o saco da paciência. É necessário ter agulha e linha para costurá-lo toda vez que ele se romper.
Agora, cabe a nós pegar nossa bagagem e, # partiu paraíso!
E como se trata de uma viagem que se baseia no altruísmo, não podemos avançar sozinhos.
Precisamos convidar as pessoas e conduzi-las a Meishu-Sama, mostrar a elas o que dever ser feito e ajudá-las a ultrapassar as purificações, que estão cada dia mais intensas.
E nada melhor que o estudo dos Escritos Divinos para iluminar nosso caminho. Sendo assim, como todo mundo já sabe... Gostaria de sugerir mais doze Ensinamentos para estudarmos este mês. Tudo bem? Então, vamos lá!
1. Verdade, Bem e Belo;
2. Religião daijo;
3. Felicidade;
4. Ordem;
5. Aguardar o tempo certo;
6. O pensamento daijo e o pensamento shojo em relação à dedicação;
7. Movimento de formação do Paraíso por meio das flores;
8. Como acabar com os crimes;
9. O mundo do mal;
10. É possível solucionar os males sociais?;
11. Poema 25 - Deus escolheu Atami para aí estabelecer um protótipo do Paraíso na Terra, confiando a mim sua construção;
12. Poema 29 - Quando a Luz de Deus se estender ao mundo inteiro, os povos renascerão.
Desejo a todos um bom estudo!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz, gratidão e o Belo no coração.
Um excelente mês e boa dedicação!
Ah! E não se esqueçam da cuia, porque, afinal, a migração para o Mundo Dia é de "mala e cuia"!
Muito obrigado!
SET 2022
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado ao Belo
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal