Culto Mensal de Agradecimento de Outubro
Solo Sagrado de Guarapiranga - 3 de outubro de 2021
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia,
família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Sejam todos bem-vindos!
É uma grande alegria recebê-los aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, presencialmente ou pela Izunome.TV, nesta peregrinação para participarmos juntos do Culto Mensal de Agradecimento.
Todos os meses são especiais, e outubro não é diferente.
Nele, comemoramos o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a quem agradecemos por toda a proteção recebida!
Comemoramos também o Dia dos Professores, o Dia do Idoso e o Dia das Crianças.
Vamos homenageá-los com uma calorosa salva de palmas!
Essa combinação de datas é muito simbólica, pois sentimos fortemente os elos espirituais, que ligam o passado, o presente e o futuro, bem como o Mundo Espiritual e o Mundo Material.
No mês de outubro, temos a oportunidade de refletir mais profundamente sobre a importância do legado que deixaremos para as crianças por meio da educação, do conhecimento e dos princípios da fé messiânica.
O Ensinamento do culto de hoje foi "Elos Espirituais", no qual Meishu-Sama nos fala da ligação entre antepassados, descendentes, pais, filhos e familiares, e também dos elos existentes entre professores e alunos, mestres e discípulos, líderes e povo...
Na verdade, hoje, foram lidos somente alguns trechos do Ensinamento.
Mas gostaria que todos o estudassem na íntegra, lendo-o várias vezes, pois sua compreensão é de suma importância para a nossa vida. Vamos estudá-lo?
Neste Ensinamento, Meishu-Sama afirma:
"No caso de elos espirituais entre pais e filhos, existe um ponto ao qual se deve prestar atenção:
como eles sempre estão pensando uns nos outros, há um reflexo mútuo, e a índole dos filhos sofre a influência da índole dos pais, por intermédio do elo espiritual.
Portanto, se os pais desejam melhorar os filhos, em primeiro lugar devem melhorar o próprio espírito."
Vou repetir. "Se os pais desejam melhorar os filhos, em primeiro lugar devem melhorar o próprio espírito."
Puxa! Essa afirmação é realmente um caso sério, não é?
Acredito que todo pai e toda mãe, ao lerem este Ensinamento, são compelidos a muitas reflexões!
Mas creio que o rigor desse alerta não se limita aos pais.
De fato, os elos espirituais que unem pais e filhos são muito fortes e, por esse motivo, a influência da índole dos pais sobre os filhos é infinitamente maior.
No entanto, Meishu-Sama enfatiza que os líderes, os professores, os artistas e os sacerdotes também exercem grande influência sobre as pessoas às quais estão ligados por esses elos.
Ou seja, além dos pais, todos nós temos uma grande responsabilidade para com a formação de nossas crianças.
Observando a realidade do mundo, percebemos que existem muitas pessoas infelizes, porém, acredito que todos desejamos, para nós e nossa família, um caminho de realizações e felicidade, de saúde, prosperidade e paz.
Contudo, devido a uma formação alicerçada somente nas coisas do mundo visível e na busca do próprio sucesso e dos resultados imediatos, que são características de um pensamento centrado no materialismo e no egoísmo, acabamos traçando um destino de infelicidade em que, ao invés de atrairmos a gratidão das pessoas, que é o segredo da boa sorte, atraímos ressentimentos, tristezas e desarmonia.
Puxa vida! Como nós, messiânicos, somos agraciados!
Por meio dos Ensinamentos de Meishu-Sama, compreendemos que, sem reconhecer a existência de Deus, do Mundo Espiritual e da relação entre o espírito e a matéria, e sem praticar o altruísmo, é difícil alcançar a verdadeira felicidade.
Portanto, temos um grande desafio, que é preparar o futuro das pessoas que estão começando a vida agora.
Como pais, avós, tios, professores e líderes, precisamos pensar sobre o que devemos fazer para que as crianças desenvolvam todo seu potencial e se tornem adultos verdadeiramente saudáveis, equilibrados, felizes e preparados para enfrentar as purificações e superar as dificuldades, cumprindo com alegria sua missão neste mundo.
Acredito que o desejo de todos é conseguir preparar nossas crianças para a vida.
Sendo assim, o que nós precisamos fazer hoje? Agora? Desde já?
Qual decisão precisamos tomar?
Eu não sei os senhores, mas ouvindo as experiências dos representantes da turminha messiânica século XXI, não me resta dúvida do que fazer: vamos ensinar às crianças, o quanto antes, as práticas messiânicas.
Foi o que ouvimos nos relatos da Bianca, do Felipe e da Valentina.
Ainda tão jovens, graças à prática da fé transmitida pelos pais, superaram desafios e dificuldades e compreenderam a importância da gratidão, da dedicação, da leitura dos Ensinamentos, da prática do Johrei, da nossa ligação com os antepassados, e o quanto tudo isso gera proteção e alegria em nossas vidas.
Meishu-Sama ensina a importância das trilogias.
Por isso, hoje, convidamos esses três pequenos grandes missionários do século XXI para compartilhar conosco suas experiências de fé.
Bianca, Felipe e Valentina, venham mais para a frente, por favor.
Parabéns! Continuem firmes em suas dedicações!
Vocês gostariam de enviar alguma mensagem para todos?
Realmente, é muito importante oferecer o amor e os cuidados necessários para que as crianças e as pessoas que estão chegando à Igreja e conhecendo Meishu-Sama, possam reconhecer a existência de Deus, do Mundo Espiritual, da Vontade Divina e das Leis da Natureza.
Precisamos ajudá-las a ter consciência de que Deus atribuiu ao ser humano a missão de construir o Paraíso na Terra, e prepará-las para viver a Era do Dia, o Mundo da Luz.
No entanto, para alcançarmos esse objetivo, conforme ouvimos no Ensinamento, é necessário que nós também reconheçamos verdadeiramente a existência de Deus,
a missão a nós atribuída por Ele e tenhamos o forte desejo de participar da Era do Dia, de cuidar do nosso espírito e corpo, adequando-os ao ritmo e às necessidades deste novo mundo.
Sabemos que, à medida que nos aproximamos da concretização do Paraíso na Terra, a Luz de Deus se torna mais forte e, com isso, tanto no nível individual quanto no coletivo, as ações purificadoras também estão mais intensas.
Como exemplo, suponhamos que estivéssemos no meio de uma multidão, em uma situação caótica, tumultuada, e que precisamos agir rápido...
...não temos tempo para aguardar a situação melhorar. E não estamos sozinhos.
Junto a nós, temos pessoas que precisamos ajudar a ultrapassar esse momento de extrema dificuldade e insegurança, de perigo. Como as crianças, por exemplo.
O que precisamos fazer para protegê-las e não deixá-las serem levadas por essa multidão?
A primeira reação é segurar suas mãos firmemente e mantê-las perto de nós, não é? Fazê-las sentir que não estão sozinhas e que estão seguras.
É isso mesmo? Todos concordam?
E nós, que também estamos nessa multidão... para não sermos arrastados juntos, o que vamos fazer?
Como messiânicos, nas mãos de quem nós vamos nos segurar?
De quem?
Isso mesmo!
Em qualquer situação, vamos recorrer a Meishu-Sama!
Chamar por seu nome!
Segurar firmemente em suas mãos e fortalecer nosso elo espiritual com ele.
Quantas pessoas neste mundo estão sofrendo e precisando encontrar Meishu-Sama?
Então, o que estamos esperando?
Vamos tomar a decisão de segurar fortemente nas mãos de Meishu-Sama e de estender a mão ao maior número de pessoas, acompanhá-las e conduzi-las à fé,
pois a fé é o único caminho para que elas também fortaleçam seu elo espiritual com Deus, com Meishu-Sama e com o Solo Sagrado e, juntos, possamos concretizar o Paraíso Terrestre.
E já que estamos decididos dar a mão às pessoas e conduzi-las ao caminho da felicidade, gostaria de sugerir mais onze Ensinamentos para estudarmos este mês.
Tudo bem?
Então, vamos lá.
1. PREFÁCIO DO LIVRO "HISTÓRIAS SOBRE O MUNDO ESPIRITUAL";
2. ESPÍRITOS PROTETORES;
3. A BEBIDA E A RELIGIÃO;
4. NOVAMENTE A RESPEITO DE BERGSON;
5. A EDUCAÇÃO PRECOCE É PREJUDICIAL;
6. A AMPLA TOLERÂNCIA;
7. A LIBERDADE EM RELIGIÃO;
8. POEMA 58: NESTE MUNDO, É GRANDE O NÚMERO DE PESSOAS QUE, EMBORA ESTEJAM RECEBENDO ILIMITADAS BÊNÇÃOS, NÃO RECONHECEM A DEUS;
9. POEMA 61: AINDA QUE SEJAMOS INÁBEIS AO FALAR, SE NOSSAS PALAVRAS FOREM DITAS COM SINCERIDADE (MAKOTO), TERÃO A FORÇA DE MOVER AS PESSOAS;
10. POEMA 67: PODEREMOS PERCORRER FACILMENTE QUALQUER CAMINHO SE TIVERMOS A SINCERIDADE (MAKOTO) COMO CAJADO;
11. POEMA 76: TORNE-SE UMA PESSOA QUE DESEJA A FELICIDADE DO PRÓXIMO, POIS, ASSIM, VOCÊ ESTARÁ DE ACORDO COM A VONTADE DIVINA.
Bom estudo a todos!
Bem, eu sei que a família messiânica está se preparando para o Culto às Almas dos Antepassados, tão aguardado pelo Mundo Espiritual.
Certa vez, perguntaram a Meishu-Sama o significado da celebração de Finados.
Meishu-Sama esclareceu que, somente nessa ocasião, os espíritos dos antepassados que se encontram nos planos inferiores do Mundo Espiritual têm a permissão de ser sufragados e servir-se das iguarias ofertadas.
Como os antepassados sabem disso, ficam aguardando ansiosamente este dia para receber o amor e a gratidão dos descendentes e ser envoltos pela Luz proveniente do servir a Deus e da soma de méritos realizada por eles.
Portanto, ao purificarem suas nuvens e impurezas espirituais, os antepassados retornam ao Mundo Espiritual em um nível diferente daquele em que se encontravam.
Sendo assim, imbuídos da importância desse culto, vamos preencher nossos formulários e nos preparar com muita gratidão.
Vamos também voltar nossos olhos para os familiares, os amigos e conhecidos, ajudando-os a compreender a importância de realizar esse culto tão especial.
É isso mesmo?
Esse culto é realmente especial?
Então, tudo o que fizermos como preparação para receber esse culto precisa ser especial.
Sentimento especial, altruísmo especial, dedicação especial...
Desejo a todos um mês de outubro muito especial e uma excelente preparação para o Culto às Almas dos Antepassados!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!
OUT 2021
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal