Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna do Belo
Solo Sagrado de Guarapiranga - 3 de setembro de 2023
Palavras do Presidente da IMMB
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Estou muito feliz por estar celebrando com os senhores e as senhoras este Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna do Belo.
Sejam bem-vindos!
Agradeço aos artistas, professores, missionários e voluntários da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e da Fundação Mokiti Okada que se dedicaram com muito carinho à preparação deste culto e das atrações especiais do Centro Cultural, do Espaço Koguetsu-tei (Sala de Chá), da Praça do Amor e da Praça da Esperança, em frente à escadaria. Não deixem de apreciá-las.
Gostaria de agradecer à solista Flávia Caroline de Moraes, da Igreja Londrina, Johrei Center Toledo. E também um agradecimento muito especial ao Coral Mokiti Okada da Igreja Mato Grosso do Sul, que está completando 30 anos de atividades.
Vamos cantar os "parabéns" para o Coral, para o Belo e para todas as pessoas que estão aniversariando no dia de hoje?
No culto de agosto, ouvimos o Ensinamento "Subjetivismo e objetivismo", no qual Meishu-Sama escreve: "Ninguém nasce perfeito. Se o ser humano deseja verdadeiramente se aperfeiçoar, deve criar um 'segundo eu', o que se pode chamar de um segundo nascimento." [...]." Estão lembrados?
Os senhores e as senhoras já conseguiram criar o "segundo eu"?
Como está o relacionamento entre ele e o "primeiro eu"?
Os dois estão convivendo em harmonia?
Eu não sei os senhores, mas o meu "segundo eu" está enfrentando algumas dificuldades porque o "primeiro eu" não entrega os pontos assim tão fácil, não.
E com os senhores?... Como está essa situação "doméstica"? Essa relação interior de cada um?
O "segundo eu" está observando e criticando o "primeiro eu" objetivamente, tendo os Escritos Divinos como referência?
Será que o "segundo eu" está sendo capaz de ajudar o "primeiro eu" a acertar os passos com Meishu-Sama?
Será que o "primeiro eu" está ficando um pouquinho mais obediente ao "segundo eu"?
Bem, já que nós concordamos que precisamos criar o "segundo eu", vamos fortalecê-lo para cumprir sua missão!
Nesse sentido, no Ensinamento de hoje, Aperfeiçoe-se constantemente, Meishu-Sama nos dá orientações preciosas sobre como proceder nesse caminho de aperfeiçoamento do "primeiro eu". Meishu-Sama afirma:
"O ser humano deve sempre buscar desenvolver-se e aperfeiçoar-se, sobretudo aqueles que possuem fé. Todavia, na sociedade, quem menciona assuntos religiosos ou relacionados à fé é julgado como antiquado e ultrapassado. [...]
Observemos a Grande Natureza. Ela se renova e se desenvolve ininterruptamente [...e] o ser humano deve aprender com ela. Esta é a Verdade.
[...] Todavia, progredir somente na parte material, isto é, nos negócios, na profissão e na posição social, assemelha-se a algo sem solidez, que flutua como uma planta sem raiz. Portanto, torna-se indispensável a busca pelo desenvolvimento espiritual, ou seja, o aperfeiçoamento da personalidade. [...] Mesmo que esse aperfeiçoamento ocorra aos poucos, com o tempo, certamente, ele se tornará um ser admirável. Na verdade, só pelo fato de buscar praticar, significa que já o é.[...]
Como é do conhecimento de todos, neste momento de transição do mundo, nossa religião, visando à salvação da humanidade, empenha-se em despertá-la para sua cultura equivocada e também em construir um mundo novo e ideal. Por conseguinte, faz-se necessário que todos busquem tornar-se pessoas que se renovam e se desenvolvem constantemente. Eis o sentido do meu costumeiro conselho: é preciso tornar-se uma pessoa possuidora da cultura própria do século XXI."
Em suma, Meishu-Sama deixa bem claro que o aperfeiçoamento do ser humano não é opcional, é imprescindível. A pessoa precisa aperfeiçoar-se constantemente.
Nesse sentido, no culto dedicado à Coluna do Belo de 2021, refletimos sobre o Ensinamento de Meishu-Sama segundo o qual o ser humano é a obra-prima da Criação e deve estar em sintonia com o Plano Divino.
Os senhores estão lembrados que, certa vez, eu falei para colocarmos a plaquinha com os dizeres "em obras, desculpem-me pelo transtorno"? Os senhores ainda estão usando a plaquinha? Ou as obras já acabaram?
Hoje, eu gostaria de sugerir outra plaquinha: "Obra em restauração, conto com sua compreensão".
Na verdade, às vezes, não temos consciência de que estamos passando por processos de restauração e de polimento para cumprir a grande missão de construir o Paraíso Terrestre.
Ficamos presos aos nossos pensamentos egoístas e acabamos enveredando por caminhos que nos afastam dessa missão, que nos foi outorgada por Deus.
Eu sei que não é o caso dos senhores, mas, muitas vezes, presos ao nosso subjetivismo, ao nosso egoísmo, relegamos Deus a segundo, terceiro, último lugar.
No entanto, precisamos ter bem claro em nossa mente que, quando colocamos Deus, a Obra Divina em primeiro lugar, colocamos ordem em nossa vida.
Segundo Meishu-Sama, Deus é um grande artista que está pintando um quadro chamado "O Mundo". Se pensarmos bem, ao mesmo tempo que servimos como instrumentos de Deus na composição dessa maravilhosa pintura, nós também fazemos parte dela. Somos pontinhos que vão dando forma a essa obra encantadora.
Nesse sentido, precisamos nos aperfeiçoar a cada dia para expressar todo o belo que existe em nós. Precisamos também tornar ainda mais belo tudo o que existe à nossa volta.
Como obras de arte e, ao mesmo tempo, instrumentos criados por Deus, não podemos ficar simplesmente esperando o mundo ideal chegar. É imprescindível tomar a atitude de construir, de concretizar esse mundo paradisíaco e nos qualificar para nos tornarmos seus habitantes.
Acredito que é objetivando a transição para a cultura da Era do Dia, que Meishu-Sama afirma ser fundamental, para nossa evolução, ler o máximo possível os Escritos Divinos e colocá-los em prática objetivamente.
Meishu-Sama afirma que o Paraíso Terrestre é o Mundo do Belo. E este é o resultado do aperfeiçoamento do ser humano.
Hoje, ficou bem claro que a concretização do Paraíso Terrestre só é possível com a melhoria constante do ser humano.
Foi o que ouvimos nas experiências de fé relatadas hoje.
O jovem Ricardo nos contou suas dificuldades de saúde e de relacionamento.
Por meio do Johrei, da Alimentação Natural e do Belo - praticando Ikebana e música - ele vem superando essas dificuldades.
Fiquei muito feliz quando ele falou:
"Hoje, o comportamento na escola é normal; fiz muitos amigos e sou elogiado pelos professores. Obtenho notas máximas em redação e sou medalhista nas olimpíadas brasileiras de Educação Financeira, Matemática e Astronomia."
Já a senhora Adriana, após conhecer a Igreja, teve sua vida transformada com as práticas messiânicas, especialmente na dedicação com as flores na coluna do Belo.
Que alegria ouvi-la dizer: "Saí de uma casa de papelão e zinco, de relacionamentos fracassados e de uma família desajustada para um lar verdadeiramente paradisíaco".
Que mudança maravilhosa!
Adriana e Ricardo, parabéns! Continuem firmes em suas dedicações.
Em outubro celebraremos o culto dedicado às crianças.
Já estão se preparando?
E a preparação das crianças, como está?
Estão cuidando delas direitinho?
Pensando no futuro das crianças, será que estamos oferecendo a elas uma educação espiritualista e altruísta, focada na cultura da Era do Dia?
Estas são reflexões importantes que eu gostaria que fizéssemos ao longo do mês.
E para ajudar essas reflexões e nosso processo de lapidação e aperfeiçoamento, gostaria de sugerir mais cinco Ensinamentos para estudarmos em setembro. Pode ser? Então, vamos lá:
1) O devotamento na ministração do Johrei;
2) Não transgrida a ordem;
3) Uma consideração sobre o Paraíso Terrestre;
4) As cinco inteligências;
5) A má conduta das crianças.
Desejo a todos um bom estudo!
Para finalizar, gostaria de confirmar um último ponto com os senhores e as senhoras. Tudo bem?
Sendo o belo tão importante, qual é a prática ao alcance de todos que Meishu-Sama esclarece no Ensinamento "Movimento de formação do Paraíso [...]?
Meishu-Sama diz que se trata de uma prática que toque nosso sentimento pela beleza, que seja mais simples, mais próxima de nós, e que não sofra limitações pelo fator tempo ...
Estão lembrados?
É o cultivo e a distribuição de flores. Olha só!
Eu não imaginava que, plantando uma flor em casa e oferecendo-a a alguém, eu estaria dedicando na construção do Paraíso Terrestre! O Paraíso tão perto, e eu olhando tão longe...
Os senhores concordam com Meishu-Sama?
Vamos fortalecer, ainda mais, o movimento de formação do Paraíso?
Vamos cultivar flores e distribuí-las? Vamos fazer com que haja flores onde houver pessoas?
Desejo a todos um ótimo mês e que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz, gratidão e o Belo no coração.
Um excelente mês e boa dedicação!
SET 2023
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna do Belo
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal