Sempre tive muito interesse pela Arte. Como é do conhecimento de todos os fiéis, planejei e estou construindo, em Hakone e Atami, jardins, edifícios e outras instalações de elevado teor artístico, nunca vistos até agora. Antes, eu também me dedicava bastante ao desenho, mas atualmente estou tão atarefado que já não posso fazê-lo. Mesmo assim, escrevo caligrafias, componho poemas, vivifico as flores, pratico a cerimônia do chá e tenho grande interesse pelas belas-artes, chegando a comprar algumas obras, de acordo com as possibilidades financeiras. [...] Gosto de teatro, bem como de música japonesa e ocidental. Não obstante, como disponho de pouco tempo, tenho me contentado com o cinema e o rádio. Todos dizem ser muito raro uma pessoa de minha idade apreciar música ocidental e cinema [...].
Pelo que puderam ver, a maior parte do meu dia a dia é dedicada à Arte, de modo que se poderia dizer que eu levo uma vida artística. Penso sempre que Deus me atribuiu essa característica inata devido à minha missão de construir o Paraíso Terrestre, que é o Mundo da Arte. Vejamos por quê.
Até agora, estávamos no Mundo da Noite. Tratando-se de um mundo escuro, sem luz, era fácil o ser humano cometer pecados e crimes em segredo, o que o levava, naturalmente, a gostar das coisas más: enganar as pessoas; fazê-las sofrer; ter vontade de tirar o que pertence aos outros; gostar de relacionamentos impuros entre homem e mulher e provocar conflitos. Os próprios fatos mostram isso.
Uma vez que estamos entrando no Mundo do Dia, tudo se tornará claro e nítido, não sendo mais possível esconder nada. O ser humano deixará, naturalmente, de ter gosto pelo mal e tenderá, inevitavelmente, para o que é bom e correto. Assim, é claro que sua atenção se voltará para a Arte. Obviamente tudo o que se relaciona às belas-artes, à poesia, ao canto, aos instrumentos musicais, enfim, a todas as manifestações artísticas, assim como a arquitetura, as ruas, as cidades, os teatros, a infraestrutura para o turismo, a decoração de interiores, as vestes das pessoas, tudo se tornará inacreditavelmente belo.
Conforme o exposto, devemos entender que o Mundo de Miroku, ou seja, o Paraíso Terrestre, é o Mundo da Arte.
Por Meishu-Sama, em 25 de fevereiro de 1950
Trechos Extraídos do livro Luz do Oriente, volume 1
SET 2022
Ensinamento do Culto Mensal de Agradecimento dedicado ao Belo
PARAÍSO - MUNDO DA ARTE
- Por: Meishu-Sama
- Editoria: Culto Mensal