Culto Mensal

Palestra do Culto Mensal

Culto Mensal de Agradecimento Dedicado à Coluna do Belo

Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende

Ouça o áudio:

Imagem de capa do post.

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga – 7 de setembro de 2025
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende

Bom-dia, família messiânica!

Bom-dia a todos que estão nos acompanhando pela Izunome.TV, dentro e fora do Brasil.

Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?

Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de setembro, dedicado à Coluna do Belo! Dedicado a vocês, a nós, obras-primas da
Criação! Parabéns, obras-primas!

É importante começar o culto com a consciência de que somos obras-primas. Vocês são obras-primas?

Gostaria de agradecer e parabenizar aos que se empenharam na preparação deste culto e, em especial, aos Grupos Brasília, Taguatinga e Goiânia do Coral Mokiti Okada.

Hoje, estamos recebendo caravanas de várias partes do Brasil e nove membros da família messiânica vindos da Bolívia, Estados Unidos, Peru, República Dominicana e Venezuela. Queiram levantar-se, por favor. Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!

Há pouco, no ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada pelos beneméritos: Prof. Renato Jordão Farina e Profa. Midori Oyama Yoshida; e pelos missionários: Victor Siqueira de Azevedo Rodrigues; Carolina Caparelli Vieira da Silva; Davi dos Santos Paiva e Yasmin Fujiki Almeida. Parabéns pela dedicação!

Gostaria de apresentar a nona turma do Servir Integral de Longo Período (SILP), que está iniciando hoje a dedicação no Solo Sagrado. São 41 jovens do Brasil e 2 da Venezuela, totalizando 43 jovens (32 moças e 11 rapazes).

Jovens, sejam bem-vindos e aproveitem ao máximo este período, pois tenho certeza de que a decisão de dedicar de corpo e alma vai transformar o destino de cada um. Boa dedicação e um bom aprimoramento!

Hoje, celebramos o culto dedicado à Coluna do Belo para agradecer o despertar de nossa consciência para esse caminho de salvação, que promove o polimento da alma e a elevação do espírito.

Há pouco, ouvimos o Ensinamento “Uma consideração sobre o Paraíso Terrestre”, em que Meishu-Sama nos esclarece:
O Paraíso Terrestre a que costumamos nos referir é, em termos mais claros, o mundo do belo. Em relação ao ser humano, é o belo dos sentimentos, ou seja, a beleza interior. Naturalmente, tanto suas palavras quanto seu comportamento devem ser belos. Isso vem a ser o belo individual e, de sua expansão, nasce o belo social, isto é, o relacionamento entre as pessoas se torna harmonioso.

Indo além, Meishu-Sama enfatiza a importância do poder econômico na criação do mundo do Belo: “A condição básica para tanto é, sem dúvida, a saúde de cada indivíduo.”

É interessante observar que o Paraíso Terrestre tem relação direta tanto com o Belo dos sentimentos quanto com a saúde do ser humano. Às vezes, pensamos que eles não têm nada a ver, mas eles possuem muita afinidade.

Os senhores se lembram do Ensinamento “Método para a mulher se tornar bela”? Os senhores estudaram esse Ensinamento? Acredito que esse método não é só para as mulheres. Na verdade, está relacionado à verdadeira beleza dos seres humanos. Nele, Meishu-Sama deixa clara a importância da saúde, da purificação do sangue e da beleza dos sentimentos. Sendo assim, objetivando o mundo do Belo, gostaria de pensar com os senhores sobre o cuidado com a saúde e o sentimento.

Geralmente, quando o assunto é saúde, logo pensamos na importância da prática de exercícios. Esses exercícios melhoram o condicionamento físico, aumentam o vigor e o metabolismo, influenciando diretamente nossa disposição e autoestima. Ou seja, a atenção é totalmente voltada para deixar o corpo em forma, saudável ou, como alguns dizem: “sarado”. 

No entanto, podemos dizer que esses cuidados se limitam ao aspecto físico, visível. Como Meishu-Sama nos ensina que o espírito precede a matéria, acredito que devemos nos atentar para o corpo espiritual, invisível.

Alguma vez, os senhores já imaginaram que nosso espírito deve ter uma musculatura que precisa ser fortalecida para o nosso espírito ficar bem, ficar forte, saudável? 

Essa conversa parece brincadeira, mas é muito séria. Da mesma maneira que o corpo material tem músculos, podemos dizer que o espírito também possui sua musculatura, que precisa ser cuidada e fortalecida.

E por que é importante fortalecer a musculatura do espírito? Porque ela nos proporciona força interior, indispensável para enfrentar e superar as dificuldades e os vários desafios que encontramos na vida.

E de que maneira podemos fortalecer nossa “musculatura espiritual”?

Antes de responder, mais uma pergunta: se uma pessoa fizer exercícios por nós, nossos músculos se fortalecem? Não, não é? Seria maravilhoso se isso fosse possível... Mas não é assim que funciona. 

O mesmo podemos dizer em relação ao fortalecimento de nossa musculatura espiritual. Não tem jeito - não podemos pedir para ninguém dedicar em nosso lugar. Precisamos fazer a nossa parte. Este é o Ensinamento de Meishu-Sama: participar da construção do Paraíso Terrestre, sendo utilizados por Deus e atuando sob a Vontade Divina. 

Para tanto, Meishu-Sama nos deixou as práticas messiânicas: temos o recebimento e a ministração de Johrei, o meio mais simples e infalível para eliminar as nuvens espirituais, que são a origem dos sofrimentos. Com a leitura dos Ensinamentos de Meishu-Sama, compreendemos a Vontade Divina e adquirimos força e sabedoria para lidar com as situações. Temos a prática do bem e do altruísmo, que são atitudes fundamentais para a mudança interior do ser humano. Por meio da Agricultura e da Alimentação Natural, ricas em energia espiritual, promovemos a saúde do ser humano. O Belo eleva os sentimentos humanos e é imprescindível à concretização do Paraíso Terrestre.

Em outras palavras, Meishu-Sama nos deixou as práticas messiânicas para a nossa “academia espiritual”, para nos aperfeiçoarmos constantemente e desenvolvermos com eficiência nossa “musculatura espiritual”, que é indispensável para sermos úteis ao propósito Divino de construção do Paraíso Terrestre. 

A experiência de fé da Gisele é uma confirmação do que estamos dizendo. Por meio do Johrei, da alimentação natural e da intensa dedicação com a flor, a Gisele fortaleceu a “musculatura espiritual”, a fé, a crença em Meishu-Sama. Ela buscou a Deus e Meishu-Sama com toda convicção; transformou seus sentimentos - o que é fundamental para o mundo do Belo -, superou a mágoa que tinha do pai e concretizou o sonho de ser mãe.

Hoje é um dia muito especial... Gisele vai receber o título de professora assistente da Ikebana Sanguetsu. Gisele, parabéns! Continue firme em suas dedicações! Boa missão!

Assim como a Gisele, nós enfrentamos problemas; porém, seguindo os passos de Meishu-Sama, conseguimos superá-los.

Meishu-Sama nos legou um caminho maravilhoso ao construir os protótipos do Paraíso Terrestre no Japão, em um momento em que a sociedade passava por grandes purificações. 

Esses modelos do Paraíso nos encorajam a acreditar que é possível concretizar o mundo ideal, que é a nossa missão principal, a nossa “missão-raiz”. Quando digo “missão-raiz”, refiro-me à missão original concedida a todo ser humano. 

Cada pessoa busca seguir a própria vocação, mas a missão comum é fazer deste mundo um mundo ideal, melhor dizendo, o Paraíso Terrestre.

Em 1953, com a inauguração do Solo Sagrado de Hakone, Meishu-Sama anunciou o nascimento do Paraíso na Terra e afirmou que esse modelo se ampliaria gradualmente e, quando se tornasse de âmbito mundial, surgiria o Paraíso Terrestre.

Se o Solo Sagrado é um modelo do Belo, um modelo do Paraíso, com a inauguração do Solo Sagrado de Guarapiranga em 1995, podemos afirmar que o Paraíso Terrestre também nasceu em nosso País? Podemos? 

Quando os senhores estão aqui, no Solo Sagrado, sentem essa vibração do Paraíso? 

Pois é: graças à decisão dos pioneiros, foi possível concretizar a construção do primeiro Solo Sagrado fora do Japão com a missão de promover a salvação das pessoas e ampliar a consciência do Belo em nossas vidas, que era o grande desejo de Meishu-Sama.

Agora, cabe a nós, pioneiros desta época, tomar a decisão de estender a um número ainda maior de pessoas a oportunidade de participar desse processo de construção do Paraíso Terrestre, que é a Vontade de Deus e a missão do ser humano. Quem concorda, por favor, levante as duas mãos (risos). Tenho certeza de que Meishu-Sama está vendo a manifestação da vontade dos senhores. 

Por meio das dedicações na Obra Divina, recebemos a permissão de purificar e fortalecer nosso espírito, ganhar “musculatura espiritual” e adquirir saúde, prosperidade e paz. 

O messiânico precisa compreender isto: somos abençoados por termos encontrado Meishu-Sama, que nos ensinou tudo o que precisamos fazer para fortalecer nossa “musculatura espiritual” e obter a força, o vigor espiritual imprescindível para cumprirmos nossa missão-raiz.

Os senhores se acham abençoados por terem encontrado Meishu-Sama? (Sim!) Puxa vida! Maravilha! Que bom! 

Então, já que pensam assim, para nos ajudar na tarefa de aumentar nosso vigor espiritual, que inclui a coluna do Belo, com muita alegria, comunico o lançamento do livro O caminho da flor, que reúne Ensinamentos e fotografias das vivificações de Meishu-Sama. 

Gostaria de sugerir sete Ensinamentos para nosso estudo, sendo três, do novo livro. Pode ser? Então, vamos lá!

  1. As flores que eu vivifico (O caminho da flor);
  2. Harmonia em tudo (O caminho da flor);
  3. As flores têm vida própria (O caminho da flor);
  4. A expressão “saber das coisas” (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
  5. Aura e ondas espirituais (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4);
  6. Elos espirituais (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 2);
  7. Deleitar-se com o bem (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4).

Bom estudo! 

Para coroar este culto dedicado ao Belo, apresento os 156 novos professores e professoras de Ikebana Sanguetsu, aprovados no exame de qualificação para o grau de professor assistente. São 156 novos professores! Mais uma vez, parabéns! Boa missão! 

Gostaria também de comunicar que, graças a Deus e Meishu-Sama, começamos a realizar diversos serviços de manutenção e melhorias. Por esse motivo, excepcionalmente, o Culto Mensal de Agradecimento de Outubro não será aberto ao público presencial. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Izunome.TV.

E para finalizar, convido a todos para participarem das atividades que foram preparadas com muito carinho para este Dia do Belo. Aproveitem!

Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz, gratidão e o Belo no coração, não nos esquecendo de fortalecer nossa “musculatura espiritual”.

Um excelente mês e boa missão!

Muito obrigado!

Acessos rápidos