Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A ORIGEM DOS MALES SOCIAIS (Primeira parte)

Por: Meishu-Sama

Falarei a respeito dos males sociais, que, atualmente, constituem um dos maiores problemas do Japão. Antes, porém, é necessário analisar os meios empregados pelos intelectuais e pelos governantes para resolvê-los.

Os governantes têm exercido o controle social, tornando as leis cada vez mais rigorosas, mas obviamente isso não atinge a essência do problema: os malfeitores se dedicam a se esquivar delas com habilidade. Buscando alguma brecha nas malhas da lei, logo tentam rompê-las quando a encontram. Por sua vez, as autoridades, para impedir essa ação, procuram estreitar cada vez mais essas malhas. É realmente uma competição das inteligências do bem e do mal.

Quando ouvimos falar em pessoas que burlam a lei, geralmente, somos levados a pensar nos elementos com antecedentes criminais, nos delinquentes, nos chefes de quadrilha. Na realidade, isso não se limita a tais indivíduos. Esse grupo de infratores da lei também inclui pessoas da elite, desde ministros de Estado, passando por políticos, parlamentares, funcionários públicos e até mesmo empresários de renome.

É possível afirmar que praticamente não existe quem não cometa crimes. Dizem que criminosos cujos casos se tornaram públicos são apenas uma parte e que os detidos não tiveram sorte. Dessa maneira, observa-se que o número de transgressores que não são descobertos é realmente grande.

Quando analisamos mais profundamente esses criminosos, podemos afirmar que eles não temem a punição. Não reconhecem que constitui ato vergonhoso causar prejuízos ao país, danos à sociedade e sofrimentos aos outros. Eles sabem censurar os outros, mas não a si mesmos.

Temos ouvido com frequência que, atualmente, enquanto o povo sofre sob a pressão dos impostos, são muitos os funcionários públicos que realizam festas e caem na farra. [...]

Por Meishu-Sama – Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 5
Publicado em 14 de maio de 1949

Acessos rápidos