Escritos Divinos

Ensinamento do dia

FORÇA FINITA E FORÇA INFINITA

Por: Meishu-Sama

É preciso saber que há distinção entre força finita e força infinita. No entanto, as pessoas de hoje logo pensam na força finita. Isso não surpreende visto que se trata de uma sociedade fundamentada na cultura materialista. Devido a esse pensamento, o ser humano desconhece o que é verdadeiro e, portanto, age acreditando apenas na força limitada. Por essa razão, é grande o número de pessoas que fracassam.

Sabe-se que há vários tipos de força finita. Nos tempos primitivos, prevalecia a força física, isto é, a força humana. À medida que a evolução transcorria, a capacidade intelectual se desenvolveu, e o poder surgiu. Cresceram, ainda, a opressão, os poderes político, militar e econômico; o poderio financeiro e acadêmico; a potência dos motores e das máquinas; além do poder destrutivo; da força do pensamento, da escrita e da propaganda.

Naturalmente, [a força] atua de forma mais tênue ou intensa conforme cada época. Um exemplo disso é a predominância da violência, do poder e da dominação nos tempos primitivos.

A respeito disso, o importante é saber que as forças aqui mencionadas, sendo finitas, logicamente, não são absolutas. A maior prova é que, mesmo aquelas outrora consideradas inabaláveis, são aniquiladas, sem piedade, pelo poder do tempo. Exemplos de fracassados podem ser observados desde a antiguidade.

Por outro lado, nada se opõe à força que é infinita, absoluta e eterna. Por mais que a força finita seja visível e palpável, a infinita assemelha-se ao Nada e, por esse motivo, o ser humano não acredita em sua existência. Assim sendo, o mundo de hoje resulta desta crença, que considera somente a força finita.

Falando de forma mais clara, podemos dizer que a força finita é criada pelo ser humano, e a infinita é manifestada por Deus. A respeito disso, vou apresentar um exemplo mais próximo: o Johrei de nossa religião.

A Medicina utiliza recursos visíveis, tais como medicamentos e equipamentos, e as pessoas acreditam que a recuperação se sucede por meio deles. No caso do Johrei, simplesmente levantamos a mão em direção da pessoa. Por essa razão, os principiantes não acreditam de forma alguma e imaginam: “Será que a cura ocorrerá com esse simples procedimento?”.

No entanto, percebem claramente que o resultado é, sem dúvida, excepcional e melhor do que o da medicina. Por mais que pensem, não entendem. Simplesmente chegam à conclusão de que se trata de algo realmente misterioso. Isto se dá pelo fato de as pessoas terem ciência da força finita e ignorarem a força infinita.

Compreendendo esta verdade, elas perceberão que não há mistério algum; trata-se do óbvio. Em outras palavras, está bem evidente que a Medicina se baseia na força humana e o Johrei, na Força Divina.

Por Meishu-Sama – Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 7

Acessos rápidos