Preciso esquecer os fatos desagradáveis que já me ocorreram, pois eles foram causados pela minha ignorância.
Por: Meishu-Sama
Quando o ser humano pratica o mal, inevitavelmente obtém resultados negativos. De acordo com a Lei de Causa e Efeito, isso é incontestável, e é a Verdade. Por mais que se empenhe, não progredirá se não praticar o bem. Se fizer o próximo sofrer, ele próprio sofrerá; se fizer o próximo feliz, ele próprio será feliz. Chega-se à conclusão de que é melhor praticar o bem; portanto, o ser humano deve objetivar a prática de boas ações.
O sofrimento também foi criado por alguma necessidade, mas como poderemos nos libertar dele? Não há outra forma senão pedir a Deus para eliminar nossas nuvens espirituais, que são a origem dos sofrimentos. Elas serão eliminadas por meio da Luz de Deus. O Johrei da nossa religião surgiu para isso. A Luz emitida através dele elimina as nuvens espirituais e extingue o sofrimento por completo. Tais nuvens podem ser eliminadas em grande ou em pequena proporção de acordo com a fé e a virtude da pessoa.
Os pecados contraídos por pensamentos e palavras geralmente são purificados por intermédio das orações matinais ou vespertinas, mas isso não basta. É importante tornar o próximo feliz; a fé que se limita a orar não conduz à verdadeira salvação. É necessário fazer feliz um grande número de pessoas.
Por Meishu-Sama – O pão nosso de cada dia, vol. 2 – Poema 186
Publicado em 1º de dezembro de 1948