SOCIALIZAÇÃO DA ARTE (Primeira parte)
Por: Meishu-Sama
Vou explicar o significado fundamental do Museu de Belas-Artes de Hakone, que construí recentemente.
Como sempre digo, o objetivo da nossa religião é criar um mundo perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo.
Como expressão do belo, concebi uma obra de arte inédita que até hoje ninguém tentara, unindo a beleza artificial à natural.
O motivo é que, até agora, sem entrar no mérito dos outros países, apesar de o Japão ser detentor de um grande número de magníficas obras de arte que não deixam nada a desejar em relação às de outras nações, aquelas se encontravam nas mãos da classe privilegiada, que as guardavam como tesouros, sem expô-las ao público. Só as mostravam, de vez em quando, a um grupo limitado de pessoas.
Em suma, tratava-se do "monopólio" das belas-artes, e esse era o modo feudal de pensar dos japoneses até este momento.
Há algum tempo, vinha achando esse fato realmente lamentável e, portanto, de alguma forma, desejava eliminar esse mau costume e integrar as belas-artes à sociedade. Enfim, trata-se da "libertação" destas e do deleite para o povo.
Acreditando que, esse sim, seria um motivo para impulsionar a arte, permanecia atento à possibilidade de realização. Pelo fato de eu ser um líder religioso, pude contar com a devotada dedicação dos fiéis.
Assim sendo, o Museu de Belas-Artes foi concluído em um espaço de tempo relativamente curto, e estou imensamente feliz ao ver concretizada uma aspiração de longos anos. [...]
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5
Publicado em 6 de agosto de 1952